Os principais diplomatas dos Estados Unidos e da China tiveram um primeiro encontro da era Joe Biden na quinta-feira (18) e o encontro teve um tom de bate-boca.
"Nós não buscamos conflito, mas saudamos a competição dura, e iremos sempre defender nossos princípios, nosso povo, e nossos amigos", afirmou o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, no início das negociações com seus equivalentes chineses no Alasca.
O secretário de Estado, Antony Blinken, falou ao principal diplomata chinês, Yang Jiechi, e ao conselheiro de Estado Wang Yi em Ancorage que a parte norte-americana discutiria "preocupações profundas" sobre as ações chinesas em Xinjiang, Hong Kong e Taiwan, e também os ataques cibernéticos aos Estados Unidos e a coerção econômica a seus aliados.
"Cada uma dessas ações ameaça a ordem baseada em regras que mantém a estabilidade global", disse.
Yang disse que Xinjiang, Hong Kong e Taiwan são partes inseparáveis do território chinês e que a China se opõe firmemente à interferência dos EUA em seus assuntos internos.
Yang também disse que é necessário abandonar uma "mentalidade de Guerra Fria", e o confronto, e completou:
"A maneira na qual enxergamos a relação com os Estados Unidos é como o presidente Xi Jinping já disse, que esperamos não ver confrontos, conflitos, e sim respeito mútuo e cooperação com os Estados Unidos para que todos saiam ganhando". A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta sexta feira (19).
Á você que está me lendo eu digo : Politica é um conjunto de estratégias geopolíticas que os respectivos países utilizam para gerir seus respectivos territórios. A Politica é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos (politica interna) e assuntos externos (politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegíveis participam da criação e elaboração das leis, exercendo a livre governança, através do sufrágio universal.
A diplomacia é um instrumento de politica externa para o estabelecimento e desenvolvimento de relacionamentos pacíficos entre governos de diferentes países, pelo emprego de intermediários diplomáticos mundialmente reconhecidos pelas respectivas partes. A diplomacia é exercida por diplomatas de carreira reconhecida, envolvendo assuntos de guerra, de paz e comercio exterior. A diplomacia também envolve interações culturais e coordenação da assuntos de relações internacionais.
O imperialismo é um conjunto de ideias, mecanismos e medidas de uma nação, que visa elevar ações de politica territorial, cultural ou econômico sobre outros paises que tem localizações geográficas e estratégicas mais próximas. O imperialismo é a politica de expansão territorial das superpotências sobre outras nações.
Não se iluda leitor (a). Estados Unidos e China travam uma guerra imperialista de expansão territorial. Embora Joe Biden seja um homem mais ponderado que o ex presidente Donald Trump, a disputa territorial entre Estados Unidos e China, certamente continuará nos dias atuais.
Na politica internacional leitor (a), as superpotências econômicas sempre defenderão sua hierarquia nas disputas por novos territórios. É parte do jogo internacional leitor (a).
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário