Política é a algo desempenhada pelas pessoas quando exercem seus direitos em assuntos públicos através da sua opinião e do seu voto.
A política busca um consenso para a convivência pacífica em comunidade. Por isso, ela é necessária porque vivemos em sociedade e porque existem pluralidades de pensamento entre os seus grupos.
A política exercida dentro de um mesmo Estado chama-se política interna e entre Estados diferentes, se denomina política externa.
Veja o que diz Aristotes sobre a politica
" Mas, para que um Estado seja bem organizado politicamente, não basta que tenha boas leis, se não cuidar da sua execução. A submissão às leis existentes é a primeira parte de uma boa ordem; a segunda é o valor intrínseco das leis a que se está submetido. Com efeito, pode-se obedecer a más leis, o que acontece de duas maneiras: ou porque as circunstâncias não permitem melhores, ou porque elas são simplesmente boas em si, sem convir às circunstâncias."
As pessoas podem. E devem fazer politica. Quando anseiam por melhorias no seu país nativo. Nas nações ocidentais, as pessoas podem fazer politica, através de associações, sindicatos, partidos políticos , protestos e mesmo de maneira individual.
Barbárie é a condição daquilo que é selvagem, cruel, desumano e grosseiro, ou seja, quem ou o que é tido como bárbaro.
A barbárie pode ser interpretada como uma ação de extrema violência e agressividade, com o único objetivo de afetar diretamente a paz e a tranquilidade de determinado grupo.
Na Barbárie Social. Os indivíduos de um grupo social dominante na sociedade, ignoram as leis previstas pela legislação oficial e agem por conta própria. Alegando uma " necessária barbárie" para garantir uma suposta ordem e moralidade social.
O Estado e seus Poderes servem para ordenar a vida social, a barbárie social começa quando há a quebra das leis ou substituições por decisões aleatórias tomadas pelos próprios cidadãos. Decisões que estão fora do império constitucional.
Barbárie e civilização são conceitos antagônicos, mas que representam uma sociedade.
A civilização é caracterizada pela constitucional , através do uso de leis e normas morais e éticas que ajudam a regular uma sociedade.
Na Barbárie. No caos e na desordem. As pessoas se tornam desumanas e cruéis . Na Barbárie. A violência e desumanidade prevalecem sobre os valores civilizatórios.
Confira o Texto da Constituição Federal de 1988. No Site Oficial do Senado Federal.https://normas.leg.br/?urn=
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico.
Foi aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte em 22 de setembro de 1988 e promulgada em 5 de outubro de 1988. Pode ser considerada a sétima ou a oitava constituição do Brasil e a sexta ou sétima constituição brasileira em um século de república.
Ficou conhecida como "Constituição Cidadã", por ter sido concebida no processo de redemocratização, iniciado com o encerramento da ditadura militar no Brasil (1964–1985).[4] É composta por 250 artigos, sendo a segunda maior constituição do mundo, depois da constituição da Índia. Não é permitido propor emendas que venham a suprimir as Cláusulas Pétreas da Constituição.
Ações de segurança pública. Fora da Constituição Federal de 1988. Nos levam á barbárie social.
O que não se admite no Estado Democrático de Direito.
Confira a noticia no Portal G1 da Rede Globohttps://g1.globo.com/se/
Confira a noticia no UOLhttps://noticias.uol.com.br/
Imagem ; Blog da Boitempo
Confira a noticia no UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário