sábado, 8 de maio de 2021

A força da extrema direita após 2022.

A Politica é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Politica, é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( politica externa) e assuntos internos ( politica interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, participam da politica na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na politica, seja através do voto, do pensamento critico e de sua militância politica, por meio do sufrágio universal.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos exercem o poder da governação, por meio do pensamento intelectual e critico, por meio do sufrágio universal.

A extrema direita é o espectro politico do mais alto grau do direitismo no campo ideológico. A extrema direita tem total desprezo por reformas econômicas e sociais das correntes de centro e centro esquerda. A extrema direita tem total aversão as reformas econômicas de bem estar coletivo. A extrema direita tem na sua crença, a hierarquia social, que prega a superioridade de certos grupos em relação a outros. A extrema direita acredita nas praticas de seleção natural entre os indivíduos, seleção natural que poderá ser feita através de práticas genocidas contra grupos considerados inferiores na hierarquia social. A extrema direita é contra qualquer moderação nas politicas interna e externa de um país, a extrema direita prega a destruição das vozes discordantes, através de politicas externas contra o estado democrático.de direito.

A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma politica de centro e centro esquerda no espectro politico, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma politica de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente  de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional , é o espectro politico base dos partidos de  centro, centro esquerda e  esquerda no Brasil, PT, PDT, PC do B e PSOL. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.

A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro politico. Os centristas, na sua essência, também tem características sociais democratas na sua forma de governo.

A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões politicas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro politico, no espectro politico mais moderado do quem em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo económico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita.

Caro (a) leitor (a). Em uma democracia, estamos sujeito a pluralidade de pensamento. Sim leitor (a). Em uma democracia plena, todos os cidadão elegíveis participam em igualdade, através dos seus representantes, na criação, na elaboração e no desenvolvimento das leis. Em uma democracia, todos os cidadão elegíveis, exercem a governabilidade politica, por meio da livre manifestação do pensamento critico, dentro dos limites estabelecidos pela Constituição.

Caro (a) leitor (a). Você que me acompanha no blog, certamente observou no post de ontem, minha abordagem sobre o cenário caótico que passamos a viver no Brasil, no período pós Lava Jato.

Sim leitor (a). A polarização significa divergências de pensamento politico entre duas correntes, no caso a direita e a esquerda. Na polarização politica, as vozes moderadas tendem a perder espaços nas divergências entre correntes politicas.

Mas, entretanto, a democracia é marcada pelo livre exercício do pensamento critico e da liberdade de expressão ( dentro dos limites constitucionais evidentemente).

Sim leitor (a). Acho que ainda teremos um cenário politico caótico no Brasil. Sim leitor (a). Independentemente de termos um presidente de centro ou centro esquerda no Brasil, a extrema direita mostrará sua força.

O presidente Jair Bolsonaro explora as características da pluralidade do pensamento, visando alimentar sua base da apoio no Brasil. Eu posso estar errado leitor (a). Mas, a extrema direita mostrará sua força no Brasil após as eleições de 2022. E isso independentemente do Brasil ter um presidente moderado de centro ou centro esquerda.

Veja bem leitor (a). Não tenho formação em ciências politicas. Longe disso. Minha única formação acadêmica, é o curso de Jornalismo nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Mas, entretanto, baseio minha analise na minha experiência vivida na Suíça e na Itália em 2013. Sim caro (a) leitor (a). Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Nesses dois países, os seus respectivos primeiros ministros, eram governantes de centro.

Ainda assim leitor (a). Eu pude presenciar a extrema direita europeia mostrando sua força em manifestações radicais. E isso em dois países governador por primeiros ministros do centro. E baseado na minha vivencia na Suíça e na Itália, é que eu vejo esse provável cenário no Brasil após as eleições de 2022.

Sim leitor (a). Independentemente do Brasil eleger um mandatário moderado de centro ou centro esquerda, ainda teremos resquícios do cenário politico caótico que vivemos. 

Independentemente de termos um presidente moderado de centro ou centro esquerda no Brasil após as eleições de 2022. Eu acredito que a extrema direita continuará a ser uma realidade no Brasil.

E assim caminha a humanidade. 

 Imagem : Portal UOL.




Nenhum comentário:

Postar um comentário