domingo, 1 de setembro de 2024

Aventureiros.

Política é a atividade da governança, do Estado e das relações de poder e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses.

O significado de política está, em geral, relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público e ao bem dos cidadãos e sua administração.

A política é a atividade própria da cidade, refere-se às relações humanas em um espaço comum, dividido e negociado entre os indivíduos. Já o sistema político é uma forma de organização e governo que engloba instituições políticas que compõe um Estado.

Os partidos políticos são formados por  pessoas que se reúnem por terem interesses, princípios, objetivos e ideologias em comum. Assim, a função de um partido é representar um determinado tipo de pensamento sobre valores políticos.

A existência dos partidos também serve ao interesse de garantir a representatividade de diferentes opiniões  dentro de um sistema político democrático. Segundo o Sociólogo, Mestre e Doutor César Portantiolo Maia.  No quarto período da habilitação em jornalismo na comunicação social.  Pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Populismo é um conceito contestado, utilizado para se referir a um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite"

Segundo o dicionário, o populismo é uma prática que busca a simpatia das classes sociais mais baixas, defendendo seus interesses através de políticas paternalistas e assistencialistas. Mas por que será que esse é um termo tão polêmico e debatido? Outras definições vêm para dividir ainda mais as opiniões. Segundo Cas Mudde, professor da Universidade da Geórgia (EUA), o populismo é uma ideologia rasa que considera que a sociedade se divide em dois grupos antagônicos, o ‘povo’ e a ‘elite corrupta’”.

Essa versão é bastante aceita academicamente e enfatizada por outros estudiosos, como Luiz Ramiro (Universidade de Leicester – Reino Unido), que completa dizendo que “tais grupos possuem interesses irreconciliáveis, o que leva a enfatizar a soberania nacional ou popular”. Tal visão é a mais defendida por políticos populistas, que sempre colocam em seus discursos, a visão “elite vs. nós (povo)”, e naturalmente se colocam ao lado do povo. Essa aparente aproximação e revolta contra o sistema econômico e político já mostrou-se muito eficaz para a captação de votos e apoio em eleições, além de ser usada como justificativa para ações políticas mais radicais que não seriam naturalmente aceitas.  Segundo o Site Politize.

Infelizmente. Praticas de natureza populista. Trazem aventureiros para a política. Política é algo muito sério. Algo que envolve milhões de vidas. Em tempos de populismos autoritários. Aventureiros incompetentes. Acabam se aproximando das pessoas comuns.

Uma pena. Uma enorme tristeza.

Confira a noticia no UOLhttps://noticias.uol.com.br/eleicoes/2024/09/01/pcc-criou-banco-que-movimentou-r-8-bilhoes-para-apoiar-candidatos-em-sp.htm

E assim caminha a humanidade. 


 Imagem ; Livraria do Senado Federal. 

 



 



 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário