O Consenso de Washington refere-se a um conjunto de recomendações e políticas econômicas, geralmente associadas a um evento ocorrido na década de 1980 e 1990 em Washington, D.C. A sua principal ideia é que países em desenvolvimento, especialmente na América Latina, deveriam adotar políticas de livre mercado e liberalização para resolver suas crises econômicas e financiar o desenvolvimento.
Elaboração e Propósito:
O termo "Consenso de Washington" foi usado pelo economista John Williamson para descrever o conjunto de recomendações que as instituições internacionais sediadas em Washington, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, propunham como solução para os problemas econômicos dos países em desenvolvimento.
A intenção era conter a crise do endividamento externo, a hiperinflação e outros problemas econômicos que afetavam a América Latina.
As políticas propostas incluem a disciplina fiscal, o controle de gastos públicos, a redução de impostos, a liberalização comercial e financeira, a privatização de empresas estatais e a abertura da economia.
Objetivos:
O principal objetivo era promover o crescimento econômico através da liberalização e do livre mercado.
As políticas eram consideradas como um "padrão" de reforma para países em desenvolvimento, e o FMI e outras instituições internacionais as impulsionavam como parte dos programas de ajuste estrutural.
O Consenso de Washington teve um impacto significativo na América Latina, com muitos países adotando suas recomendações.
Críticas:
Embora tenha sido promovido como uma solução para as crises econômicas, o Consenso de Washington também foi alvo de críticas, com alguns especialistas argumentando que as políticas não foram eficazes e que as consequências foram negativas, como o aumento da desigualdade social e a perda de soberania econômica.
Alguns autores argumentam que o Consenso de Washington, ao impor um modelo único de desenvolvimento, não levou em consideração as especificidades de cada país e as suas realidades locais. Segundo a Mestra e Historiadora Sandra Lima. No Primeiro Periodo da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).
O O Consenso de Washington . De maneira irônica. Está ameaçado pelos próprios norte americanos. Que elegeram um extremista chamado Do;nald Trump para ser seu Presidente.
Confira a noticia na BBC News Brasil. https://www.bbc.com/
E assim caminha a humanidade.
Imagem ; BBC News Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário