terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Uma questão á se analisar.

 Em economia, a inflação é um aumento geral nos preços de bens e serviços em uma economia. Quando o nível geral de preços aumenta, cada unidade de moeda compra menos bens e serviços; consequentemente, a inflação corresponde a uma redução do poder de compra do dinheiro. O oposto da inflação é a deflação, uma diminuição sustentada do nível geral de preços de bens e serviços. A medida comum de inflação é a taxa de inflação, a variação percentual anualizada de um índice de preços geral  Como os preços não aumentam todos na mesma proporção, o índice de preços ao consumidor (IPC) é frequentemente usado para esse fim.

Índices moderados afetam as economias de maneira positiva e negativa. Os efeitos negativos incluem um aumento no custo de oportunidade de reter moeda, incerteza sobre a inflação futura que pode desencorajar o investimento e a poupança e, se a inflação for rápida o suficiente, há escassez de bens, à medida que os consumidores começam a acumular com a preocupação de que os preços aumentem no futuro. Os efeitos positivos incluem a redução do desemprego devido à rigidez nominal dos salários, o que permite aos bancos centrais maior liberdade na condução da política monetária, incentivando empréstimos e investimentos em vez de entesouramento de dinheiro e evitando as ineficiências associadas à deflação. De acordo com mestre e jornalista Edson Rossi, no sétimo semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado.

A guerra na Ucrania, certamente terá muita influencia na inflação de alimentos. O que obriga o governo a fazer a lição de casa na condução da política economica no Brasil.

A Ucrania, é um dos maiores produtores de alimento no mundo. Sendo assim. O governo brasileiro terá que fazer sua lição de casa na politica economica.

Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globo://g1.globo.com/economia/noticia/2023/12/12/ipca-sobe-028percent-em-novembro.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Jornal Contábil .






 
 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário