A prefeitura de Bela Vista do Paraíso, na região norte do Paraná, decretou lockdown e proibiu a circulação de pessoas e veículos nas ruas por causa do avanço da pandemia do novo coronavírus. A medida entrou em vigor nesta segunda-feira (15) e vale até 22 de março.
Com população estimada em 15,3 mil habitantes, Bela Vista do Paraíso tem 1.127 casos confirmados e 28 mortes provocadas pela Covid-19, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. A cidade fica a 44 km de Londrina.
O decreto estabeleceu seis atividades essenciais e fechou mercados, permitindo que os estabelecimentos funcionem somente no esquema de delivery. Podem funcionar na cidade:
Farmácias;
Posto de combustíveis;
Serviços de segurança;
Atividades industriais para produção de alimentos ou produtos médico-hospitalares;
Unidades recebedoras de grãos.
Em relação à circulação de veículos e pessoas, a prefeitura estipulou algumas exceções. Confira a seguir:
Compra de medicamentos;
Atendimento médico ou veterinário;
Embarque ou desembarque no terminal rodoviário;
Atendimento de urgências;
Atividade de plantio, colheita ou produção de alimentos;
Prestação de serviços permitidos pelo decreto.
Serviços de comércio e de transporte coletivo municipal estão proibidos.
O decreto também suspendeu aulas, funcionamento de igrejas e academias. A exceção são serviços de saúde, funerários, coleta de lixo, saneamento, assistência social, energia elétrica e telecomunicações.
Ainda, a publicação proibiu a venda de bebidas alcoólicas, inclusive por meio de delivery.
A prefeitura determinou que, além dos mercados, açougues, padarias, restaurantes, distribuidores de gás e outros estabelecimentos que vendem produtos alimentícios funcionem por meio de delivery.
Empresas agrícolas, veterinárias e oficinas podem funcionar apenas para atendimentos de urgência, com portas fechadas e sem atendimento no balcão.
Além disso, bancos e cooperativas de crédito podem ter expediente interno, sem atendimento presencial de clientes. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário