Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, o sistema de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas.[1] Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.
Sendo assim : Podemos entender que o termo governabilidade é a habilidade de governar. Trata-se de uma circunstância que denota estabilidade social, financeira, política e permite ao poder executivo exercitar suas funções, governando de maneira estável. Tal situação se traduz na legitimidade do estado e do seu governo frente à sociedade civil, que permite àquele empreender transformações necessárias. Os governos sempre enfrentaram dilemas para atingir a condição de governabilidade, sendo o principal a escolha entre o que o povo precisa e o que o povo deseja, sem com isso perder a aprovação popular.
O extremismo xucro do ex presidente Jair Bolsonaro (PL), prejudicou a governabilidade no Brasil. Vidas de brasileiros foram perdidas, justamente pela falta de harmonia entre o Executivo e os Estados.
A govrenabilidade é absolutamente fundamental. O Brasil tem sérias emergências de ordem social. Para atender os mais vulneráveis com programas sociais, o governo tem que ter uma interlocução com o Congresso Nacional.
A govrenabilidade é absolutamente fundamental. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já acerta em buscar uma interlocução com o o Congresso Nacional.
Confira a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/politica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário