Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.
O patriarcado é um sistema sociopolítico que coloca os homens em situação de poder, ou seja, a hierarquia social, pertence aos homens. As sociedades patriarcais têm gênero masculino e a heterossexualidade como superiores em relação a outros gêneros e orientações sexuais. Por isso, é possível verificar uma hierarquia para os homens.
As características de uma sociedade patriarcal são.
Os homens são considerados os únicos capazes de conduzir a vida política, econômica, moral e social.
- As mulheres são consideradas seres mais fracos física e mentalmente.
- Somente os homens possuem capacidade de tomar decisões importantes.
- A superioridade da masculinidade é presente nas famílias, que dá tratamento diferenciado aos filhos.
- As mulheres são incentivadas a estarem no domínio dos homens, sendo levadas a acreditar que não possuem capacidade de decisão.
O machismo um conceito intelectual que não aceita de fora alguma a igualdade entre homens e mulheres na sociedade. O machismo é um conceito intelectual que enaltece que os homens devem ocupara todos os cargos de liderança política, todas as posições de poder econômico, cabendo unicamente aos homens, tomar todas as decisões nos rumos políticos, intelectuais e econômicos no andamento social.
O machismo é uma corrente intelectual, que parte da ideia de que os homens são muito superiores as mulheres. E baseado em tal de conceito da superioridade masculina. Os homens devem assumir todas as tomadas de decisões na sociedade.
O machismo intelectual, está empregado na sociedade há séculos, nos aspectos políticos, econômicos nas religiões e nos núcleos familiares. O machismo, no seu pensamento intelectual. figura os homens como os donos do poder. Cabendo unicamente aos homens, todas as decisões sobre todos os rumos políticos, familiares e econômicos, tanto na família, quanto na própria sociedade.
No machismo intelectual. As mulheres não devem ter liberdade, tão pouco antinomia para tomar as próprias decisões. No machismo intelectual, as mulheres, como seres inferiores, devem ter total obediência as autoridades patriarcais, que são constituídas pelos " valores morais".
Hoje. Tivemos uma vitória contra o patriarcado E também uma luta contra o machismo . . Podemos ter esperança. Em uma sociedade diferente. Para nossas mães, primas, irmãs esposas etc... ...
O patriarcado. Ainda é um mau á ser combatido.
O machismo . Ainda é um mau á ser combatido
Ainda temos muitas lutas. Evidentemente.
Mas. Tivemos hoje um passo fundamental . Ainda há uma luta árdua.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/politica/
E assim caminha a humanidade.
| |||

Nenhum comentário:
Postar um comentário