terça-feira, 1 de dezembro de 2020

O armamento da população no Brasil.

 No Brasil, o Estatuto do Desarmamento é uma lei federal, derivada do projeto de lei nº 292, de autoria do então senador Gerson Camata, que entrou em vigor no dia seguinte à sanção do então presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 23 de dezembro de 2003.

O Brasil tem sérios problemas de segurança, e também sérios problemas de desigualdades sociais. Os grandes centros urbanos, sempre conviveram com a violência, pelo menos desde de que eu acompanho o noticiário desde criança. De fato, o Brasil tem sérios problemas com a segurança nas grandes metrópoles.

Contudo, é ingenuidade pensarmos que as armas vão resolver o problema. Desigualdade social é a distância que separa as classes sociais mais ricas das mais pobres. Esse é um problema enfrentado em larga escala no Brasil e no mundo. O termo desigualdade social é um conceito sociológico e econômico que designa a diferença existente entre as classes sociais.

Caro (a) leitor (a), a violência no Brasil, é algo muito mais complexo do que apenas armas. A insegurança no Brasil, criou uma narrativa de que a pobreza se combate com as armas. Eu estive na Suíça em 2013, a criminalidade no país é baixa, porém, a realidade socioeconômica dos suíços é diferente da nossa aqui no Brasil.

As oportunidade educacionais no Brasil são para poucos. O Brasil tem sim, um sério problema de concentração excessiva de renda. Muitos jovens das periferias, são capitados pelo mundo do crime por falta de oportunidade educacionais. Países com baixo nível educacional, também tendem a ter mais problemas com a violência.

Não há outra consequência em relação a violência, em um país aonde os jovens das comunidades tem pouquíssimo acesso as oportunidades educacionais. Países socioecomicamente desiguais, tendem a gerar mais violência.

Portanto, o armamento da população não resolve o problema da insegurança. Ao contrário. Um país com  a nossa realidade socioeconômica e educacional, não tem uma população psicologicamente preparada para utilizar uma arma de fogo. Nos Estados Unidos, é comum constatarmos nos noticiários, cidadãos norte americanos cometendo homicídios banais. E olha que os Estados Unidos são uma superpotência mundial . O que dirá no Brasil ?

O Brasil precisa investir em educação. O Brasil precisa de politicas publicas, para pelo menos minimizar as desigualdades educacionais entre os mais vulneráveis. Armar a população  com a realidade do Brasil, é promover o Velho Oeste no nosso país.

A realidade brasileira torna inviável armar a população. A população brasileira não tem o preparo necessário para utilizar uma arma de fogo. Isso é pura bobagem.



Imagem : Site Slyde Player.




A Construção da Desigualdade Racial no Brasil - ppt carregar


Nenhum comentário:

Postar um comentário