sábado, 13 de abril de 2019

As controversas sobre o Congresso.


As controversas sobre o Congresso.



Segundo a matéria de hoje do Portal da Folha de São Paulo, apesar da imagem da maioria dos brasileiros sobre deputados e senadores não ser positiva, à aprovação á atuação do Congresso Nacional aumentou e atingiu neste ano um quinto da população (22 %),segundo pesquisa Datafolha.
A reportagem cita que se trata do maior patamar já aferido em inicio de legislatura pelo instituto (que fez pesquisas semelhantes em 2007 e 2015).A Folha ainda cita que ele é registrado após uma eleição  com grau de renovação no legislativo. A Folha ainda cita na matéria na matéria que em Abril de 2015,só 11 % tinham avaliação boa ou ótima do Congresso. A reportagem cita também que em 2007 eram 16 %.
A Folha também cita na reportagem, que embora esse índice tenha  subido para 22 % em 2019,a fatia dos que reprovam os congressistas é maior (32 % classificam como ruins ou péssimos),Outros 41 % avaliam atuação deles como regular ,e 5 % não souberam opinar.

Á você que está me lendo eu digo : A renovação no congresso já era esperada, pois o sentimento de revolta da população com o sistema político levou a ruptura de parte da sociedade com a Social Democracia na ultima eleição. Ainda cabe ressaltar que o PSL que é partido do presidente Jair Bolsonaro puxou a renovação, o que confirma a ruptura com a Social Democracia no ultimo pleito presidencial.
No entanto, parte desse eleitorado que rompeu com a Social Democracia é extremamente critico e ainda puxa a maioria dos que ainda reprova o Congresso Nacional. Sim leitor (a),na ultima eleição Jair Bolsonaro recebeu da Operação Lava Jato, um cavalo arriado que não consegue montar pela fabrica de crises em seu governo.
Algumas das atitudes do ex-militar comprometem a governabilidade do país e pioram ainda mais o cenário econômico, talvez parte dos 32 % que ainda reprovam o Congresso Nacional, não veem perspectivas para a retomada da economia a médio e longo prazo. Sempre cabe ressaltar que o eleitor que comandou a renovação no Congresso espera o fim da corrupção e a retomada do crescimento econômico, o que é dificultado com o discurso extremista do Palácio do Planalto.

Imagem : Site Elo 7


E assim caminha a humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário