quinta-feira, 2 de março de 2023

Pecados do verão passado.

O petismo é movimento de esquerda dos simpatizantes e membros do PT (Partido dos Trabalhadores) que se opõe a falsidade demagógica dos chamados partidos neoliberais de centro e centro direita. O petismo se relaciona na luta por direitos econômicos e sociais dos cidadãos menos favorecidos no campo econômico.
O surgimento do petismo se deu pela contestação dos militantes de oposição a ditadura militar, que se iniciou com o golpe de 1964, por sindicalistas, intelectuais, artistas e católicos ligados a Teologia da Libertação. No dia 10 de Fevereiro de 1980, no Colégio Sion, em São Paulo, o Partido dos Trabalhadores teve seu nascimento oficializado.
O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita[ que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.
O bolsonarismo permanece como a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos e da aversão à compaixão humana, da aversão a qualquer  tipo de empatia pelos mais fracos, da prática da execução sumária por partes dos policiais , da pratica do racismo também por parte dos policiais,  bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito"
Na sua essência, o bolsonarismo defende o extermínio de minorias, como os negros, as pessoas com deficiência e os índios, visando manter a hierarquia social na sociedade.
O PT, mantém um eleitorado confortável no campo progressista, que se move do centro para a esquerda. Mesmo com o antipeitsimo em 2018, o eleitorado que se move do dentro para a esquerda, fez o PT eleger 04 governadores em 2018. Eleitorado que também garantiu ao PT, um bancada de 53 deputados federais e 85 deputados estaduais. 
Os pecados petistas no verão passado, como os escândalos do mensalão e do petrolão, ainda trazem um antipetismo na classe média alta, um eleitorado que se move do centro para a direita. Os pecados do verão passado, obrigam os petistas a conter o antipetismo na classe média alta, acenando aos liberais.

A aliança com os liberais, é única forma de combater a extrema direita de Jair Bolsonaro (PL). A aliança com os liberais, é a única maneira de conter o antipetnismo na classe média alta. 

 Os pecados petistas no verão passado, como os escândalos do mensalão e do petrolão, ainda trazem um antipetismo na classe média alta, um eleitorado que se move do centro para a direita.

A classe média, em sua boa parte, ainda tem em mente os pecados petistas no verão passado. Pecados que não podem se repetir neste verão presente.

E assim caminha a humanidade,
Imagem : Revista Oeste.



c

Nenhum comentário:

Postar um comentário