quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

O Capitalismo nu durante a pandemia global.

 Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos

A pandemia do novo corona vírus, causou um tombo na economia global. Para você ter uma ideia leitor (a). Na manhã desta quinta feira (03), o dólar está cotado a R$ 5,19 centavos.

No Brasil, nós já vinhamos em uma situação critica, mesmo antes da crise do novo corona vírus. O Brasil já vinha em um desemprego critico, com filas quilométricas por vagas em postos de trabalho.

Contudo, talvez a pandemia global, tenha deixado o capitalismo completamente nu. Os países europeus, adotaram o lockdow para conter a onda alucinada de contaminações nos seus respectivos países.

Argentina e Uruguai, também adotaram quarentenas rigorosas, visando frear o contágio do novo corona vírus. O presidente Jair Bolsonaro, sempre foi um critico do isolamento social, sob a alegação de colapso econômico.

Entretanto, o Supremo Tribunal Federal, cumpriu a Constituição. A Suprema Corte confirmou a competência de governadores e prefeitos nas medidas de combate a doença.

As quarentenas adotadas por governadores e prefeitos, limitaram a determinada capacidade, os funcionamentos de estabelecimentos econômicos. Em São Paulo, por exemplo, o governador João Doria, retrocedeu da fase verde para a fase amarela no plano, nas medidas de flexibilização da quarentena.

Isso causa uma pergunta : Até que ponto o capitalismo não ficou completamente nu na pandemia do novo corona vírus ?. Sim caro ( a) leitor (a). Os  (as)trabalhadores (as), não seriam os motores que sustentam o capitalismo com as suas forças de trabalho ?

O capitalismo se sustenta com a força de trabalho de homens e mulheres ao longo da história mundial. Sem a força de trabalho, o capitalismo e o consumo não se sustentam. As medidas de combate ao corona vírus, nunca deixaram o sistema capitalista tão despido, tão nu.

Os trabalhadores alimentam as riquezas dos donos do capital. O novo corona vírus, talvez tenha deixado o capitalismo desnudo, com nunca se viu ao longo da história mundial. Os donos do capital, precisam de homens e mulheres, com as forças do trabalho, para alimentar os lucros das propriedades privadas dos meios de produção.

Então fica a pergunta : O capitalismo não está nú ? Será que a pandemia global não deixou os meios de produção privada despidos ? Talvez o capitalismo esteja despido. E certamente, como nunca se viu na história contemporânea.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário