segunda-feira, 8 de julho de 2024

A atual situação de Joe Biden.

  Partido político é um grupo organizado, legalmente formado, com base em formas voluntárias de participação numa associação orientada para ocupar o poder político.

É um grupo organizado de pessoas que formam legalmente uma entidade, constituídos com base em formas voluntárias de participação, nessa "democracia", segundo professor Lauro Campos da Universidade de Brasília; quando faz referência ao espectro ideológico, em seu livro, História do Pensamento Econômico, em uma associação orientada para influenciar ou ocupar o poder político em um determinado país politicamente organizado e/ou Estado, em que se faz presente e/ou necessário como objeto de mudança e/ou transformação social. Porém, segundo Robert Michels, em seu livro publicado em 1911, Sociologia dos Partidos Políticos, por mais democráticos sejam esses partidos, eles sempre tornam-se oligárquicos, esses partidos estão sempre sociologicamente ligados a uma ideologia, porém, nem sempre essa ideologia é pragmática e/ou sociologicamente exequível ou viável, pois muitas vezes carece de ambiente para seu desenvolvimento, o que demonstra segundo Lauro Campos, que os chamados Líderes partidários não se sintonizam perfeitamente com o povo e como que, como diz: "… tentam governar de costas para o povo e suas necessidades

Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, o sistema de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas. Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.

Governabilidade é a capacidade política do Estado;

Governança é a capacidade da administração em executar as políticas públicas.

Um governante sem governabilidade, tem seu mandato inviabilizado, uma vez que o mandatário fica impedido de aprovar suas propostas de governo. O resultado da falta de governabilidade, é a ausência da governança, pois o mandatário se torna incapaz de administrar a economia do país, e também incapaz de atender os anseios da sociedade.

A governabilidade de um mandatário, tem sentido na legitimidade. Na legitimidade, a governança do mandatário é ampla, pois o mesmo adquire competência técnica para atender os anseios mais direitos dos seus respectivos governados. De acordo com o sociólogo, mestre e doutor César Portantiolo Maia, durante a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

O Poder Executivo é responsável pela administração do país, considerando sempre as leis vigentes, executando-as, administrando os interesses públicos e propondo novos planos de ação.

Na esfera federal, sua figura máxima é o Presidente da República. Na esfera estadual, o Poder Executivo é exercido pelos Governadores, e na esfera municipal, pelos Prefeitos. Além deles (que são assessorados por ministérios e secretarias), os órgãos públicos, as autarquias, as agências reguladoras (como Anvisa, ANS etc.) e as empresas públicas costumam estar vinculadas ao Poder Executivo.

No Poder Executivo, as principais iniciativas de participação social são os Conselhos de Saúde, Conferências de Saúde, Grupos Técnicos e as Consultas Públicas.

O governo dos Estados Unidos, estabelecido por sua  Constituição, é uma república federal composta por estados em governabilidades individuais . A legislação constitui-se de Atos do Congresso (particularmente o Código dos Estados Unidos e o Código Uniforme de Justiça Militar), regulamentação administrativa e acórdãos judiciais que interpretam estatutos e regulamentações. O governo federal tem três ramos: executivo, legislativo e judicial. Através de um sistema federalista da  separação dos  poderes, cada um dos entes federativos norte americanos, tem certa autonomia governamental,  para agirem  de forma autónoma e alguma autoridade para regulamentar os outros ramos mas tem também a sua autoridade parcialmente regulamentada pelos outros dois ramos.

O Poder Legislativo é composto pelo Congresso Nacional dos Estados Unidos É um órgão bicameral, composto pela Câmara dos Representantes e pelo Senado.

A Câmara dos Representantes consiste em 435 parlamentares votantes, cada qual representante de um distrito congregacional. O número de representantes é baseado na população de cada estado da Federação, de acordo com os resultados do Censo mais recente no ano das eleições de meio de mandato ; sendo que cada estado deve possuir pelo menos um representante. Todos os representantes exercem um mandato de dois anos, mas não há limitação  para um número de  reeleições. Um candidato à Representante dos Estados Unidos deve ser um cidadão norte americano  de mais de 25 anos de idade e ter residência fixa  residir no estado que pretender representar. Além dos 435 membros votantes, há seis membros não-votantes: seis "delegados" e um comissário residente. Os delegados representam: Distrito de Colúmbia, Guam, Ilhas Virgens, Samoa Americana e as Ilhas Marianas. O Comissário residente representa a dependência de Porto Rico.

O Senado é composto por dois senadores de cada estado, independente de população. Atualmente, há 100 senados (dois de cada um dos 50 estados do país), que exercem um mandato de seis anos de duração. Aproximadamente, um terço (1/3) dos senadores é reeleito a cada dois anos, em eleições de meio de mandato . O Senado é presidido pelo Vice-presidente, representado pelo Presidente pro tempore.

O Poder Executivo. É exercido pelo Presidente dos Estados Unidos. Na figura do Chefe de Estados norte americano, está concentrado o comando das forças armadas . O Presidente dos Estados Unidos, também tem o controle da diplomacia e da politica externa norte americana.

O Presidente e Vice Presidente dos Estados Unidos, são eleitos pelo Colégio Eleitoral de cada um dos Estados da Federação e do Distrito da Colúmbia.

O Presidente dos Estados Unidos. Tem mandato de 04 anos e somente uma reeleição.

Uma maquina partidária é a capacidade de influencia geopolítica, financeira e política, que um partido possui, não somente em termos de defender seu território político, como também aumentar sua influencia geopolítica, financeira e hierárquica dentro e fora de seu espectro político.

Na área  geopolítica, uma maquina partidária, as políticas territoriais na relação de poder e influencia dentro de seu espectro político, aonde se visa manter seu poder e influencia política dentro de um determinado seguimento. Uma maquina partidária, envolve no seu sentido geopolítico, o gerenciamento e expansão de poder e influencia de um determinado partido em um determinado espectro político.

Na área  hierárquica, uma maquina partidária é uma esfera de poder aonde um determinado partido administra e mantem sua hierarquia e influencia , em conjunto de expansão territorial, na administração governamental , aonde este partido se torna  a maior agremiação política dentro de um determinado espectro político.

Uma maquina partidária, na sua área hierárquica, garante a influencia absoluta de um determinado partido dentro do seu espectro político. Com uma maquina partidária, na sua área hierárquica, garante a influencia expansionista de um determinado partido, além das bases do seu espectro político.

No âmbito financeiro, uma maquina partidária, garante á um determinando partido, se sobrepor pelo poder econômico. Mantendo sua influencia geopolítica e hierárquica, uma maquina partidária, representa a concepção total na sua "natureza política", em uma clara manifestação da hierarquia econômica, política e territorial de um determinando partido, dentro e fora de seu espectro político. 

Uma maquina partidária, garante a "natureza política" de um determinado partido, no seu total e absoluto poder e influencia expansionista por meio do seu poder econômico, que se traduz na "natureza política", dentro e fora do seu espectro político, em uma influencia geopolítica, hierárquica e financeira, pelo "natureza política" do poder econômico que uma maquina partidária proporciona á um determinado partido político.

Uma maquina partidária, garante á um determinado político, a plena capacidade de estrutura e poder político, para se adaptar organicamente a qualquer mudança em uma sociedade.

O Partido Democrata. É ma maquina partidária em nível global. Assim como Partido Republicano.

Mas o atual presidente Joe Biden. É um elefante branco na presidência dos Estados Unidos.

E o muno civilizado não agradece a sombra de um lunático como Donald Trump.

Confira a noticia no UOLhttps://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2024/07/08/biden-pede-ao-partido-democrata-que-apoie-sua-candidatura-a-reeleicao.htm

E assim caminha a humanidade.

Imagem:  Portal G1 da Rede Globo. 






 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário