segunda-feira, 15 de março de 2021

A ciência como prioridade.

 A prefeitura de Bela Vista do Paraíso, na região norte do Paraná, decretou lockdown e proibiu a circulação de pessoas e veículos nas ruas por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (15) e vale até 22 de março.

Com população estimada em 15,3 mil habitantes, Bela Vista do Paraíso tem 1.127 casos confirmados e 28 mortes provocadas pela Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A cidade fica a 44 km de Londrina.

O decreto estabeleceu seis atividades essenciais e fechou mercados, permitindo que os estabelecimentos funcionem somente no esquema de delivery. Podem funcionar na cidade:

Farmácias;

Posto de combustíveis;

Serviços de segurança;

Atividades industriais para produção de alimentos ou produtos médico-hospitalares;

Unidades recebedoras de grãos.

Em relação à circulação de veículos e pessoas, a prefeitura estipulou algumas exceções. Confira a seguir:

Compra de medicamentos;

Atendimento médico ou veterinário;

Embarque ou desembarque no terminal rodoviário;

Atendimento de urgências;

Atividade de plantio, colheita ou produção de alimentos;

Prestação de serviços permitidos pelo decreto.

Serviços de comércio e de transporte coletivo municipal estão proibidos.

O decreto também suspendeu aulas, funcionamento de igrejas e academias. A exceção são serviços de saúde, funerários, coleta de lixo, saneamento, assistência social, energia elétrica e telecomunicações.

Ainda, a publicação proibiu a venda de bebidas alcoólicas, inclusive por meio de delivery.

A prefeitura determinou que, além dos mercados, açougues, padarias, restaurantes, distribuidores de gás e outros estabelecimentos que vendem produtos alimentícios funcionem por meio de delivery.

Empresas agrícolas, veterinárias e oficinas podem funcionar apenas para atendimentos de urgência, com portas fechadas e sem atendimento no balcão.

Além disso, bancos e cooperativas de crédito podem ter expediente interno, sem atendimento presencial de clientes. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (15).


Á você que está me lendo eu digo :Um lockdown, ou em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede o movimento de pessoas ou cargas. Os lockdowns também podem ser usados para proteger pessoas ou, por exemplo, um sistema de computação de uma ameaça ou outro evento externo.
Caro (a) leitor (a). Em uma pandemia de saúde global, quem dá as diretrizes são os protocolos científicos. Os médicos e especialistas são unanimes em afirmar que o isolamento social é a unica forma de combater a disseminação do novo corona vírus.
Os países da Europa acertaram em adotar um lockdown para impedir a disseminação da doença. Governos negacionistas somente adotam politicas da caráter genocida contra as suas respectivas populações.
Sim leitor (a). O Brasil contabiliza 278.229 mortos na manhã desta segunda feira. Não me parece admissível um país perder 278 229 vidas durante uma pandemia. Pandemia essa, que teria seus efeitos bastante minimizados, com uma politica nacional no combate a pandemia do novo corona vírus.
Hoje o Brasil não é uma ameaça apenas aos brasileiros. O Brasil se tornou o maior epicentro no mundo em relação as diversas variantes do novo corona vírus. Infelizmente, o Brasil se tornou uma ameaça a segurança global.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Portal G1 da Rede Globo.








Nenhum comentário:

Postar um comentário