sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Democracia, Superioridade e Machismo.

 O único regime, já escrevi aqui, em que tudo pode é a tirania. Assim é para o próprio tirano e para os seus amigos. A democracia tem interdições. E aí está o busílis. A ascensão da extrema direita populista, ancorada nas redes sociais, traz um desafio. Não raro, sólidas reputações liberais, inclusive neste jornal, confundem, por exemplo, a prática de crimes com a liberdade de expressão, pedra angular da civilidade. E tal confusão é um caminho muito curto para que se tome a liberdade de expressão por um crime.

Assim tem sido nos Estados Unidos, no Brasil e em toda a parte em que a democracia ainda resiste. O momento é delicado. O sistema tem sido refém de uma leitura liberticida de suas próprias premissas. Há uma pergunta, que não é recente, mas que está ainda a pedir resposta adequada: a democracia deve tolerar a ação daqueles que se aproveitam de suas garantias para solapá-la caso cheguem ao poder?

Uma nota sobre o caso Mariana Ferrer, que também atine à democracia: "estupro culposo" é uma senha para um estado de coisas. O tipo penal não existe. Mas é preciso que os tribunais não atuem como se existisse. Nem preciso entrar no mérito da sentença ou do cometimento ou não do crime para apontar o que está estupidamente errado no que se viu -- e eu me refiro à íntegra do vídeo.

Um tribunal julga o réu --culpado ou inocente--, não a vítima. Ou estaremos de volta aos tempos da heroicização de Doca Street e da demonização de Ângela Diniz. Escrevi e sustento: mais grave do que o "estupro culposo" é o "estupro por merecimento", já que "ela" tira fotos sensuais ou tem um estilo de vida que intimida a macharia que se sente acuada pela história. Há os que não suportam democracia e mulheres. Para estes, não são coisas de macho.  O relato é do jornalista Reinaldo Azevedo, hoje sexta feira (5), no Portal UOL.


Á você que está me lendo eu digo. Patriarcado é um sistema social em que homens mantêm o poder primário e predominam em funções de liderança política, autoridade moral, privilégio social e controle das propriedades. No domínio da família, o pai mantém a autoridade sobre as mulheres e as crianças.
Caro (a) leitor (a) : Conforme eu disse ontem, a democracia, na sua essência, não aceita a intolerância. O caso o caso Mariana Ferrer, atenta violentamente contra o principio democrático. A sociedade brasileira, é extremamente machista, na acepção da palavra.
Veja bem leitor (a), jamais serei idiota em negar as conquistas das mulheres nos últimos 100 anos de história. Desde o ultimo século, as mulheres vem fazendo toda a diferença, conquistando seus espaços em uma sociedade machista.
Mas, entretanto, nossa mentalidade machista como sociedade,  brasileiro, ainda vê a mulher como um objeto de dominação masculina. Quando eu digo patriarcado, me refiro especificamente a cultura do estupro no Brasil.
A fala do economista Rodrigo Constantino, apenas reflete a visão distorcida que os homens brasileiros tem do feminismo. Sim leitor (a): Eu estive na Suíça e na Itália em 2013, os suiços e italianos, que falavam português, foram unanimes em me dizer que o feminismo é um movimento intelectual, que busca a igualdade entre homens e mulheres, pelo empoderamento feminino.
No Brasil, eu ouvi respostas como " As feministas são mocreias", " As feministas são mulheres mal amadas, odeiam homem, odeiam casamento, odeiam união estável". Ou então " Feministas são piranhas, que querem subverter a mulher decente, quer subverter a família". O Brasil é sim, um país antidemocrático e machista. 
Caro (a) leitor (a), você que me acompanha no blog, já leu artigos em que eu abordei o conceito histórico do feminismo. Para o patriarcado brasileiro, democracia não é coisa de macho. Em um país machista, a culpa pelo estupro é sempre da vitima, nunca do agressor.
Um país antidemocrático, diz que a mulher é quem provocou o estupro. Um país antidemocrático, justifica sim o "estupro culposo". Esse conceito, apenas revela o quanto a democracia brasileira, não é tão amadurecida quanto muitos dizem. Infelizmente.

E assim caminha a humanidade.


Credito da Imagem :Jornal Estado de São Paulo


Resultado de imagem para feminismo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário