Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário. Ditadura é uma forma de autoritarismo.
Nesse sentido, pode-se, também, entender ditadura como um regime onde o governante aglutina os poderes executivo, legislativo e judiciário. Assim sendo, o ditador busca controlar os setores mais importantes de seu país, para legitimar a sua posição. Importante lembrar que, ao longo da história, o termo "ditadura" foi utilizado para caracterizar diferentes formas de organização política (Roma Antiga, França Revolucionária). Segundo Karina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva, podem-se apontar, como elementos comuns nas ditaduras contemporâneas: o cerceamento de direitos políticos individuais, ampla utilização da força pelo Estado e o fortalecimento do poder executivo em detrimento dos outros poderes. Segundo o site Politize.
Ditadores. Sempre querem se manter no poder á qualquer custo. No anseio pelo poder, os ditadores fazem qualquer tipo de aliança.
Vladimit Puttin, é um ditador, um governante antidemocrático. Na seu anseio pelo poder, Puttin não calculou os riscos de uma aliança com o grupo Wagner.
No seu anseio pelo poder. Os ditadores cometem erros. Sem muitas vezes calcular os riscos da sua vempreitada.
Cidadão russos, começam a literalmente fugir do país, pois temem os efeitos economicos da guerra na Ucrania.
Fuga de cidadãos russos. Que deve aumentar como o confronto com o grupo Wagner.
O anseio pelo poder absouto. Sempre leva os ditadores á cometerem seus erros.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/mundo/
E assim caminha a humanidade
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário