domingo, 18 de junho de 2023

Uma sociedade ultra polarizada.

 No mundo da política, polarização pode referir-se à divergência ou ao aumento da divergência entre atitudes políticas de extremos ideológicos. Essa divergência pode ocorrer na população em geral ou dentro de certos grupos e instituições.

Quase todas as discussões da polarização em ciência política consideram-na no contexto dos partidos políticos e sistemas democráticos de governo. Quando a polarização ocorre em um sistema bipartidário, como os Estados Unidos, vozes moderadas muitas vezes perdem poder e influência.

De acordo com DiMaggio, "a polarização é tanto um estado como um processo. Como um estado, refere-se ao grau em que as opiniões sobre uma questão estão opostas em relação a um limite máximo teorético. Como processo, refere-se ao aumento de tal oposição ao longo do tempo."  A polarização pode ser benigna, natural, e democratizante, ou pode ser perniciosa, tendo efeitos danosos à sociedade e congestionando funções democráticas

A polarização popular ocorre quando a atitude de um eleitorado em relação a questões políticas, a políticas governamentais e a determinadas figuras públicas é claramente dividida em linhas partidárias. Em cada extremo é questionada a legitimidade moral do outro. Um lado e suas ideias são vistos pelo outro como uma ameaça ao seu estilo de vida ou à nação como um todo.

Cientistas políticos que estudam esse tipo de polarização tipicamente se baseiam em dados de pesquisas de opinião e de intenção de votos. Eles buscam por tendências nas opiniões dos entrevistados sobre um dado problema e analisam sua ideologia política e seu histórico eleitoral. Levam-se em conta também outros fatores de polarização, como localização geográfica ou nível de renda. .

Na política, o significado estrito de polarização é simplesmente a divisão de uma sociedade em dois polos a respeito de um determinado tema. Porém, essa palavra tem sido usada de um modo mais negativo: polarização é como chamamos a disputa entre dois grupos que se fecham em suas convicções e não estão dispostos ao diálogo. De acordo com o site Poder 360.

A divergência em uma democracia, se dá pelas diferentes visões de pensamento, entendimento e conceitos sobre diferentes temas da sociedade como um todo. A divergência em uma democracia, se dá pela falta de consenso entre diferentes grupos, com visões distintas entre todos os temas da sociedade.

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.

A divergência e a pluralidade de pensamento sobre temas na sociedade, são pilares fundamentais em uma democracia. Na sua essência absoluta, a democracia plena, se dá exatamente pela pluralidade e a divergência.

O ensino superior, educação superior ou ensino terciário é o nível mais elevado dos sistemas educativos, referindo-se normalmente a uma educação realizada em universidades, faculdades, institutos politécnicos, escolas superiores ou outras instituições que conferem graus académicos ou diplomas profissionais.

Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016.

Nestes 08 semestres da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, eu convivo com colegas, divergentes de mim, em relação aos pontos de vista distintos em relação aos temas na sociedade.

Durante os 08 semestres  da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, divergi de meus mestres, em relação á alguns pontos de vista na sociedade. A pluralidade a divergência, como pilares da democracia, eu aprendi nos 08 semestres, nos quais cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social.

Contudo, Após as manifestações em 2013. Tivemos uma sociedade ultra polarixada. Com o despertar na "nova direita" no Brasil.

O despertar da " nova direita", fez nascer uma sociedade ultra polarizada, causando o rompimento de relações familiares.

A divergência e pluralidade. São os pilares da democracia. Contudo. Pluralidade e divergencia, se tornaram sinônimos de radicalismo contra o Estado Democrático de Direito.

E as vozes moderadas. Perdem seu poder de dialogo em uma sociedade ultra polarizada.

Sociedade ultra polarizada. Fruto de uma "nova direita" cada vez mais populista no Brasil e no mundo.

Confira a noticia na Revista Carta Capitalhttps://www.cartacapital.com.br/politica/datafolha-29-se-declaram-muito-petistas-os-muito-bolsonaristas-sao-25/amp/

 

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Redação Nota 10.







Nenhum comentário:

Postar um comentário