O presidente da República, Jair Bolsonaro, chegou em Bagé, na Região da Fronteira do Rio Grande do Sul, nesta sexta-feira (31), para participar do lançamento de um condomínio popular construído com recursos federais. O presidente desembarcou em Porto Alegre, em um avião presidencial, e pegou outra aeronave para se deslocar até a cidade, segundo a informação do Portal G1 de Rede Globo nesta tarde.
Jair Bolsonaro desceu do avião usando máscara, mostrou uma caixa do remédio cloroquina para as pessoas que o aguardavam, e as cumprimentou apertando a mão. O medicamento, associado pelo presidente à Covid-19, não tem eficácia comprovada contra a doença, segundo diversos estudos científicos, segundo o relato do Portal.
Bolsonaro saiu de Brasília em um avião com outros políticos. Entre eles estavam o prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB); e os deputados federais Mauricio Dziedricki (PTB), Ubiratan Sanderson (PSL), Daniel Trzeciak (PSDB) e Bibo Nunes (PSL). Nas redes sociais, o grupo publicou fotos dentro do avião em que aparecem uns próximos dos outros e muitos não usavam máscaras, seguindo informou a reportagem na tarde de hoje.
Por volta das 12h45, Bolsonaro visitou a escola cívico militar Militar São Pedro, a primeira do Brasil a aderir ao programa. Participaram da solenidade, além do prefeito da cidade, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, segundo o relato do veiculo.
Depois, o presidente deve visitar o 3º Regimento de Cavalaria Mecanizado, às 13h, sem previsão de transmissão, segundo informou o G1 na tarde de hoje.
Este é o segundo dia que Bolsonaro participa de eventos públicos depois de se recuperar da Covid-19. Nesta quinta-feira (30), o presidente esteve no Piauí e na Bahia. Bolsonaro divulgou que testou positivo para o novo coronavírus no dia 7 de julho. No último sábado (25), ele anunciou que não estava mais com a doença, após se submeter a um novo teste, segundo o Portal na tarde desta sexta feira (31).
No aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí, o presidente montou em um cavalo, em meio a uma aglomeração de apoiadores, e tirou a máscara que usava no rosto, após descer do avião presidencial, ainda na área externa do terminal, segundo informou a reportagem do G1.
Ele tocou nas mãos das pessoas presentes, e ainda pegou em um microfone para falar com a multidão. O uso de máscaras é obrigatório no estado do Piauí, por decreto estadual, de acordo com o relato da reportagem.
No evento do Rio Grande do Sul, Bolsonaro deverá participar da entrega de 1.164 moradias, construídas pelo programa de habitação popular do governo federal, com investimento de R$ R$ 87,3 milhões, segundo o G1.
São quatro empreendimentos, todos destinados à famílias de baixa renda. Além de Bolsonaro, deve participar do lançamento o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, segundo o G1.
A você que está me lendo eu digo : O populismo é um conjunto cientifico de ordem politica, que significa o "apelo ao povo". Cientificamente falando, não existe um definição exata para o termo em si. O termo populismo surgiu no século XIX, obtendo diferentes significados desde então. No entanto, no conceito histórico e cientifico, são poucos os políticos que se assumiram como sendo populistas.
Historicamente, a filosofia e as ciências sociais, por exemplo, definem o populismo com diferentes formas técnicas. O Populismo também é estudado de diferentes formas entre os países com contextos políticos muito diferentes.
Historicamente , o populismo se tornou comum na América Latina á partir de 1930. O populismo nessa época foi associado a industrialização ,a urbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas, que concentravam firmemente o poder político na mão de aristocracias rurais. No Brasil, a gênese do populismo esta ligada à Revolução de 1930, que derrubou a República Velha oligárquica e colocou no poder Getúlio Vargas, que viria a ser a figura central da política brasileira até seu suicídio, em 1954.
O populismo de direita é uma ideologia política que rejeita o consenso político atual e muitas vezes combina laissez-faire, etnocentrismo e antielitismo. É considerado populismo por causa de seu apelo ao "homem comum" em oposição às elites. Populismo de esquerda é uma ideologia política que combina a retórica e os temas da esquerda e do populismo. Normalmente concentra sentimentos antielitistas, oposição ao sistema e afirma falar em nome do "povo comum.
Jair Bolsonaro foi eleito com um forte apelo moralista para uma parcela dos brasileiros. A corrupção escancarada envolvendo PT, MDB e PSDB, fortaleceu o extremismo do ex capitão, como a volta de um imaginário conceito de moralidade institucional. O Brasil que sempre teve um Social Democracia com uma marca da redemocratização, aderiu á um extremismo politico, acreditando em uma suposta volta a moralidade. Ou seja : Seria o Presidente Jair Bolsonaro um populista de extrema direita ? Ou não ? Eis a questão.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário