O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado a 3 de maio, foi instituído pela UNESCO em 1993 para alertar sobre a importância da liberdade de imprensa e defender os profissionais de imprensa dos ataques à sua independência. O objetivo é lembrar aos governos a necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e homenagear os jornalistas que morreram enquanto desempenhavam as suas funções.
Significado:
Defesa da Liberdade de Imprensa:
A data serve para sensibilizar líderes políticos e a sociedade civil sobre a importância da liberdade de imprensa para o desenvolvimento de uma sociedade.
Homenagem a Jornalistas:
É uma oportunidade para prestar homenagem aos profissionais de imprensa que perderam a vida no exercício da sua profissão.
Reflexão e Apoio:
O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é também um dia de reflexão para os profissionais de imprensa sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional, além de ser uma oportunidade para apoiar a mídia que é alvo de restrição ou supressão da sua liberdade.
Atenção à Censura:
A data alerta para a necessidade de combater a censura e proteger os jornalistas dos ataques e ameaças que podem enfrentar no exercício da sua profissão.
Importância para a Democracia:
A liberdade de imprensa é fundamental para a democracia, pois garante o direito da população a ser informada livremente e a ter acesso a diferentes fontes de informação. Segundo a Mestra e Jornalista Edilaine Heleodoro Felix. No quinto período da Habilitação em Jornalismo na Comunicação Social. Pedas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM)
Sem Liberdade de Imprensa. Temos apenas a Barbárie.
Confira a noticia no Site Midiatalks no UOL.https://mediatalks.uol.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário