A Polícia Federal decidiu indiciar o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo Jair Bolsonaro (sem partido) no Congresso, pelo suposto recebimento de R$ 10,4 milhões em propinas de empreiteiras entre 2012 e 2014, quando foi ministro de Integração Nacional da ex-presidente Dilma Roussef (PT).
O filho dele, o deputado Fernando Bezerra Coelho Filho, também foi indiciado.
A informação consta em relatório de mais de 300 páginas, enviado ao Supremo Tribunal Federal, com a conclusão do inquérito que investigou os parlamentares.
A PF imputa crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsidade ideológica eleitoral. No mesmo documento, a delegada Andréa Pinho Albuquerque Cunha, responsável pelo caso, pede o bloqueio de R$ 20 milhões na conta dos Bezerra.
A investigação aponta que as propinas teriam sido pagas pelas construtoras OAS, Barbosa Mello, S/A Paulista e Constremac em troca do direcionamento de obras contratadas pelo governo federal no Nordeste, como a transposição do rio São Francisco. De acordo com a PF, há provas "cabais" das irregularidades.
"Com base em todas as evidências coligidas aos autos e devidamente explicitadas nesta peça, concluímos haver provas suficientes da materialidade de diversas práticas criminosas nos eventos investigados neste inquérito", diz um trecho do relatório.
O inquérito foi aberto em 2017, a pedido da Procuradoria Geral da República, a partir das delações de operadores financeiros pernambucanos que entraram na mira da Operação Turbulência. Eles atuariam como intermediários dos pagamentos ao grupo político do senador.
"O recebimento de tais valores ocorreu por um intrincado esquema de movimentação financeira ilícita, como também ocultação de ativos obtidos por meio criminoso, com a crível finalidade de integrar patrimônio adquirido de forma escusa", afirma a PF.
Em nota, os advogados André Callegari e Ariel Weber, que representam Fernando Bezerra e Fernando Filho, afirmam: "A defesa do senador Fernando Bezerra Coelho e do deputado federal Fernando Filho esclarece que o relatório final do Inquérito 4513 não passa de opinião isolada de seu subscritor, que, inclusive, se arvora em atribuições que sequer lhe pertencem, sem qualquer força jurídica vinculante. Essa investigação, nascida da palavras falsas de um criminoso confesso, é mais uma tentativa de criminalização da política, como tantas outras hoje escancaradas e devidamente arquivadas." A informação é do Jornal Estado de São Paulo, na manhã desta quarta feira (08).
Á você que está me lendo eu digo : A extrema direita é o espectro político do mais alto grau do direitismo no campo ideológico. A extrema direita tem total desprezo por reformas econômicas e sociais das correntes de centro e centro esquerda. A extrema direita tem total aversão às reformas econômicas de bem estar coletivo. A extrema direita tem na sua crença, a hierarquia social, que prega a superioridade de certos grupos em relação a outros. A extrema direita acredita nas práticas de seleção natural entre os indivíduos, seleção natural que poderá ser feita através de práticas genocidas contra grupos considerados inferiores na hierarquia social. A extrema direita é contra qualquer moderação nas políticas interna e externa de um país, a extrema direita prega a destruição das vozes discordantes, através de politicas externas contra o estado democrático direito.
A Social Democracia é uma ideologia institucional, que apoia reformas econômicas no estado vigente, visando promover uma justiça social dentro de um sistema de mercado. A Social Democracia é uma política de centro e centro esquerda no espectro político, que envolve um estado de bem estar coletivo, incluindo sindicatos e regulamentação econômica, promovendo uma política de bem estar coletivo e uma democracia representativa. A Social Democracia é uma corrente originalmente de centro esquerda, que não atenta contra as instituições democráticas. A Social Democracia Institucional é o espectro politico base dos partidos de centro esquerda e esquerda no Brasil, PT, PDT, PC do B e PSOL. Os Sociais Democratas, na sua essência, são totalmente contrários aos radicalismos políticos, que ameacem a ordem democrática institucional com ideologias autoritárias contra o estado de direito.
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita.
O pluripartidarismo ou sistema multipartidário, é um sistema de governo aonde três ou mais partidos podem assumir o controle governamental de um país, seja de maneira independente, ou em uma coalizão. Sim leitor (a). Em uma democracia, é legitimo que cada cidadão tenha o direito legitimo de ter suas preferencias políticas.
Sim leitor (a). Esse blogueiro que vos fala nesta manhã, também tem uma determinada preferencia politica, assim você certamente tem a sua leitor (a).. Contudo leitor (a), como jornalista por formação, analiso as coisas com racionalidade, deixando as minhas preferencias pessoais em segundo plano.
É um grande erro analisarmos a corrupção no Brasil levando em consideração apenas as nossas preferencias politicas. Sim leitor (a). Os grandes esquemas de corrupção no Brasil, sempre funcionaram de maneira pluripartidária, desde que eu acompanho os noticiários, ainda em meados da década de 1980.
As grandes negociatas na politica brasileira, sempre aconteceram da maneira multipartidária. E sendo assim leitor (a). Não podemos analisar as negociatas na politica brasileira apenas pelas nossas preferencias politicas.
Sim leitor (a). Em uma democracia, é legitimo que todos nós tenhamos o direito de ter as nossas preferencias políticas. Esse jornalista que vos fala agora, também tem sua preferencia politica, assim como você leitor (a).
Mas temos que analisar as negociatas na politica brasileira com absoluta racionalidade. As grandes negociatas na politica brasileira, não tem ideologia e nem corrente partidária. As grandes negociatas na politica brasileira, sempre foram comandadas por uma estrutura multipartidária leitor (a).
E é um grande erro nós analisarmos as grandes negociatas na politica brasileira tendo a passionalidade das nossas simpatias partidárias. Sim leitor (a). Para analisarmos as grandes negociatas na politica brasileira, é preciso ser menos passional em relação as nossas preferencias políticas, e nos orientarmos sempre por um raciocínio bastante completamente pragmático.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Jornal Estado de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário