A Politica é a geopolítica adotada pelos países visando administrar seus respectivos territórios. A Politica, é a ciência, enquanto direito, adotada pelos países para assuntos externos ( politica externa) e assuntos internos ( politica interna). Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, participam da politica na criação , elaboração e no desenvolvimento das leis. Nos países democráticos, os cidadãos elegíveis, são participantes ativos na politica, seja através do voto, do pensamento critico e de sua militância politica, por meio do sufrágio universal.
A democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente, diretamente através de representantes eleitos, na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos exercem o poder da governação, por meio do pensamento intelectual e critico, por meio do sufrágio universal.
A extrema direita é o espectro politico do mais alto grau do direitismo no campo ideológico. A extrema direita tem total desprezo por reformas econômicas e sociais das correntes de centro e centro esquerda. A extrema direita tem total aversão as reformas econômicas de bem estar coletivo. A extrema direita tem na sua crença, a hierarquia social, que prega a superioridade de certos grupos em relação a outros. A extrema direita acredita nas praticas de seleção natural entre os indivíduos, seleção natural que poderá ser feita através de práticas genocidas contra grupos considerados inferiores na hierarquia social. A extrema direita é contra qualquer moderação nas politicas interna e externa de um país, a extrema direita prega a destruição das vozes discordantes, através de politicas externas contra o estado democrático.de direito.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma politica de centro e centro esquerda no espectro politico, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma politica de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional , é o espectro politico base dos partidos de centro, centro esquerda e esquerda no Brasil, PT, PDT, PC do B e PSOL. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro politico. Os centristas, na sua essência, também tem características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões politicas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro politico, no espectro politico mais moderado do quem em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo económico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita.
Hoje leitor (a). Vou abordar o fator Lava Jato no atual cenário caótico em que vivemos. Veja bem leitor (a). Não quero negar de forma alguma a corrupção de PT,MDB, PSDB e os grandes partidos políticos no Brasil.
Sim leitor (a). Tivemos os escândalos de corrupção envolvendo PT e PMDB no governo federal. Assim como tivemos os escândalos do PSDB e demais partidos nos estados da Federação. Não é meu objetivo negar isso ok ?
Vou ser sincero leitor (a). Eu nunca gostei do noticiário politico. Na minha infância, sempre me interessei muito mais pelo noticiário esportivo. Na politica brasileira, temos um sistema patrimonialista de governo. Sim leitor (a). No sistema politico brasileiro, o publico e o privado não se distinguem perante as autoridades. O nosso sistema politico me faz muito mau leitor (a).
Contudo, eu sempre vi o eleitorado brasileiro fragmentado entre o campo centrista e o campo progressista. Desde a minha infancia, eu não me lembro de ter visto o eleitorado brasileiro aderir á uma extrema direita.
Nos governos do ex presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sempre me pareceu claro a fragmentação do eleitorado entre os campos do centro e o campo progressista.
Em 2014, tivemos o fator Lava Jato. Sim leitor (a). Tivemos a corrupção suprapartidária no Governo Federal e nos Estados da Federação. Comecei a presenciar algo que eu nunca havia visto no Brasil.
Um radicalismo politico começou a tomar conta do país. O eleitorado brasileiro, outrora fragmentado entre centro e centro esquerda, começou a aderir ao extremismo politico. Sim leitor (a). Antes do fator Lava Jato, eu nunca havia visto manifestações em favor do AI 5 e do regime militar.
Na postagem de ontem leitor (a), eu comentei sobre a incapacidade do país em fazer valer as leis que já existem. E não mudei de opinião. Em um pais que cumpre o seu estado de direito, não existiria Lava Jato.
O estado de direito brasileiro já prevê punições para a maioria das infrações penais. Eu estive na Suíça e na Itália em 2013. Nesses dois países, as leis do estado de direito são cumpridas. Nesses dois países, não existe Lava Jato, e tão pouco espaços para manifestações antidemocráticas.
O estado de direito é um conjunto de normas jurídicas e institucionais que determinam os impérios jurídicos e democráticos de um país. No estado de direito, todos os cidadãos, assim como todas as autoridades públicas, estão sujeitos ao império do direito e ao império democrático.
Sim leitor (a). O Brasil tem um traço patrimonialista extremamente marcante. Contudo, o nosso país também tem seu império jurídico no seu estado de direito. O cenário politico tão caótico que vivemos no Brasil me conduz á uma seguinte reflexão.
Conforme eu disse na minha postagem de ontem. Está na hora do Brasil fazer valer as leis do seu estado de direito. Em países que cumprem as leis já vigentes no seu estado de direito, não existe e nem existirá Lava Jato. E consequentemente, não haverá espaços para manifestações contra a democracia em nenhum país.
O estado de direito é a melhor arma contra extremismos políticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário