Revoltas na Colombia, por meio das paralisações que reuniam as principias centrais sindicais. Houverm também as revoltas no Chile e as incertezas eleitorais no Peu.
No Brasil, tivemos um populismo de direita autoritária, no governo do ex presidente Jair Bolsonaro (PL). Temos também uma crise humanitária na Venezuela, provocada pelo regime ditatorial de Nicolas Maduro.
Neste contexto. Temos também uma crise economica sem precedentes na Argentina. Argentina que tem uma divida pública praticamente impagável.
A atual stuação na América do Sul, está longe da abonancia economica, que marcou boom das commodities, que impulsiovana a economia global dos países sul americanos.
No auge das commodities, o PIB dos países da América do Sul, praticamente tripliciou, quando a pobreza dos países do continente foi reduzida e as economias do países sul americanos, cresceu entre dois a tres digitos.
Contudo. As graves crises economicas nos países da América do Sul, muitísssimo agravadas pela pandemia da Covid 19, encontrou estes países com seus cofres completamente vazios, com pouco espaço para a estabilização política e social, sistemas de saúde em colapso pelo agravamento da pandemia da Covid 19 e o nivel de pobreza e desgigualdade aumentando em niveis extremos.
O atual descontetamento com o aumento das desigualdades sociais, aumentaram as tensões políticas nos países da América do Sul, o que ascendeu os conflitos nas ruas, dependendo das característiscas política, macro economicas e sociais de cada um dos países da América do Sul.
Os países da América do Sul, tiveram suas demandas sociais, triplicadas pelo efeitos desvastadores da pandemia da Covid 19 nas suas respectivas economias. Entre 2003 á 2013, os países da América do Sul, graças ao comércio das commodities, conseguiram triplicar seus Pibs ( Produto Interno Bruto), o que permitiiu formar uma classe média baixa, com melhores condições de emprego e salarío.
O comércio das commodities, entre 2003 á 2013, triplicou a capacidade de arrecadação dos governos dos países da América do Sul, o que permitiu que seus respectivos mandatários, também tivesses recursos triplicados para aplicar políticas sociais bastante sustentaveis.
Contudo. A crise economica nos países da América do Sul, bastante agravadas pelos efeitos da pandemia da Covid 19, trouxeram o aumentos da extrema pobreza e da desigualdade social nos países do continente sul americano.
As commodities, são as matérias primas produzinas em alta escala, que fornecem uma matéria prima bastants sustentavel aos diferentes setores da sociedade. As principais commodities, são de naturzea agricola, pecuário, mineral e ambiental . As commodities, geram uma matéria prima sólida, visando a fabricação de muitos produtos de natureza industrial.
As commodities. são absolutamente vitais para a estratégia economica, em razão da sua comercialização pelos diversos agentes economicos. As commodities. são comericalizadas potencialmente no mercado extreno, sofrendo assim, uma grande mudanças nos seus respectivos preços de mercado.
O Brasil é um grande produtor de commodities, como a carne bovina e o minério de ferro. A crise economica, agravada pelos efeitos da Covid 19, comprometeu a capacidade de produção das commodities, o que gera uma crise econimica no setor de serviços, o setor que mais emprega no Brasil.
A crise economica no Brasil e nos demais países da América do Sul. É o que leva alguns nativos de seus respectivos países, a buscarem uma maior qualidade de vida, nos países mais ricos e desenvolvidos da Europa, Asia e Oceania.
Os dados trazidos pela reportagem do Portal G1 da Rede Globo, no link á seguir, trazem exatamente essa realidade. No Brasil. E nos demais países da América do Sul.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/mundo/
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário