segunda-feira, 30 de setembro de 2019

A questão sobre o ex Presidente Lula.


Segundo o artigo da jornalista Monica Bergamo no portal da Folha de São Paulo, a sucessão do Ministério Público Federal (MPF) fez com que procuradores passem a defender um novo julgamento para o ex-presidente Lula.
A jornalista afirma,que de acordo com um dos integrantes do MPF,que participou diretamente da Operação Lava Jato na equipe do ex procurador Rodrigo Janot,seria a única forma de pacificar o país e afastar as inúmeras suspeitas que passaram a pesar sobre os procuradores e o ex juiz Sergio Moro.

Á você que está me lendo eu digo: A prisão do ex-presidente Lula em pleno ano eleitoral,quando liderava as pesquisas na eleição presidencial ,definitivamente incendiou o Brasil.
A prisão do ex-presidente na Lava Jato gera muita controversa no meio jurídico brasileiro. Se por um lado, alguns defendem que o ex-presidente deve ser condenado pelo domínio do fato, ou seja,defendendo a sentença do ex magistrado Sergio Moro.
Por outro lado: Há aqueles que criticam a prisão do ex-presidente, pois esses afirmam, que não há absolutamente nada no processo que comprove que o ex-presidente recebeu como propina da OAS,o triplex no Guarujá e o sitio em Atibaia.
Ou seja : A prisão do ex presidente Lula divide o meio jurídico brasileiro.Os defensores da condenação do ex presidente,defendem a teoria do domínio do fato,para deferir a sentença de Sergio Moro.
Já os críticos da prisão do ex presidente,dizem que não há comprovação da culpa de Lula nas acusações,e que direitos fundamentais foram agredidos pela Operação Lava Jato.
Sendo assim: A prisão do ex-presidente Lula vai continuar incendiando o país.



E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


domingo, 29 de setembro de 2019

A teoria dos definidores primários no jornalismo e no mundo atual.

Hoje caro (a) leitor (a),eu vou abordar uma teorias jornalísticas da psicanálise da comunicação social,a teoria dos definidores primários. No artigo de hoje leitor (a),vamos viajar em mais uma das fascinantes teorias da psicanálise do jornalismo.
A teoria dos definidores primários parte da concepção de que as fontes privilegiadas tem papel central na construção das noticias. Essa teoria também afirma no conceito da psicanálise do jornalismo, que as possíveis distorções do noticiário não são fruto de uma simples conspiração dos profissionais da imprensa com os opostos da classe econômica. Mas que são na verdade uma verdadeira subordinação às opiniões das fontes que tem posições institucionalizadas.
A teoria dos definidores primários também afirma que a interpretação primaria das fontes define o rumo da noticia jornalística. No entanto, isso nos leva á seguinte pergunta: Afinal de contas, o que é o jornalismo?
O Jornalismo é a coleta, investigação e analíse de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação dos fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. Mas, no entanto,o exercício do jornalismo também é a capacidade do jornalista em recrutar o interesse público com conhecimento técnicos e científicos para fidelizar a mente e o coração das pessoas.
Então, de certa forma, a teoria dos definidores primários nos leva á uma seguinte indagação: Se essa teoria da psicanálise do jornalismo nos diz que as possíveis distorções do noticiário não são o fruto de uma simples conspiração dos profissionais da imprensa com os opostos da classe econômica. Mas que na verdade são uma verdadeira subordinação ás opiniões das fontes que tem posições institucionalizadas Então, será de que certa forma, a teoria dos definidores primários não nos diz que o jornalismo é a capacidade de jornalista em alcanças as mentes e as verdades mais intimas dos seus receptores ?
Sim leitor (a) pense junto comigo: O Jornalismo exige a capacidade técnica e psicanalítica do comunicador em recrutar a mente e o coração das pessoas. Então de certa forma, a capitação das respectivas fontes não refletiria de certa forma, as verdades mais intimas dos jornalistas, dos veículos de comunicação e dos respectivos públicos? Será que de certa forma,segundo a teoria dos definidores primários,as linhas editorais dos respectivos veículos de comunicação não refletiriam a verdades dos definidores primários mais intimas dos profissionais da comunicação e de seus respectivos públicos?
Mas afinal o que á a linha editorial? A linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veiculo de comunicação ou pela diretoria da empresa que determina á lógica pela qual a empresa jornalística enxerga o mundo cotidiano. A linha editorial indica os valores e os conceitos pelos quais a empresa jornalística irá fazer o recrutamento do interesse público no exercício do jornalismo.
Então caro (a) leitor (a),podemos concluir que as linhas editoriais no jornalismo são o meio de captar o interesse público por meio das mentes e corações das pessoas,atingindo os conceitos dos definidores primários mais íntimos de cada pessoa.Será que no fundo essa teoria não nos diz que o jornalismo atinge os conceitos de verdades primárias mais elementares das pessoas ?
Será que de certa forma, a teoria dos definidores primários não desafia o jornalista á ser uma psicanalista cientifico na busca da mente e do coração do público ? Sim leitor (a):Pois o jornalismo na sua essência funciona como a capacidade do jornalista em recrutar o interesse público na apuração e interação dos fatos.Será que de certa forma,a teoria dos definidores primários não desafia o jornalista á ser um perfeito psicanalista no exercício mais puro da profissão no mundo contemporâneo ? Até que ponto essa teoria não reflete a capacidade psicanalítica dos jornalistas em captar a mente e o foco das pessoas?
Até que ponto essa teoria da psicanálise jornalística também não diz que o público é quem determina a relevância psicanalítica em que o receptor irá ou não ser fidelizado pela mensagem ou conceito dos veículos de comunicação nas linhas editoriais? Essa sem dúvida é uma das fascinantes variantes da psicanálise do jornalismo e da comunicação como um todo. E assim esse comunicador iniciante se despede de vocês.
E assim caminha o jornalismo: E assim caminha a humanidade.

sábado, 28 de setembro de 2019

O aumento de vagas informais no Brasil.


Segundo a matéria de hoje do Portal G1 da Rede Globo, a taxa de desemprego diminuiu no trimestre encerrado em Agosto, inclusive com a criação de vagas com carteira assinada. No entanto,a reportagem afirma que o problema é que a cada vaga no mercado formal,outras três são oferecidas sem as garantias trabalhistas.
O G1 afirma, que em um ano,foram gerados pouco mais de 1,4 milhão de postos sem carteira assinada ou CNPJ,número bem maior que as 403 mil vagas formais.O portal afirma,que portanto,o atual mercado de trabalho .portanto,ainda é de crescente informalidade.
O veiculo afirma que os dados comparam os números do trimestre encerrado em agosto deste ano com o mesmo período de 2018,referentes a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad Contínua),divulgados nesta sexta feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).De acordo com a matéria do portal,os critérios foram adotados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.(Caged),do Ministério da Economia.

Á você que está me lendo eu digo :É evidente que o Presidente Jair Bolsonaro não pode ser responsabilizado pela crise econômica em si :Em períodos anteriores ao do atual governo,tivemos o fim dos commodities ( Que são produtos que funcionam como matéria prima,produzidos em uma certa escala e que podem ser armazenados sem perda de qualidade,como petróleo,suco de laranja congelado,boi gordo,café,soja e ouro),e também tivemos a crise global de 2009,causada pelo estouro do mercado imobiliário norte americano.
Esses fatores econômicos globais afetaram os países desenvolvidos,e consequentemente,os países emergentes que tem relações comerciais com os mesmos,no caso,o Brasil,por exemplo.
Além disso,temos atualmente fatores externos que também contribuem para o cenário de estagnação econômica no Brasil.Temos,por exemplo,o Brextit,que é saída do Reino Unido da União Europeia,e também a guerra comercial entre China e Estados Unidos. O Brasil tem parcerias comerciais com os países desenvolvidos,e esses cenários econômicos internacionais afetam a balança comercial brasileira,em nível de importação e exportação.
Mas, entretanto, o Presidente Jair Bolsonaro poderia tentar dar o primeiro passo, se comportando como um chefe de estado e pacificando o ambiente político. Sim leitor (a): Como se não bastasse a turbulência da economia global, a economia brasileira fica ainda mais fragilizada pelas incertezas políticas que vivemos no parlamento brasileiro.
A volta de um crescimento econômico sustentável, passa sem duvida, pela pacificação do ambiente político no parlamento brasileiro.



E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


sexta-feira, 27 de setembro de 2019

O aumento no preço da Gasolina.


Segundo a reportagem do Portal G1 da Rede Globo, a Petrobrás elevou nesta sexta feira (27),os preços da gasolina em suas refinarias em cerca de 2,5 %,de acordo com informações do site da estatal.
A reportagem destaca que o reajuste ocorreu após a companhia ter aumentado em 3,5 % o preço da gasolina na quinta feira da semana passada.Naquela oportunidade,também elevou o valor do diesel em 4,2 %. O portal destaca que nesta semana, a Petrobrás não aumentou o preço do diesel.
O portal destaca que o cambio, outro fator utilizado pela Petrobrás acompanhar a paridade internacional dos combustíveis, está praticamente estável no acumulado da semana.

Á você que está me lendo eu digo :A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP),é uma organização internacional criada em 1960 na Conferencia de Bagdá que visa organizar de maneira centralizada a política petrolífera  dos países membros,de modo a regulamentar a oferta de petróleo no mercado mundial,impulsionando os preços,o que até então era pela ação das sete irmãs.
Os membros da OPEP são Arábia Saudita,Argélia,Angola,Emirados Árabes Unidos,Equador,Gabão,Guiné Equatorial,Irão,Iraque,Kuwait,Líbia,Nigéria e Venezuela. Caro (a) leitor (a) : Os países membros da OPEP é quem determinam a oferta de petróleo no mercado mundial,e nesse sentido,as politicas econômicas da OPEP,é quem acaba determinando os preços do petróleo em todos os países do mundo,incluindo as superpotências econômicas.
E,nesse caso,o Brasil também não é exceção á regra.Sendo assim,os preços do diesel e do combustível no Brasil,não está ao alcance do governo federal,mas sim da política econômica dos países membros da OPEP.
E é exatamente devido a política econômica dos países membros da OPEP,que o preços do diesel e da gasolina acabam oscilando não somente no Brasil,mas em todos os países do mundo.Sendo assim leitor (a),a roda da economia mundial nos preços do diesel e da gasolina,somente gira de acordo com as conveniências dos países membros da OPEP.

E assim caminha a humanidade .

Imagem : Site Elo 7


quinta-feira, 26 de setembro de 2019

A Lei de Importunação Sexual no Brasil.


Segundo a reportagem de hoje do Portal da Folha de São Paulo,um ano depois da aprovação de lei que definiu o crime de importunação sexual,o estado de São Paulo registrou 3.090 casos do tipo,principalmente em vias públicas (31 %),residências (26%) e no transporte público (12 %).
A reportagem afirma que é o que mostram dados da Secretária da Segurança Pública de São Paulo obtido pela Folha por meio da Lei de Acesso á Informação. A Folha afirma que para comparação, foram registrados no mesmo período 2.980 boletins de ocorrência de estupros no estado.
O jornal afirma que o número de importunação sexual não necessariamente reflete a realidade, já que vitimas nem sempre optam por denunciar o crime, por medo ou descrença no Estado.

Á você que está me lendo eu digo : Eu estive na Suíça e na Itália em 2013  e digo : O Brasil ainda é um país extremamente patriarcal.
Os problemas educacionais que temos no país ainda contribuem muito para que alguns homens tenham a mulher como seu objeto de posse. Na Suíça e na Itália já se alcançou a plena igualdade entre os gêneros e homens e mulheres são tratados como iguais.
Já no Brasil ainda prevalece o patriarcado e o machismo,pois não custa nada lembrar que as mulheres ainda recebem salários inferiores aos homens ocupando a mesma função. Mesmo com as conquistas femininas nas ultimas décadas,o Brasil ainda tem a mentalidade do patriarcado em que a mulher é um objeto de posse que deve estar sempre disponível.
Ainda temos que avançar muito para rompermos com o machismo enraizado no Brasil e alcançarmos o respeito mutuo e a igualdade de gêneros.



E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


quarta-feira, 25 de setembro de 2019

As anulações de decisões da Operação Lava Jato.


De acordo com a matéria com a matéria de hoje do Portal da Folha de São Paulo ,com a Lava Jato pressionada,o plenário do Supremo Tribunal Federal prevê julgar na tarde desta quarta feira (25)pedido de habeas corpus que pode anular sentenças contra o ex presidente Lula e provocar a principal reviravolta em casos julgados da operação desde a sua deflagração,em 2014.
A matéria afirma que os 11 ministros vão decidir se réus delatores devem apresentar suas considerações finais em processos antes dos demais acusados e se ações que não seguiram esse rito anteriormente devem ter suas sentenças revistas.
O jornal afirma que o plenário do tribunal foi chamado a se pronunciar sobre a questão após decisão da Segunda Turma da corte,composta após decisão da Segunda Turma de corte,composta por cinco ministros,que anulou no fim de agosto,a condenação em primeira instancia imposta pelo então juiz Sergio Moro ao ex presidente da Petrobrás Aldemir Bendine.

Á você que está me lendo eu digo : Caro (a) leitor (a): É inegável que a Operação Lava Jato recuperou milhões desviados por agentes públicos nos últimos anos,sem dúvida,houve resultados consideráveis em relação á isso.
Mas,entretanto,existem criticas de advogados e juristas em relação aos métodos de investigação da Operação Lava-Jato.Os juristas contrários a Lava Jato alegam que os procuradores agridem direitos fundamentais dos acusados,como o direito a ampla defesa e a presunção de inocência.
Bom leitor (a): A declaração universal dos direitos do homem e do cidadão de 1948 estabelece que toda a pessoa tem direito,em condições plenas de igualdade,de ser ouvida publicamente  e com justiça por um tribunal independente e imparcial,para a determinação de seus direitos e obrigações ou para o exame de qualquer acusação contra ela.
Assim como também é assegurado pela Constituição Federal vigente no país desde 1988,garantias a acusação e defesa e prerrogativas aos juízes de forma a garantir  sua imparcialidade,se dando aos devidos tratamentos com total isonomia,para que ao final,seja alcançada a justiça em sua mais plena acepção.
Assim a presunção de inocência, é de fato,uma garantia constitucional em qualquer país do mundo. A presunção de inocência é um principio jurídico de caráter constitucional, aplicado ao direito penal,que estabelece o estado de inocência como uma regra em relação ao acusado de prática de infração penal. Ou seja: Em termos jurídicos e constitucionais o réu deve ser tratado com presunção de inocência durante todo o processo judicial,cabendo ao acusador provar as acusações que pesarem sobre o individuo que está sendo julgado. Essa é uma das garantias constitucionais em um processo legal caro (a) leitor (a).
O devido processo legal é o principio que garante a todos os indivíduos o direito  a um processo com todas as etapas previstas em lei,dotados das devidas garantias constitucionais.Sendo que a violação das garantias constitucionais torna o processo nulo.Essas são as criticas de alguns juristas em relação a Operação Lava Jato.




E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


terça-feira, 24 de setembro de 2019

Os tempos tristes no Rio de Janeiro.


De acordo com a reportagem de hoje no Portal G1 da Rede Globo,o desembargador Siro Darlan,do Tribunal de Justiça  do Rio de Janeiro,é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça feira (24).
O portal destaca que o magistrado já vinha sendo investigado no Superior Tribunal de Justiça (STJ),que apura a venda de sentenças no Fórum da capital.
A reportagem também afirma que a Operação Plantão cumpre 11 mandatos de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).
O portal também afirma ter apurado que as equipes estão nos seguintes endereços:
Na casa do magistrado,na Gávea,Zona Sul do Rio :
No gabinete dele,no Tribuna de Justiça,no Centro :
Um escritório na Barra da Tijuca,na Zona Oeste:
Na Delegacia de Repressão a Corrupção e Crimes Financeiros, da Polícia  Federal:
E um escritório em Resende, no Sul Fluminense.

Á você que está me lendo eu digo: Eu sou natural do Rio de Janeiro e me sinto triste em ver no que a minha terra natal se transformou. A capital do Rio de Janeiro foi tomada pela corrupção e hoje está totalmente falida sem serviços básicos para a população fluminense.
É claro que o processo legal tem que ser respeitado, mas, entretanto, essas pessoas que arrebentaram o Rio de Janeiro não podem ficar impunes. Sim leitor (a): Essa gente tem que pagar pelo que fizeram com a cidade maravilhosa.
Como natural do Rio de Janeiro, eu faço um pedido para que o Ministério Público e a Polícia Federal punam essas pessoas que arrebentaram com a capital do Rio de Janeiro, definitivamente essa gente não pode ficar impune.
Foi exatamente essa situação que levou o população fluminense a eleger a atual política de segurança predatória contra a população mais pobre do Rio de Janeiro,assim como também levou parte dos brasileiros á romper com a Social Democracia e eleger o extremismo xucro de Jair Bolsonaro na ultima eleição.

E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7




segunda-feira, 23 de setembro de 2019

O Pacote Anticrime de Sergio Moro.


De acordo com o blog da Jornalista Daniela Lima no Portal da Folha de São Paulo,em meio a comoção da morte da menina Agatha Felix,o grupo de trabalho da Camara que analisa o pacote anticrime de Sergio Moro (Justiça) deve derrubar o texto excludente de ilicitude,nesta terça (24). A jornalista destaca,que hoje,há maioria contra ao abrandamento da punição a policiais e militares que cometam excessos – como prevê a proposta do ministro.Segundo a jornalista,essa ala entende que o Código Penal já assegura respaldo á atuação dos agentes e que não há justificativa para flexibilizar a legislação atual.
A jornalista ainda cita no artigo,que deputados que integram o colegiado dizem que a aprovação do trecho sugerido por Moro soaria como aval do Congresso a ações policiais agressivas.Uma punição no caso de Agatha,por exemplo,seria difícil.

Á você que está me lendo eu digo :Muitos juristas se posicionam contra o pacote anticrime do ex juiz Sergio Moro.Os mesmos argumentam que o projeto agride direitos fundamentais ,relativizando garantias constitucionais ,como a presunção de inocência,o devido processo legal e ampla defesa.
Bom leitor (a): Existem cidades no Brasil, que de fato,tem índices de criminalidade muito alta. Muitos jovens acabam sendo levados e seduzidos pelo mundo do crime devido a alta evasão escolar nas comunidades mais pobres. No Rio de Janeiro, por exemplo,a criminalidade se tornou insuportável.
Mas, entretanto, não podemos abrir o espaço para o justiçamento no Brasil. O justiçamento é a pratica de julgamento e eliminação de pessoas consideradas traidoras de movimentos políticos. O justiçamento,em geral,ocorre por meio de julgamento feito por combatentes de regimes de exceção.
Ou seja: Praticar a justiça violando garantias fundamentais garantidas aos indivíduos na constituição federal constitui a pratica do justiçamento e não da justiça. Eu estive na Suíça e na Itália, e nesses países, os índices de criminalidade são baixos,e a justiça é feita respeitando as garantias fundamentais das pessoas. Sim leitor (a) :Nesse dois países,não se aplica o justiçamento,e sim a verdadeira justiça. Um país minimamente civilizado não pode recorrer ao justiçamento sob a alegação de praticar a justiça.



E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


domingo, 22 de setembro de 2019

A minha história e o dia nacional das pessoas com deficiencia.


Ontem foi comemorado o dia nacional das pessoas com deficiência no Brasil, e esse que vos escreve no blog,também se encaixa nesse grupo.Eu me chamo Leandro Lúcio de Oliveira Ribeiro,tenho 40 anos e sofro de dificuldades cognitivas.
Não é fácil pertencer a esse grupo no Brasil,as vagas para pessoas com deficiências são limitadas e o mercado se torna muito restrito. Desde minha infância sempre tive certas dificuldades e passei boa parte da minha vida fazendo terapia com psicólogos,eu trabalho nas Lojas Riachuelo nas vagas para PCDS (pessoas com deficiência),entre Agosto de 2012 a Dezembro de 2016,fiz o curso de Jornalismo no FIAAM FAAM e me formei em 22 de Dezembro de 2016 com o trabalho de Conclusão de Curso sobre a Inserção de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho.
No entanto caro leitor (a),eu infelizmente não consegui estagiar durante a graduação e me formei sem experiência prática no Jornalismo. Percebendo que eu não ia conseguir estágio ( e ele também não era obrigatório quando eu fiz Jornalismo),eu comecei a frequentar a biblioteca da FMU e ler sobre diversos assuntos do cotidiano.Também assistia as aulas complementares  para as horas obrigatórias de atividades complementares sobre assuntos como história e economia.
A falta da experiência prática no estágio durante o curso de Jornalismo, acabou de certa forma,me impedindo de tirar nota dez no meu Trabalho de Conclusão de Curso, devido a pequenos erros por falta de experiência prática no mercado. Tentando praticar o que eu estudei na Faculdade, montei meus três blogs no blogger de maneira gratuita.
Da melhor forma possível, tento por em prática aquilo que estudei durante os quatro anos e meio no curso de Jornalismo. Exercer o senso critico dos comunicadores é algo fascinante, sou consciente das minhas limitações,mas de certa forma,é muito legal colocar em prática o que se aprende na universidade em um blog.
Eu acho que o mercado para pessoas com deficiência se mostra limitado pela falta de visão do estado brasileiro em investir no capital humano de uma maneira mais profunda.Sim leitor (a) : O Japão se reergueu após a segunda guerra mundial investindo maciçamente no capital humano,e hoje é uma superpotência econômica. E com esse meu depoimento,eu comemoro o dia nacional da luta das pessoas com deficiência no Brasil e no mundo.

A imagem pode conter: Leandro Lúcio De Oliveira Ribeiro, em pé e terno



sábado, 21 de setembro de 2019

Uma péssima noticia para o PSDB.


De acordo com a matéria de hoje do Portal da Folha de São Paulo,ao negociar acordo de delação com a Lava Jato,a cúpula da empreiteira OAS descreveu o ex senador e ex chanceler Aloysio Nunes Ferreira em papel central na coordenação de pagamentos de propinas para campanhas do PSDB,entre elas a do senador José Serra á Presidência da República,em 2010.
A reportagem afirma que Aloysio é citado em quatro capítulos como solicitante de repasses em troca de liberação de dinheiro de obras da prefeitura paulistana e do Governo de São Paulo para a empreiteira.
A Folha afirma que Léo Pinheiro,ex presidente da OAS,menciona Aloysio sempre como a pessoa que solicita propina ,seja para ele ou para Serra,nas campanhas de 2006 e 2010.Em 2006,Serra venceu a disputa ao Governo de São Paulo.Em 2010, disputou e perdeu a Presidência,e Aloysio se elegeu ao Senado.
O jornal afirma que o empreiteiro da OAS saiu da cadeia na ultima terça feira (17),após ter seu acordo de colaboração homologado no Supremo Tribunal Federal.Ele estava preso desde 2016.

A você que está me lendo eu digo :O PSDB ainda mantém certa força política no Brasil. Na ultima eleição,elegeu três governadores,nove senadores,trinta deputados federais e setenta e três deputados estaduais.No entanto,o partido perdeu o rumo após suas lideranças serem destroçadas pela Operação Lava Jato.
O PSDB sempre variou seu espectro político entre a centro direita ( No caso,a visão se apoiando em aspectos de uma direita moderada,mas ao mesmo tempo próximo a visão progressista da esquerda) e também entre a centro esquerda ( No caso,uma visão política que se encontra o centro e a esquerda,com foco em promoção de bem estar social no capitalismo cotidiano).
Basicamente, o PSDB sempre variou entre esses dois espectros políticos,entretanto,o partido perdeu muita força política devido ao destrinchamento de seus caciques na Operação Lava Jato.Na ultima eleição presidencial, o ex governador Geraldo Alckmin sequer chegou ao segundo turno,o que mostra que o partido perdeu o discurso da ética na política como a sua base na política.
Assim como o PT e MDB, o PSDB também caiu de patamar em relação as ultimas quatro eleições presidenciais,aonde mantinha sua força eleitoral variando entre a centro direita e a centro esquerda,mas,no entanto,a Operação Lava Jato destrinchou essa força dos tucanos.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


A perda de docentes na universidades.


Segundo a reportagem do Portal da Folha de São Paulo, o número de professores nas universidades estaduais de São Paulo encolheu 10,9 % nos últimos quatro anos,período marcado por profunda crise econômica.
 A reportagem destaca, que em situação financeira critica, a Unesp (Universidade Estadual Paulista) é a instituição mais afetada,com perda de 20 % no seu quadro de docentes,que passou 3.826,em 2015,para 3.051 atualmente.
Segundo a Folha,na USP,a perda foi de 7%,e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas),de 5,1 %.A matéria destaca que a redução se deve á falta de reposição de profissionais que se aposentaram ou pedem desligamento. Com o número de alunos não diminuiu, para viabilizar a oferta de disciplinas, USP e Unesp tem contratado professores temporários. A Folha também afirma na reportagem, que o salário deles parte do valor de R$ 927, 33 para uma jornada de 12 horas semanais.

Á você que está me lendo eu digo : Japão e China superaram suas ruínas econômicas investindo maçiçamente em educação. Sim leitor (a) : A educação torna o capital humano mais qualificado e economicamente mais produtivo,e assim,a economia do país se torna muito mais eficiente.
Somente o investimento no capital humano recupera a renda perca pita do país, que se perdeu desde 2014. As novas tecnologias estão chegando ao mundo inteiro e o Brasil está muito atrasado em relação ao resto do mundo.
Eu estive na Suíça e na Itália em 2013,e nesses dois países,se investe maçiçamente em educação,e exatamente por isso,os países europeus são tão produtivos a nível econômico,pois a Suíça,a Itália,assim como os países europeus tem uma população com uma renda perca-pita de nível elevado.
Mas, infelizmente no Brasil talvez ainda não tenhamos uma república. Em um país aonde o trabalhador ganha R$ 937 de salário mínimo, temos o segundo parlamento mais caro do mundo, com um custo anual de  U$$ 7 milhões por ano,um custo seis vezes maior que o parlamento da França,que tem uma renda perca-pita muito maior que nossa.
E assim segue a triste realidade de um país que é considerado uma das dez maiores economias do mundo,mas,que no entanto,não se livra dos seus vícios nefastos.



E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


sexta-feira, 20 de setembro de 2019

A ampliação dos gastos da União no Congresso Nacional.

De acordo coma a matéria de hoje do Portal da Folha de São Paulo,enquanto o Ministério da Economia busca medidas para evitar uma paralisia da máquina pública por falta de recursos, propostas em debate no Congresso tem potencial para estrangular ainda mais o Orçamento.
A Folha destaca na reportagem,que embora seja considerado mais austero do que a formação do último mandato,o atual Congresso vem trabalhando em iniciativas que ampliam os gastos da União em um momento de forte aperto fiscal.
A reportagem destaca,que estão em discussão,medidas que beneficiam parlamentares e partidos políticos,perdoam dividas de produtores rurais e ampliam o poder do Congresso na gestão do Orçamento.

Á você que está me lendo eu digo : Caro (a) leitor (a): Você já deve estar chateado comigo,pois o discurso é sempre o mesmo: Mas eu vou bater nisso aqui.
Em um país aonde um trabalhador ganha R$ 957,00 de salário mínimo,temos o segundo congresso mais caro do mundo .Sim leitor (a),essa é a realidade: Cada um dos 513 deputados  brasileiros e dos 81 senadores custa mais de U$$ 7 milhões por ano – sete vezes mais do que um parlamentar francês,por exemplo.
Para termos uma ideia,países com parlamentos muito maiores que o Brasil conseguem ter um custo bem menor por deputado.Um parlamentar alemão ou frances,por exemplo,custa seis vezes menos que um parlamentar brasileiro. No Reino Unido,um parlamentar custa U$$ 360 mil – aproximadamente mais de 20 vez menos do que um parlamentar brasileiro.
Ou seja : Em um país com um aperto fiscal,as casas legislativas custam aproximadamente R$ 28 milhões por dia. E nesse Brasil,temos milhões de desempregados jogados ao relento e problemas de rombo no orçamento da União.
Sim leitor: Na Suécia, não temos a “profissão de político”, pois os parlamentares ganham pouco,andam de ônibus,cozinham sua própria comida ,lavam e passam suas roupas e são tratados por “você”.Na Suécia,os parlamentares não aumentam os próprios salários,e tão pouco entram na vida pública para ganhar dinheiro. O parlamento sueco funciona com três princípios fundamentais: Transparência, Educação e Igualdade.
E assim vivemos em um país com mais de dez milhões de desempregados, com rombos no orçamento e a “ política profissional”.

E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Má noticia para o Governo Federal.


De acordo coma a matéria de hoje do Portal G1 da Rede Globo,a Policia Federal iniciou uma operação no Congresso Nacional nesta quinta feira (19) para investigar o senador Fernando Bezerra (MDB PE),líder do governo do presidente Jair Bolsonaro.Os mandatos de busca e apreensão tem como alvo o filho do senador,o deputado Fernando Bezerra Filho (DEM PE).
O portal firma na reportagem, que a operação que se embasou em delação premiada do doleiro João Lyra,tenta cumprir mais de 50 mandatos de busca e apreensão autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso.
A reportagem afirma que as denúncias falam em irregularidades em obras no Nordeste, como a transposição do Rio São Francisco, no período em que Bezerra foi ministro da integração,no governo da ex presidente Dilma Rouseff (PT).

Á você que está me lendo eu digo : Veja bem querido leitor (a) : É inegável a força política do MDB no Brasil. Nas ultimas eleições no ano passado, o partido elegeu três governadores, treze senadores, trinta e quatro deputados federais e 93 deputados estaduais.
Mas, entretanto, também é inegável que o MDB perdeu totalmente o rumo após ter suas lideranças destroçadas pela Operação Lava Jato. Participando ativamente da Presidência de República desde a redemocratização do Brasil, o MDB varia seu espectro político entre a centro direita ( Uma direita moderada, que se apoia em conceitos da direita, e ao mesmo tempo em visões progressistas da centro esquerda),e também entre a centro esquerda ( Um termo político utilizado para descrever partidos que se encontram entre o centro e a esquerda no campo político, com uma social democracia com justiça social no mundo capitalista). O MDB variou seu campo político entre a centro direita a centro esquerda nos governos federais do PSDB e do PT.
Mas, no entanto, a investigação do Senador Fernando Bezerra, que é líder do governo no Senado, é uma péssima notícia para o Presidente Jair Bolsonaro ,que tem caido em contradições desde a sua posse, dizendo  ser o guardião da constituição, mas ao mesmo tempo, tomando atitudes inconstitucionais, como a indicação de seu filho Eduardo Bolsonaro a embaixada brasileira nos Estados Unidos. Isso sem mencionar a divisão interna no Brasil e a perda de apoio do Presidente.
O eleitorado do Presidente Jair Bolsonaro nasceu pelo fato de que PT,MDB e PSDB foram destrinchados pela Operação Lava Jato, devido aos seus respectivos caciques terem agendas policiais com o COAF e a Polícia Federal.
Os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro não se sentiam representados pela política tradicional, e por isso ,romperam com a Social Democracia, que é a corrente política que sempre tivemos no Brasil após o governo militar.
A investigação sobre Fernando Bezerra é uma péssima noticia para um governo que sempre foi excepcional na arte de gerar suas próprias crises, e que tem entrado em contradições em relação ao discurso moralista da campanha presidencial.
O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.
O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito". O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.
O bolsonarismo é um fenômeno que surge como resposta da classe dominante a alguns fatores: o antipetismo direitista, o medo e a reação à insurgência esquerdista de 2013, assim como as crises econômicas de 2008 e 2014. A principal figura do bolsonarismo ficou por toda sua carreira na política institucional como um político sem expressão nacional. Foi somente com o acúmulo desses fatores que Jair Bolsonaro se tornou uma opção viável. Mesmo na época do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o bolsonarismo era um elemento ainda minoritário no cenário político. Bolsonaro conseguiu capitanear a imagem de um político capaz de corrigir a "velha política" e as mazelas do Brasil. Ele conseguiu associar à esquerda o vínculo do petismo e uma suposta degradação moral da sociedade.
O bolsonarismo tem sido associado por estudiosos a elementos do neofascismo,da necropolítica, do antifeminismo e do protestantismo, bem como à defesa da ditadura militar brasileira. Em um estudo que analisa a dimensão linguística da ideologia bolsonarista, Cris Guimarães Cirino da Silva diz que o "termo bolsonarismo tem sido amplamente utilizado para caracterizar práticas populistas que combinam ideias neoliberais e autoritárias embutidas nas falas do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e seus seguidores". Desse modo, o bolsonarismo transcende a imagem do culto à imagem de Bolsonaro, encontrando repercussões também entre seus apoiadores e na formulação da política externa brasileira da gestão Bolsonaro, bem como na chamada "onda bolsonarista.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL), representa a mediocridade política. Não tenho o minímo respeito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que respresenta o que existe de mais arcaíco em um governante.
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), é mediocre. E por ele não tenho nenhum respeito. 



E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


quarta-feira, 18 de setembro de 2019

As vantagens para militares no Orçamento da União.

De acordo com a reportagem do Portal da Folha de São Paulo,em contraste com o aperto geral em serviços públicos de Orçamento federal de 2020 destina R$ 4,7 bilhões á criação de vantagens para a carreira militar.
A Folha destaca que o montante – suficiente para recompor,com sobras,as verbas para obras em estradas e bolsas da Capes,entre outras combinações possíveis  - decorre de benefícios instituídos pela reforma previdenciária das Forças Armadas.
A reportagem destaca,que como contrapartida ás exigências de maiores contribuições e tempo de serviço para as pensões,o governo Jair Bolsonaro (PSL) incluiu no texto,que tramita na Camara dos Deputados,a alta imediata da remuneração da carreira.
O veiculo cita,que para tanto,propõem se,por exemplo,o aumento do adicional de habilitação – recebido por militares que passam por cursos de qualificação – e criação do chamado adicional de disponibilidade .

Á você que está me lendo eu digo : De fato os profissionais das forças armadas tem prontidão e dedicação exclusiva no Brasil:Mas,entretanto,o governo federal precisa dar o exemplo,uma vez que o presidente Jair Bolsonaro prega o sacrifício de todos para o país sair da crise.
Sim leitor (a) : Se o privilégio para os militares se confirmar,o governo federal cai em contradições em seu discurso de cortar privilégios.Ao que tudo indica,o Presidente Jair Bolsonaro quer sacrificar unicamente os trabalhadores para o país sair da crise.
Mas,no entanto,muitos economistas dizem que um salário mínimo forte significa uma economia mais forte.Pois os mesmos afirmam que o salário mínimo mais forte somado a um investimento maciço em educação torna a atividade econômica mais forte,e se cria assim,as condições para a economia produzir e voltar a girar.
O privilégio as carreiras militares e o sacrifício excessivo dos trabalhadores assalariados,é um péssimo exemplo dado pelo Presidente Jair Bolsonaro no seu discurso sobre o sacrifício de todos em tempos de crise econômica.A se confirmar essa atitude,o PresiO bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.
O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição aos direitos humanos e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito". O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.
O bolsonarismo é um fenômeno que surge como resposta da classe dominante a alguns fatores: o antipetismo direitista, o medo e a reação à insurgência esquerdista de 2013, assim como as crises econômicas de 2008 e 2014. A principal figura do bolsonarismo ficou por toda sua carreira na política institucional como um político sem expressão nacional. Foi somente com o acúmulo desses fatores que Jair Bolsonaro se tornou uma opção viável. Mesmo na época do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o bolsonarismo era um elemento ainda minoritário no cenário político. Bolsonaro conseguiu capitanear a imagem de um político capaz de corrigir a "velha política" e as mazelas do Brasil. Ele conseguiu associar à esquerda o vínculo do petismo e uma suposta degradação moral da sociedade.
O bolsonarismo tem sido associado por estudiosos a elementos do neofascismo,da necropolítica, do antifeminismo e do protestantismo, bem como à defesa da ditadura militar brasileira. Em um estudo que analisa a dimensão linguística da ideologia bolsonarista, Cris Guimarães Cirino da Silva diz que o "termo bolsonarismo tem sido amplamente utilizado para caracterizar práticas populistas que combinam ideias neoliberais e autoritárias embutidas nas falas do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e seus seguidores". Desse modo, o bolsonarismo transcende a imagem do culto à imagem de Bolsonaro, encontrando repercussões também entre seus apoiadores e na formulação da política externa brasileira da gestão Bolsonaro, bem como na chamada "onda bolsonarista.
O presidente Jair Bolsonaro (PSL), representa a mediocridade política. Não tenho o minímo respeito pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), que respresenta o que existe de mais arcaíco em um governante.
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), é mediocre. E por ele não tenho nenhum respeito. 
dente da República age como um tirano.

E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



terça-feira, 17 de setembro de 2019

O preço da Gasolina e do Diesel no Brasil.


De acordo com o blog do jornalista João Borges no portal G1 da Rede Globo,a Petrobrás decidiu manter o preço da gasolina,do diesel e dos demais derivados de petróleo até o preço de petróleo se acomodar no mercado internacional.
O jornalista destaca,que desde o domingo (15),os preços internacionais do petróleo passaram a registrar forte alta após duas grandes instalações serem atacadas da Arábia Saudita.
O comunicador destaca na matéria,que a decisão da Petrobrás é aguardar até que se tenha informações mais seguras sobre quanto tempo será necessário para normalizar a produção.
Ainda de acordo com o jornalista,a expectativa é que os preços continuem voláteis nos próximos dias. O comunicador também afirma que a Petrobrás vai segurar os preços sem que isso afete a rentabilidade.

Á você que está me lendo eu digo : Os preços do petróleo não somente no Brasil,mas em qualquer país do mundo,não está ao alcance do governo federal. A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP,ou pelo seu nome em inglês,OPEC) é uma organização internacional criada em 1960 na Conferencia de Bagdá que visa coordenar de maneira centralizada a política petrolífera dos países membros,de modo a restringir a oferta de petróleo no mercado mundial,impulsionando os preços,o que até então era evitado devido a ação das sete irmãs.
Ou seja: Os países membros da OPEP,Arábia Saudita,Argélia,Angola,Emirados Árabes Unidos,Equador,Gabão,Guiné Equatorial,Irão,Iraque,Kuwait,Líbia,Nigéria e Venezuela,são os países quem determinam a política petrolíferas no mercado mundial.
A alta ou a baixa no prçeo do petróleo em todos os países do mundo é determinada pelos países membros da OPEP,é exatamente por isso que a Petrobrás não consegue conter a alta nos preços do diesel e da gasolina no Brasil,gerando por exemplo a insatisfação dos caminhoneiros,por exemplo.
Ou seja : Os presidentes de todos os países do mundo,(inclusive do Brasil),estão totalmente de mãos atadas em relação aos preços do barril do petróleo no mercado mundial,pois a roda econômica no mercado petrolífero é determinada pelos países membros da OPEP,e mesmo as principais potencias econômicas,também não podem escapar dessa realidade na economia mundial.
Ou seja: O Presidente Jair Bolsonaro está totalmente impotente diante da hierarquia da OPEP na política petrolífera no mundo interiro. É exatamente por isso que a Petrobrás não consegue conter as altas da gasolina e do diesel.



E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


domingo, 15 de setembro de 2019

A teoria etonocentrica no Jornalismo e no mundo atual.


A Teoria etonocentrica é uma teoria da psicanálise do jornalismo que diz que o desafio é expressar os fatos por diferentes pontos de vista,despindo-se de ilusões estereotipadas e conceitos pré formados.
A teoria etonocentrica também afirma que estamos submetidos a diferentes influencias: Exemplo :negros,evangélicos,operário,cantor,etc.. A teoria etonocenttrica também afirma que os jornalistas enxergam o mundo sob as lentes da sua própria cultura profissional.Assim como essa teoria do jornalismo também afirma da grande dificuldade que os jornalistas tem em aceitar que as noticias não necessariamente são o reflexo da realidade. Segundo essa teoria jornalística,isso talvez seja fruto de uma observação distanciada sobre a sua profissão.
Bom leitor: Isso nos leva a primeira pergunta : Afinal o que é o jornalismo? O Jornalismo é a coleta, investigação e a analise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação dos fatos,ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. O jornalismo também o recrutamento do interesse público por meio dos conhecimentos científicos, em analise dos fatos do cotidiano.
Então, de certa forma a teoria etonocentrica apenas reflete o recrutamento do interesse público,mexendo com as visões mais intimas dos respectivos leitores do veiculo de comunicação por meio das linhas editoriais das empresas jornalísticas. Mas afinal o que é a linha editorial ? A linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veiculo de comunicação ou pela diretoria da empresa.
A linha editorial determina a lógica da visão de mundo da empresa com seus valores cotidianos, apontando seus paradigmas e transmitindo a sua mensagem ao seu respectivo público. Isso talvez nos leve a seguinte indagação? Será que no fundo as respectivas linhas editoriais não são uma espécie de fusão entre as verdades mais intimas dos veículos de comunicação e da sociedade?
Se a teoria etonocentrica diz que o grande desafio dos jornalistas é expressar os fatos por diferentes pontos de vista despindo-se de ilusões estereotipadas e conceitos pré-formados. Então a noticiabilidade pode ser criada por diferentes paixões dos jornalistas,veículos de comunicação e público. Mas,afinal o que é a noticiabilidade ? A noticiabilidade é o valor noticia, que apura os acontecimentos que são considerados suficientemente interessantes no cotidiano.Ou seja muito relevantes para serem transformados em noticia.
Mas, entretanto, o jornalismo tem em um dos seus conceitos, o recrutamento do interesse público para tornar viável os critérios da noticiabilidade. Ou seja: Uma noticia aparentemente sem relevância,pode ser transformada em valor notícia,se o jornalista tiver uma cultura e o conhecimento cientifico diferenciado para recrutar o interesse público. Ou seja: Será que o conceito psicanalítico da teoria etonocentrica apenas não diz que o jornalista preciso da fusão entre as suas verdades e a verdades de seu público para criar o valor noticia e o recrutamento do interesse público?
Sim leitor (a): Para se recrutar o interesse público e criar o valor notícia em fatos aparentemente sem relevância, o jornalista precisa ter um conhecimento cientifico e cultural para poder expressar os fatos por diferentes pontos de vista,recrutando assim o interesse público.Ou seja: Será que no fundo a teoria etonocentrica não diz em sua psicanálise,que o jornalismo é a arte da fusão entre as verdades comunicacionais e as verdades de seus respectivos públicos ?
Será que a teoria etonocentrica não diz que a arte do jornalismo é evitar o etonocentrismo tornando o mundo pelas próprias óticas dos veículos de comunicação, dos seus respectivos jornalistas, e consequentemente, dos seus respectivos públicos? Será que no fundo,a teoria etonocentrica não reflete a necessidade das afirmações mais intimas das verdades do jornalismo cotidiano,dos veículos de comunicação,dos comunicadores e dos seus respectivos públicos ? Talvez essa seja a maravilha das teorias da psicanálise da comunicação, e consequentemente do jornalismo. E assim eu me despeço de vocês.



E assim caminha o jornalismo: E assim sempre caminha a humanidade.

sábado, 14 de setembro de 2019

A percepção dos brasileiros sobre os gastos públicos.


Segundo a reportagem de hoje do portal da Folha de São Paulo,a pesquisa nacional feita pelo Datafolha aponta aumento no percentual de brasileiros que avaliam o nível atual dos gastos públicos como insuficiente. A reportagem destaca,que de acordo com o levantamento,feito em 29 e 30 de Agosto,50% fazem essa avaliação.Na pesquisa anterior,de dezembro de 2016.
O veiculo afirma que o Datafolha questionou qual situação descreveria melhor os gastos públicos no Brasil.Segundo o jornal,o percentual dos que avaliam despesas como suficientes caiu de 57% para 46 % na mesma comparação.
O jornal também afirma na reportagem,que considerando a margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais,para mais ou para menos,há um empate entre os dois grupos.
A Folha cita,que embora sejam minoria,cresceu de 7 para 23% o percentual de entrevistados que consideram que o dinheiro público está sendo bem aplicado para a população.

Á você que está me lendo eu digo : Caro (a) leitor (a): Como eu disse no meu comentário de ontem aqui no blog: Na Suécia,os políticos ganham pouco,andam de ônibus igual a qualquer cidadão,cozinham sua própria comida,lavam e passam suas roupas e são tratados por “você”.Esse são os parlamentares suecos,que desconhecem totalmente as mordomias dos parlamentares brasileiros,que não aumentam os próprios salários – pasmem –não entram na política apenas para ganhar dinheiro.
O parlamento sueco funciona em três pilares: transparência, educação e igualdade. Quem sabe a população brasileira não esteja aos poucos tendo essa visão mais critica.
Eu estive na Suíça e na Itália em 2013,e nesses dois países,o dinheiro público é investido realmente no bem estar coletivo.Assim como o parlamento sueco,os parlamentos europeus são regidos por valores realmente republicanos.
Para você ter uma ideia leitor (a): Os deputados brasileiros e os nossos senadores custa mais do que U$$ 7 milhões por ano,seis vezes mais do que um parlamentar frances,por exemplo.
Sim leitor (a),essa é a realidade : O custo mensal de um deputado no Brasil é de aproximadamente R$ 117 mil ,um custo bem maior que o da Alemanha,que é R$ 83 mil,da França com R$ 61 mil,Reino Unido com R$ 58 mil e do Chile com R$ 45 mil.
Talvez essa avaliação dos brasileiros mostrada na reportagem da Folha de São Paulo,mostra que aos poucos,a população está tendo uma visão mais critica da falta de estadismo e de sendo republicano dos nossos “representantes”.

E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


sexta-feira, 13 de setembro de 2019

A brecha para caixa dois no Congresso Nacional.


Segundo a matéria de hoje do Portal da Folha de São Paulo,já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e em vias de ser votado de forma sumaria pelo senado,um projeto de lei que altera regras eleitorais e partidárias amplia brecha para caixa dois e reduz a possibilidade de punição por irregularidades.
O veiculo afirma,que ao mesmo tempo,a proposta amplia a possibilidade de uso de dinheiro público pela legendas e esvazia os mecanismos de controle e transparências no uso dessa verbas. O jornal afirma que o texto,que conta com o apoio de varias legendas no Congresso,foi aprovado pelo plenário da Camara por 263 votos a 144 na ultima semana.
A reportagem afirma que o Senado tentou vota-lo a toque de caixa na quarta feira (11),mas a pressão de entidades da sociedade civil e de alguns parlamentares forçou o presidente da Casa,Davi Alcolumbre  (DEM AP),a adiar a análise para a próxima terça feira (17).
“Trata-se do maior retrocesso desde a redemocratização em termos de transparência e integridade dos partidos políticos “ afirma o cientista político do movimento transparência partidária.

Á você que está me lendo eu digo: Eu estive na Suíça e na Itália em 2013,e digo com absoluta certeza,esses dois países  são estado muito mais decentes e civilizados do que o estado brasileiro. O principal motivo? Os parlamentares desses países estão na política para servir e não para serem servidos pelo estado.
Sim caro (a) leitor (a): Na Suécia,os parlamentares ganham bem pouco,andam de ônibus,cozinham sua própria comida,lavam e passam suas roupas e são tratados por você . Na Suécia,os parlamentares desconhecem completamente as mordomias dos parlamentares brasileiros e também o tratamento por “vossa excelência”,os parlamentares suecos não aumentam os próprios salários e tão pouco fazem do parlamento um meio de sustento.
O sistema parlamentar sueco é baseado em três pilares: Transparência,educação e igualdade.Por um mundo tão diferente do nosso,isso é uma realidade que poderia causar incredulidade total no eleitor brasileiro de uma forma geral.
As mordomias excessivas do parlamento brasileiro fazem com que o Brasil esteja muito longe de ser chamado de um país civilizado. Na Suíca e na Itália,por exemplo,os políticos não tem mordomias,e não fazem da atividade parlamentar um meio de sustento.Eles tem a sua própria profissão,além de não terem metade das mordomias dos nossos “representantes”.
Talvez essa seja a revolução tão necessária para um país que é considerado uma das dez economias do mundo, uma revolução desse tipo se faz extremamente necessária para que o estado brasileiro se torne verdadeiramente republicano.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7



quinta-feira, 12 de setembro de 2019

A conclusão de pesquisas cientificas.


Segundo a matéria de hoje do Portal G1 da  Rede Globo,o principal projeto do governo federal de pesquisa cientifica,o Sirius,em Campinas,interior de São Paulo,não ficará completamente pronto até o fim de 2020,conforme previsto inicialmente.
O veiculo destaca na reportagem,que com a maior e mais complexa infraestrutura da área já construída no Brasil,o projeto recebeu até setembro repasse de R$ 75 milhões dos 255,1 milhões previstos para 2019 – 29,4 % do total . Do valor repassado,R$ 50 milhões foram gastos.
O portal afirma na reportagem,que o Sirius é um laboratório de luz síncroton da quarta geração,que atua como uma espécie de “raio x superpotente” que analisa diversos tipos de materiais em escalas de átomos e moléculas.Atualmente  há apenas um laboratório da quarta geração de luz síncroton operando no mundo : O MAX IV  na Suécia.
O G1 também afirma,que no Brasil,essa tecnologia só está disponível em equipamentos de segunda geração,em funcionamento há trinta anos.

Á você que está me lendo eu digo : Apenas 18 % da população adulta brasileira tem o nível superior completo,nesse quesito,estamos atrás da Argentina,que tem 30 % da sua população com o nível superior completo.
Se quisermos recuperar a renda perca pita que tínhamos em 2014,o caminho para o Brasil é investir em educação. O conceito de tecnologia e da industrialização está avançando está avançando cada vez mais,e sem um investimento em educação,não há a menor perspectiva do Brasil superar a crise econômica.
Quanto mais alta for a qualificação da mão de obra,mais produtiva se torna a população,consequentemente as pessoas adquirem maior poder de compra e tendem a consumir mais.Em um país aonde milhões e bilhões vão para paraísos fiscais,não se investe adequadamente no capital humano,como por exemplo na Suíca e na Itália,que são países em que eu visitei em 2013.
O Japão superou uma grave crise econômica após a segunda guerra mundial investindo maçiçamente em educação,e no capital humano.A população japonesa passou a ser mais qualificada,e consequentemente mais produtiva para que a roda da economia japonesa girasse cada vez mais rápido. O Brasil é considerado uma das dez economias do mundo,mas,entretanto,poderia ser uma potencia econômica se investisse adequadamente em educação,e assim,aprimorando o capital humano,como fazem as maiores potencias econômicas do planeta.


E assim infelizmente caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Má noticia para o Partido dos Trabalhadores.


De acordo com a matéria de hoje do Portal da Folha de São Paulo,mesmo sem ter sido alvo de buscas ou de outras medidas cautelares,a ex presidente Dilma Rouseff (PT) está no centro das atenções dos trabalhos mais recentes da Operação Lava Jato.
O jornal destaca que as ultimas operações,deflagradas em 23 de Agosto e nesta terça (10),foram concentradas em pessoas diretamente á ex presidente da República,além de tratar do financiamento das suas campanhas presidenciais ,de 2010 e de 2014.
O veículo destaca na reportagem,que as investigações tratam de contratos de Petrobrás como das obras da usina hidrelétrica de Belo Monte,principal bandeira de Dilma no PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento).
A Folha também destaca que batizada de Pentiti (palavra em italiano que significa arrependimento ),essa fase da Lava Jato foi uma referencia as acusações do ex ministro Antonio Palocci,única petista importante a assinar acordo de delação premiada com a Lava Jato.

Á você que está me lendo eu digo :Claro que a ex presidente Dilma Rouseff não é propriamente o alvo da acção. Também é verdade que muitas das delações de Antonio Palocci carecem de provas concretas.
É inegável a força política do Partido dos Trabalhadores, o partido elegeu quatro governadores, 55 deputados federais e 85 deputados estaduais. O PT elegeu o maior número de governadores e a maior bancada da camara dos deputados na ultima eleição.
Mas,entretanto,é inegável que o antipetismo se tornou uma barreira para o partido. Foi exatamente o antipetismo que ajudou a eleição de Jair Bolsonaro á Presidência da República.Portanto,cabe uma certa autocrítica do diretório do Partido dos Trabalhadores em relação a fatos graves envolvendo lideranças do partido.
Apesar do capital político de respeito que o Partido dos Trabalhadores possui no país,a barreira do antipetismo precisa ser superada,e isso requer uma certa capacidade de autocrítica do diretório petista.



E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7