quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Os efeitos da pandemia no Brasil.

 Pressionado a resolver a falta de insumos para dar continuidade à vacinação no Brasil, o governo federal pediu a líderes governistas no Congresso para buscar medidas que evitem o eventual hiato de 30 a 40 dias sem vacina, no Brasil.

Esta é a conta desenhada e temida nos bastidores do governo: se o Executivo não resolver o envio de insumos da China para a produção da Coronavac, além dos entraves para receber a Astrazaneca, da Índia, a vacinação no Brasil pode ficar suspensa por um período de cerca de um mês, segundo assessores presidenciais.

Ainda não há previsão de quando o Brasil deverá receber os insumos vindos da China e as vacinas fabricadas na Índia, como mostra vídeo abaixo.

O atraso, se confirmado, será desastroso e vai ampliar o desgaste da imagem do governo junto à opinião pública no tema combate à Covid-19.

Ciente do diagnóstico, o Planalto virou monotemático nos últimos dias: busca saídas jurídicas para ampliar a compra de vacinas, por meio de medidas provisórias, além de discutir com outros fornecedores a oferta de vacinas.

Diferentes fontes ouvidas pelo blog confirmam as estratégias - mas não sabem detalhar o que seriam essas medidas provisórias, tampouco quais fornecedores estão na mira do governo federal.

O governo também está em contato com China e Índia. Governadores de diferentes partidos e estados pressionam o presidente Bolsonaro a assumir pessoalmente a negociação com a China, para garantir os insumos.

Em São Paulo, João Doria cobra resposta do Ministério da Saúde para o fim desta semana. Ao blog, ele disse nesta manhã que “irá à China se necessário”.

O presidente da frente parlamentar Brasil-China, deputado federal Fausto Pinato, disse ao blog que a conta pode “passar” do atraso de 30 dias se o Brasil não mudar sua postura com a China. “Vamos para o final da fila, pode demorar isso mesmo ou passar”.

Ele diz que está em contato diariamente com integrantes do governo na China. “A embaixada não fala muitas vezes o que pensa. São pragmáticos. Não vão nos retaliar. Mas, se não houver acenos, mudanças, vamos para o final da fila. Precisa mudar o corpo diplomático, por exemplo.”

O deputado defende que o presidente Bolsonaro telefone para o presidente chinês. Segundo Pinato, ele tem informações de que há uma irritação com a postura do Brasil com a China.

No governo de São Paulo, nos bastidores, a conta de João Doria e aliados também é essa: sem insumos, a vacinação pode atrasar “até mais” do que 30 dias. A informação é da Jornalista Andréia Sadi, na manhã desta quinta feira (210, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo.


Á você que está me lendo eu digo ; A politica é uma ciência intelectual em que se aplicam as estratégias geopolíticas para um pais administrar seu território. A politica á ciência, enquanto direito, em que se aplica as estratégias governamentais para assuntos internos (politica interna) e assuntos externos (politica externa).
O presidente Jair Bolsonaro teve uma grande chance de se engradecer nesta pandemia do novo corona vírus no Brasil. E isso não era uma tarefa difícil. Bastava que o presidente exercesse a politica para liderar o Brasil nas politicas de combate a crise humanitária do novo corona vírus.
O novo corona vírus é combatido e curado através das vacinas. Contudo, o vicio do extremismo, é curado apenas pela capacidade intelectual do chefe de estado em ter sabedoria e ponderação na condução das politicas de governo. Não é o caso de Jair Bolsonaro.
O presidente sabotou todas as medidas para combater a pandemia no Brasil. O extremismo de Jair Bolsonaro o tornou totalmente cego para a real gravidade da situação. Tivesse a pandemia sido controlada com uma boa quarentena, talvez os danos na economia fossem minimizados.
O presidente Jair Bolsonaro perdeu a chance de sair engradecido na pandemia do novo corona vírus. O atual mandatário brasileiro tem na sua conta aproximadamente 200. 000 mortos na pandemia. E também uma economia em frangalhos.
A falta de bom senso do presidente Jair Bolsonaro impede com que os partidos de oposição cumpram o papel que lhes cabe. Os partidos de oposição são impedidos de ser oposição, pois o próprio Jair Bolsonaro muitas vezes se encarrega de fazer esse papel. O presidente perdeu a chance de se engrandecer como líder nacional no combate a pandemia. Bastava apenas exercer a politica no seu lado intelectual. Mais o presidente brasileiro tem sido o efeito colateral da pandemia no Brasil. Embora eu de a você leitor (a), o direito a ter uma leitura diferente.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Blog da Jornalista Andréia Sadi no Portal G1 da Rede Globo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário