quinta-feira, 18 de março de 2021

A ciência como prioridade.

 Entrou em vigor nesta quinta-feira (18) em todos os municípios de Pernambuco a quarenta mais rígida implantada pelo governo para tentar reduzir os números de contaminação pela Covid-19 no estado. A medida, anunciada na terça (15), restringe o funcionamento de alguns serviços. Em Petrolina, a primeira manhã de restrições foi marcada por protestos de comerciantes no centro da cidade. O decreto assinado pelo governador Paulo Câmara segue até o próximo dia 28.

Na Avenida Souza Filho, por volta as 8h, era possível ver equipes da Guarda Municipal e da Polícia Militar. As vagas de estacionamento no centro foram interditadas e os agentes de trânsito faziam a fiscalização.

Em frente a uma loja que fica no local, funcionários protestaram contra o fechamento de comércio. O grupo carregava uma faixa com a seguinte frase: “Queremos Trabalhar”. Outra loja que fica no mesmo ponto do centro da cidade, abriu as portas.

Nas portas dos estabelecimentos que estavam fechados, era possível ver informações sobre o atendimento por delivery.

Na quarta-feira (16), empresários e comerciantes de Petrolina realizaram uma carreta contra o fechamento do comércio considerado não essencial.

Em nota, a assessoria do governo de Pernambuco informou que "quem descumprir o decreto poderá ser autuado, interditado e multado, dependendo da infração. As multas vão de R$ 1.000 a R$ 100 mil".

Serviços proibidos

Durante a quarentena, ficam proibidos de funcionar:

bares e restaurantes;

shoppings e galerias comerciais;

escritórios comerciais e de prestação de serviços;

óticas;

salas de cinema e teatros;

academias;

salão de beleza e similares;

comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha

branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho;

escolas e universidades (públicas e privadas);

atendimento ao público nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Expresso Cidadão;

práticas e competições esportivas, individuais ou coletivas, profissionais ou voltadas ao lazer (com exceção de jogos de futebol profissionais, que podem ocorrer sem público nos estádios).

operações de atracação de cruzeiros e outras embarcações de passageiros de grande porte.

De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Petrolina na manhã desta quinta-feira, o município tem 18.189 registros da Covid-19, com 16.145 curas e 237 mortes causas pela doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI na cidade está em 95%. O estado de Pernambuco contabiliza 323.176 diagnósticos confirmados da doença e 11.510 óbitos. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (18).


Á você que está me lendo eu digo :Epidemia é a manifestação coletiva de uma doença que rapidamente se espalha, por contágio direto ou indireto, até atingir um grande número de pessoas em um determinado território e que depois se extingue após um período.
Uma pandemia é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, todo o planeta Terra. Essas foram as explicações técnicas, do meu irmão Bruno de Oliveira Ribeiro, que é médico.
Caro leitor (a). Conforme eu comentei no post de ontem, não sou alheio as questões econômicas no Brasil. Sim leitor (a). Você que me acompanha no blog, certamente já leu posts aonde eu comento minha preocupação com os danos que a pandemia do novo corona vírus vai causar na economia brasileira.
Sim leitor (a). Como um cidadão brasileiro, não sou alheio as questões econômicas. A questão é que na manhã de hoje, o Brasil soma 284 775 mortos na pandemia do novo corona vírus.
Em uma pandemia como a que estamos vivendo, a prioridade absoluta é a medicina e a ciência. Sim leitor (a). Em uma pandemia, a saúde e a vida vem em primeiro lugar. Ou seja. A atitude do governo do estado de Pernambuco está correta. A prioridade nesse momento é diminuir a perda de vidas e minimizar o colapso nos sistemas de saúde. 

E assim caminha a humanidade.

Imagens : Portal G1 da Rede Globo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário