quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Golpe de Estado é crime no Brasil.

 Um golpe de Estado (também referido internacionalmente como coup d'État, em francês, e putsch ou staatsstreich, em alemão) consiste no derrube ilegal de um governo constitucionalmente legítimo por uma facção política, militares ou um ditador. Distingue-se de uma revolução na medida em que esta última é popular e emprega uma transformação social profunda. Os golpes de Estado podem ser violentos ou não, e podem corresponder aos interesses da maioria ou de uma minoria.

O ato do golpe de Estado pode consistir simplesmente na aprovação, por parte de um órgão de soberania, de um diploma que revogue a constituição e que confira todo o poder do Estado a uma só pessoa ou organização.

Tem este nome de golpe porque se caracteriza por uma ruptura institucional repentina, contrariando a normalidade da lei e da ordem e submetendo o controle do Estado (poder político institucionalizado) a pessoas que não haviam sido legalmente designadas (fosse por eleição, hereditariedade ou outro processo de transição legalista).

O conceito de golpe de Estado está relacionado com outros conceitos relacionados com distúrbios políticos, tais como revolta, motim, rebelião, revolução ou guerra civil. Normalmente, esses termos são utilizados com pouca propriedade ou com a intenção de propaganda ou desinformação. No decorrer dos processos históricos, esses fenômenos não costumam se apresentar na forma pura, mas em formas combinadas entre siː De acordo com a mestra, doutora e jornalista Nadini Lopes da Almeida, durante o oitavo e ultimo semestre, da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM)

É crime tentar com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais. A pena de reclusão é 04 a 08 anos, além da pena correspondente a violência.

É crime tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. Pena de reclusão de 04 a 12 anos, além da pena correspondente a violência.  De acordo com o meu livro sobre o Código Penal do Brasil, da editora edipro, da supervisão editorial Jair Lot Vieira.

O código penal no Brasil é absolutamente claro. Qualquer tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito, não é liberdade de expressão, é crime.

O código penal no Brasil é absolutamente claro. Qualquer tentativa de depor um governo legitimamente eleito, não é liberdade de expressão. Tentativa de golpe de estado é crime.

Ou seja leitor (a). O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, está cumprindo literalmente o que diz o Código Penal no Brasil.

Confira agora a informação da jornalista Natuza Nery, no Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/politica/blog/natuza-nery/post/2023/01/11/governo-detecta-risco-de-novos-atos-golpistas-e-pede-medidas-ao-stf.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagem; Livraria do Senado. Senado Federal. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário