Hoje caro (a) leitor, vou abordar outra teoria da psicanálise da Comunicação, a teoria do jornalismo, conhecida como a teoria de Newsmaking.
A teoria de Newsmaking,é uma teoria do Jornalismo,que afirma antes de ser um reflexo do real,a notícia é uma construção social de uma suposta realidade. Segundo essa teoria jornalística, os discursos jornalísticos são submetidos a uma série de operações e expressões sociais, constituindo assim, o senso comum que os jornalistas chamam de notícia. A teoria de Nesmaking também diz, que de uma maneira geral, a imprensa não reflete a realidade, mas ajuda a construí-la.
Então caro (a) leitor (a):Será que não podemos concluir,que de certa forma,a teoria de newsmaking não ajuda os veículos de comunicação a ajudar a construir sua própria realidade para os seu respectivo público ?. Pense bem :Como eu já abordei em outra postagem:A linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veículo de comunicação ou pela direção da empresa,que determina a “lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo” A linha editorial indica seus valores,aponta seus paradigmas e influencia decisivamente na construção de sua mensagem.
Caro (a) leitor (a):Se aceitarmos a teoria de Newsmaking como uma das verdades do jornalismo.Será que não podemos concluir,se pensarmos a psicanálise da comunicação com mais profundidade,que ainda que a imprensa não reflita a realidade de uma forma geral,mas,que,no entanto,ajuda a construi-lá ,será que os veículos de imprensa não querem ajudar a moldar apenas a sua visão do jornalismo ?,e assim cativar sua audiência e público ? E consequentemente construir a sua própria verdade,seguindo o pensamento da teoria de newsmaking? Então, isso nos leva a pergunta, afinal, o que é o jornalismo? O Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações para produção e distribuição de relatórios sobre a interação dos fatos,eventos,ideias e pessoas que são noticia e que afetam a sociedade, em algum grau.Já o profissional do Jornalismo,é responsável por captar,investigar,redigir e transmitir informações através dos veículos de comunicação.(Rádio,Televisão, Jornal,Internet,etc...)
Assim como também sabemos que o jornalista seleciona rigorosamente o que vai ser publicado, segundo a linha editorial do veículo no qual ele trabalha. Então leitor (a),eu e você podemos introduzir a pergunta: Será que no fundo,tanto os jornalistas,quanto os meios de comunicação não tem dentro de si as verdades da teoria de newsmaking ?
Será que no fundo, essa teoria da psicanálise jornalística, que diz que a imprensa ajuda a construir a realidade,não reflete na verdade a verdade mais intima de todos nós,(independentemente de sermos jornalistas ou não),em tentarmos construir a realidade segundo as nossas próprias verdades,segundo teoria jornalística ? Até que ponto a teoria de nesmaking não reflete a ansiedade das verdades humanas em pensar e ajudar a construir a sua própria realidade? Será que a linha editorial dos veículos de comunicação,apenas não reflete a teoria de newsmaking na busca da construção de uma realidade pelos nossos próprios olhos?,(isso independentemente se sermos jornalistas ou não). E assim, esse comunicador humildemente, se despede de vocês.
E assim sempre vai caminhando o jornalismo: E assim sempre vai caminhando a humanidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário