segunda-feira, 15 de março de 2021

A democracia e a tolerância .

 A justiça da Bolívia determinou quatro meses de prisão preventiva para a ex-presidente da Bolívia Jeanine Áñez, que foi detida por suspeita de ter conspirado pela renúncia do ex-presidente Evo Morales em 2019. O Ministério Público havia pedido seis meses.

"Me enviam para quatro meses de detenção para esperar o julgamento por um 'golpe' que nunca aconteceu", afirmou Áñez em uma rede social no domingo (14), após ouvir a decisão da juíza Regina Santa Cruz. "Peço à Bolívia que tenha fé e esperança. Um dia, com todos, construiremos uma Bolívia melhor".

A ex-presidente de 53 anos foi detida em sua casa no sábado (13), na cidade de Trinidad, capital do departamento de Beni (a 600 km ao nordeste de La Paz). Ela estava escondida dentro do baú de uma cama box.

Advogada e ex-apresentadora de televisão, Áñez deixou o governo em novembro, após a vitória no primeiro turno de Luis Arce, ex-ministro da Economia de Evo.

O Ministério Público justificou o pedido de detenção da ex-presidente pela suspeita de conspiração para executar um "golpe de Estado" contra Morales, que renunciou em novembro de 2019 em meio a grandes distúrbios sociais após a sua reeleição.

Os opositores de direita e centro denunciaram na época que Morales, que estava no poder desde 2006, havia cometido fraudes na eleição para continuar a governar de maneira ininterrupta até 2025.

Os protestos provocaram um motim policial e um pedido das Forças Armadas para que Morales deixasse o cargo, o que fez o então presidente a renunciar e seguir para o exílio no México (e depois para a Argentina).

Além da ex-presidente, outros cinco ex-ministros e chefes de polícia, civis e militares foram presos. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (15).



Á você que está me lendo eu digo : Politica é o conjunto de estratégias governamentais e geopolíticas que os respectivos países utilizam para administrar seus territórios. Politica é a ciência, enquanto direito, utilizada para assuntos internos (politica interna) e assuntos externos (politica externa). Nos regimes democráticos, a politica se caracteriza pela livre escolha dos governantes, através do voto e militância politica, por meio do sufrágio universal.
Democracia é um regime de governo, em um sistema politico, aonde todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis, exercendo o poder da governança, por intermédio da livre escolha pelo voto e militância politica. A democracia é um sistema geopolítico global, que abrange as condições econômicas, culturais e sociais, que permitem , na sua essência, o exercício livre da autodeterminação politica.

A tolerância é a capacidade social de aceitar as pessoas que pertencem a um grupo social que tenha uma atitude diferente em relação a uma determinada quantidade de pessoas de um determinado grupo em uma sociedade constituída. A tolerância significa a aceitação de diferentes grupos sociais, e também a aceitação de diferentes formas de um mesmo pensamento.
Caro (a) leitor (a). Como eu já abordei em outros posts. Sou defensor da democracia. Sim leitor (a). Como eu já abordei em outros posts. Todo o cidadão deve ter o livre direito do pensamento critico. Todo o cidadão deve sim ter o direito sagrado de discordar da forma de governo. Contudo, sem jamais partir para a violência física ou o radicalismo.
A democracia deve saber conviver com as diferenças. Em uma democracia. Nós não devemos considerar como inimigos aqueles que pensam diferente de nós. Em uma democracia. Os cidadãos não devem ser inimigos por terem diferentes pontos de vista. Diferenças não devem ser motivos de intolerância ou ódio.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Dicionário Online  de Português. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário