domingo, 25 de novembro de 2018

O universo pan-óptico e as paixões políticas.


O universo pan-óptico e as paixões políticas.

Pan-óptico é um termo utilizado para conceber uma penitenciaria ideal, idealizada pelo jurista e filosofo inglês Jeremy Bentham em 1785, que permite á um vigilante observar todos os prisioneiros, sem que esses possam estar cientes de que estejam sendo observados. O medo e o receio de saber se estão ou não sendo monitorados leva os detentos a adotar o comportamento desejado pelo vigilante.

Muitos que estão me lendo nesse momento,podem perguntar qual a junção entre o pan-óptico e as nossas paixões políticas ?Com a corrupção generalizada mostrada nos últimos anos pela operação lava-jato,houve uma polarização muito grande no Brasil.A intolerância em detrimento do dialogo levou ambos os lados da discussão a adotarem as características do pan-óptico em relação ao outro.

 Isso já havia chegado ao ponto alto nas eleições presidenciais em 2014, mas no entanto ainda não havia agressões físicas por divergência de opiniões políticas.Entretanto eu me lembro que já naquela eleição,já havia laços de amizade desfeitos por opiniões conflitantes,já tínhamos pessoas adotando maquinas intransigentes  de vigilância .Em 2016 com o impeachment da então presidente Dilma Rouseff,as pessoas começaram a adotar a intolerância em detrimento de um diálogo.Assim como no pan-óptico,as pessoas passaram á querer vigiar os semelhantes do pensamento contrário e fazer com que os vigiados adotassem forçadamente o comportamento desejado pelos vigilantes de ambos os lados.
 Na eleição presidencial em 2018, os conceitos do pan-óptico chegou a extremos ainda mais altos, sim pois ao contrário da eleição de quatro anos atrás,tivemos registros da agressões e facadas contra os que não adotavam o comportamento desejado e imposto  pelos seus respectivos vigilantes.
Pelo triste clima de intolerância e ódio adotado nas eleições nesse ano,o universo pan-óptico passou á ser uma verdade absoluta e radical  no extremo das paixões políticas.Pessoas de pensamentos opostos se tornaram inimigos ferrenhos e maquinas radicais de vigilância ,o ser humano passou adotar sua opiniões como maquinas absolutas de vigilância. O pan-óptico que é um estudo cientifico dos cursos de graduação em comunicação social, passou á ser uma verdade radical para os pensadores políticos de lados opostos.
 Pessoas passaram a resolver seus pensamentos conflitantes com facadas, algo que por sinal não foi necessariamente idealizado pelo filosofo inglês Jeremy Bentham quando concebeu o pan-óptico em 1785. Talvez as pessoas no auge de sua insensatez estão destorcendo um objeto de estudo da comunicação social .
 Mas também dizem os estudos que a maquina de vigilância também é uma fascinação do ser humano em si. E assim o pan-óptico continua mais e mais presentes em debates de opinião.

E assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário