sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Como deve ser nas verdadeiras democracias.

Caro (a ). Veja o texto da Constituição Federal do Brasil, no site oficial do Senado Federal, no link á seguirhttps://normas.leg.br/?urn=urn:lex:br:federal:constituicao:1988-10-05;1988

 A Social Democracia é uma corrente política surgida na Europa na segunda metade do século 19. Ligada originalmente ao marxiso, a Social Democracia, se firmou com uma corrente política de centro esquerda, no âmbito da igualdade social e da democracia representativa. A Social Democracia, tem uma perspectiva da atuação do Estado na redução das desigualdades econômicas no país.

A Social Democracia se populacional na Europa, principalmente no período pós segunda guerra mundial no século 20. A Social Democracia na Europa, se popularizou com a extrema necessidade da reconstrução dos países do velho continente, que haviam sido afetados na guerra global.

A Social Democracia, pregava a participação do Estado, no processo de reconstrução dos países europeus, que haviam sido devastados pela segunda guerra mundial. A Social Democracia na Europa, também preparava s reformas econômicas e sociais, visando garantir o acesso ao transporte, educação, segurança pública, educação e também acesso aso serviços sociais gratuitos.

Embora pregue a justiça social. A Social Democracia, não tenta abolir o direito dos cidadãos a propriedade privada A Social Democracia. Abrange as liberdade econômicas e as liberdades individuais. Pregando sempre a inclusão social.

A Social Democracia. Também se preocupa com a estabilidade econômica. Poiso os sociais democratas, também que o crescimento econômico viabilizado pelo investimento privado era crucial, pois propiciava o aumento da arrecadação de impostos e, com isso, permitia maiores investimentos sociais no país Algumas correntes da Social Democracia,  acreditavam  que, se nacionalizassem as empresas, os investidores privados retiravam seus recursos e levavam para outros países, o que gerava crise econômica, desemprego, queda na qualidade de vida e na inclusão social, e, consequentemente, perda de cadeiras no Parlamento na eleição seguinte.

Os social-democratas concluíram, então, que precisavam do investimento privado para melhorar as condições sociais e econômicas da população, por isso decidiram itevrir no  capitalismo em vez de tentar implantar o socialismo.

A Social Democracia. Tem um pacto constitucional . Os operários abrem mão se socializar os meios de produção. Enquanto os donos do capital privado. Também abrem mão de parte suas oriundas riquezas, para que possam haver investimentos sustentáveis na qualidade de vida e inclusão social.

Conforme vimos no paragrafo acima. A Constituição Federal de 1988 no Brasil. Está voltada a Social Democracia.

A Constituição Federal de 1988 no Brasil. Reconhece o direito ao capital privado.

Mas também reconhece o capital escravocrata e exploratório no país.

Democracia é um regime político em que os cidadãos no aspecto dos direitos políticos participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.

Democracia é um tipo de organização social no qual o controle político é, teoricamente, exercido pelas pessoas . Resulta em um sistema governamental que se forma pela livre escolha de governantes pela maioria da população, por meio de voto secreto, livre e periódico.

Um sistema democrático acaba por abranger todos os elementos de organização política de um país. Ou seja, mais do que uma forma de estado, a democracia é aplicada na constituição, na ordem eleitoral, no corpo administrativo, nos poderes legislativo, executivo e judiciário e na própria organização política de situação e oposição.

As características da democracia são ;

a liberdade individual perante aos representantes do poder político, em especial em face ao Estado;

a liberdade de expressão e opinião de vontade política de cada um;

a igualdade de direitos políticos e a possibilidade de oportunidades iguais para que povo e por  todos os partidos de diferentes espectros  políticos possam se pronunciar em igualdade  sobre decisões de interesse .

Nas verdadeiras democracias. Crescimento econômico. Está sim. Atrelado a inclusão social.

Nas verdadeiras democracias. Crescimento econômico. Deve se atrelado a inclusão e justiça social.

Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/economia/noticia/2024/09/26/argentina-pobreza.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagem; Livraria do Senado. Senado Federal. 




 
 





 





 


Nenhum comentário:

Postar um comentário