Reserva internacional, ou reserva cambial, são os meios de pagamento de que dispõem as autoridades monetárias de um país ou o montante de moeda estrangeira de que dispõe o país. Originam-se de superávits nos balanços de pagamentos e destinam-se a cobrir eventuais déficits das contas internacionais. Trata-se de depósitos em moeda estrangeira dos bancos centrais e autoridades monetárias. São ativos dos bancos centrais que são mantidos em diferentes reservas, como o dólar estadunidense, o euro ou o iene, e que são utilizados no cumprimento dos seus compromissos financeiros, como a emissão de moeda, e para garantir as diversas reservas bancárias mantidas num banco central por governos ou instituições financeiras.
O resultado do balanço de pagamentos expressa o resultado monetário das transações de bens e serviços realizadas pelo país com o exterior (através do saldo em transações correntes) em determinado período. Analogamente, o fluxo de capitais entre o país e o exterior - empréstimos, títulos, investimento direto, etc. - expressa o ganho ou a perda de moeda estrangeira, ou seja, a variação das reservas cambiais
Se um determinado país deseja controlar a taxa de câmbio, a manutenção de grandes reservas dá ao banco central uma grande possibilidade para manipular o mercado de câmbio. Mas as reservas também têm um custo. A diferença existente entre o retorno da aplicação das reservas em instituições internacionais e o valor pago aos detentores da sua dívida interna, gera um custo fiscal para o governo. Além disso alguns governos sofrem perdas importantes por causa de problemas no gerenciamento das reservas, que acabam redundando em custo fiscal. Segundo o jornalista e mestre Edosn Rossi, no sétimo período da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcantara Machado ( FIAAM FAAM).
Em Setembro de 2021, o Brasil estava na sétima colocação em reservas internacionais, com U$$ 370. 395. Em Setembro de 2021, a Alemanha tinnha U$$ 164. 656, a França tinha U$$ 152.220 , a Itália tinha U$$ 133. 770 e os Estados Unidos U$$ 117.118.
Como um país emergente. O Brasil necessita de suas reservas internacionais.
Os governos Lula e Dilma, tiveram um acerto significativo, em garantir as reservas internacionais do Brasil.
Países emergentes. Devem ter suas garantias bancárias. Um acerto importante do atual mandatário brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário