terça-feira, 4 de agosto de 2020

Capitalismo, Cobiça e suas Maravilhas.

O capitalismo, também conhecido como economia de livre mercado ou economia de livre empreendedorismo, é um sistema econômico onde os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado.
Desde a antiguidade a ambição sempre fez parte da natureza humana. Lendo livros de sociologia psicologia e também economia nas várias bibliotecas na faculdade , consegui compensar um pouco a infelicidade que tive por não ter estagiado nessa área. Diante disso, navegando nas minhas leituras começo a pensar e a me perguntar se o universo capitalista não alimenta a cobiça do ser humano, embora eu queira deixar claro que a corrupção também existe nos países socialistas ok .Talvez foi isso que corrompeu o ex ministro Antônio Palocci ,até o começo do ano 2000 ele era um médico sanitarista de Ribeirão Preto ,talvez ele ganhasse por mês algo em torno de R$ 4 ou 5 mil reais á quem estiver lendo nesse momento eu digo que é um belo salário, segundo o que averiguei apesar disso Palocci tinha até o começo do ano 2000 algo em torno de R$ 2 mil em conta corrente ,claro que se todos nós formos resilientes e dedicados naquilo que escolhemos fazer e exercer na nossa vida ,podemos ter belos ganhos estáveis como os do ex ministro Palocci como médico ,isso amigos (as) inclui se formos amorosos e sublimes como gerentes, supervisores (as) ,jornalistas ,radialistas, psicólogos (as) ,médicos (as) ,enfermeiros (as) ,biomédicos (as),taxistas ,motoristas de uber ,professores (as),economistas ,administradores (as),contadores (as) ,advogados (as) ,etc... mas no entanto amigos e amigas que estão me lendo agora ,por mais que você faça sua profissão com dedicação e afinco você jamais terá a fortuna e nunca será o dono do poder ,como aqueles que possuem certos dons que os destacam da multidão ,como Messi ,Neymar ,Ibra,Ronaldo,Romário,Zidane, ,Senna,Piquet,Prost,Schumacher ,Fangio,Faustão etc... você jamais estará no topo da piramide do sistema como os citados ,isso não importa o quanto você amigo (a) seja bom e esforçado naquilo que você escolheu fazer na sua vida, seja lá o que for.
Amigos e amigas, percebem que não estou dizendo que devemos justificar ou concordar com a corrupção, com o crime, com a imoralidade e a canalhice. Nada justifica a corrupção e podridão existente no Brasil desde á época do seu descobrimento chegando até os dias de hoje, isso merece cadeia sem choro e nem vela . Amigos e amigas o privilégio e a fortuna para quem trabalha e cursa uma faculdade são coisas para pouquíssimos privilegiados. A maioria das profissões de nível superior não paga o salário que recebe, por exemplo, um gerente local ou até mesmo um gerente regional de uma grande rede de varejo talvez .
Tenho navegado nessas leituras nos meus dias de folga, desde o quarto semestre do curso. Nesses dois últimos anos em que andei mergulhado nessas leituras venho refletindo que não é tão fácil assim se chegar a alguma fortuna, de maneira licita. A não ser para uns poucos privilegiados que não alimentam essa cobiça exacerbada pela fortuna a qualquer custo. Claro que, em muitos casos a corrupção ajuda bem mais, graças ao fator da impunidade que reina há séculos em nosso país, e que no Brasil a corrupção é de certa forma o reflexo da sociedade. .
Mas às vezes me pergunto o que acontece quando um ser humano se vê tentado a fazer fortuna de qualquer forma. Será que a corrupção já não vem sendo alimentada desde cedo no intimo das pessoas? Será que o capitalismo, mostrando os favores da fortuna para alguns privilegiados não acaba alimentando essa praga da corrupção nos países?
Será que algumas vezes o capital não distorce a moralidade das pessoas? Até que ponto o sistema capitalista alimenta essa ambição e a cobiça de algumas pessoas pela fortuna que poderá até não chegar nunca? Amigos e amigas, essa reflexão é resultado quase dois anos de muita leitura sobre a Psicologia, História, Economia e as Ciências Sociais , durante os 4 anos e meio em que cursei Jornalismo na FIAM, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016. Até que ponto o capitalismo selvagem alimenta a ambição e a cobiça do ser humano? Talvez essa reflexão nunca tenha fim. Talvez quanto mais se leia, mais se escreva a respeito, mais difícil ficará o encontro dessa resposta tão importante.
No capitalismo as maravilhas da fortuna são para poucos. Já o trabalho assalariado pela sobrevivência é o que resta para a maioria de nós seres humanos. Até que ponto o capitalismo selvagem alimenta a ambição e a cobiça do ser humano? Talvez essa reflexão nunca tenha fim. Talvez quanto mais se leia, mais se escreva a respeito, mais difícil ficará o encontro dessa resposta tão importante. Talvez toda essa reflexão não tenha fim.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Elo 7


Nenhum comentário:

Postar um comentário