A técnica de laboratório Najhara Noronha, de 36 anos, estava em casa, em Brasília, na quarta-feira (17), fazendo uma prova online da faculdade, quando foi surpreendida com um e-mail. Segundo ela, vizinhas pediram que a moradora do Sudoeste não transitasse nas áreas comuns do prédio com roupas de academia e "shortinhos".
A notificação, com o título "Solicitação de vestuário apropriado", foi assinada pelo "Conselho de Mulheres" do condomínio. O texto pede que Najhara não use "vestes que não sejam bermudas ou roupas mais adequadas". A justificativa, é que a vizinha estava fazendo os casais se sentirem constrangidos.
A moradora conta que após receber o e-mail procurou dois funcionários do prédio, que não souberam informar de onde saiu a mensagem, e nem falar sobre a existência de um Conselho de Mulheres. Najhara diz que, então, acionou um advogado "para analisar o caso", e o síndico – que, segundo ela, até a manhã desta quinta-feira (18) não havia respondido.
O G1 também não conseguiu falar com o síndico do condomínio até a última atualização da reportagem.
Najhara diz que mora no local há um ano e cinco meses, e que usa pouco as áreas de convivência. "Circulo apenas quando saio pra praticar esportes", explica, ao se declarar surpresa com o e-mail. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta quinta feira (18).
Á você que está me lendo eu digo : O moralismo é uma doutrina que afirma ser a um valor universal e necessário para a percepção da realidade, em detrimento de demais valores.
O moralismo é a ação de manifestar através da ação e palavras, uma preocupação demasiada com as questões de teor moral. Os moralistas demonstram um alto juízo de valor e extrema intolerância para com os demais valores na sociedade.
O moralismo é a percepção de uma moral irrefletida, que separada do sentimento moral, se baseia em considerações normativas tradicionais . Os moralistas julgam uma situação uma situação á partir de determinadas considerações, sem ter a devida a atenção com a eventual complexidade com seus elementos constituintes. Segundo dados do site politize.
Tolerância é a capacidade de uma pessoa de aceitar um individuo diferente de um determinado grupo ou sociedade.
Na literatura social, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tenha normas e comportamentos de seu próprio grupo. A tolerância á garantia de aceitação e liberdade de expressão entre grupos de diferenças comportamentais e sociais dentro de uma sociedade constituída. Tolerância se define na aceitação e tolerância de alguém que não concorde com o ponto de vista vigente em determinado grupo.
A intolerância é a incapacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social que tenham pontos de vista e comportamentos distintos de determinadas pessoas ou grupo social. No pontos de vista social, a intolerância é a incapacidade de aceitação de pessoas e grupos sociais com pontos de vista diferentes de determinados grupos.
Um dos graves defeitos do moralismo, é justamente a intolerância. Sim leitor (a). Os moralistas são muitas vezes intolerantes em relação a outros valores universais. Uma pena.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Portal G1 da Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário