quarta-feira, 11 de agosto de 2021

A democracia tão sagrada na civilização.

A politica é a geopolítica que os países adotam para governar seus respectivos territórios. A politica, é a ciência, enquanto direito, utilizada para representatividade de assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos regimes democráticos, os cidadãos elegiveis exercem a atividade politica, através do seu voto e militância, por  meio do pensamento critico no sufrágio universal.

A democracia é um regime politico em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente- diretamente através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Na democracia, os cidadãos elegiveis, exercem  plenamente o poder da governação, por meio do voto, do pensamento critico e intelectual, no pleno direito democrático por meio do sufrágio universal.

O Estado de Direito é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual todos os cidadão de um pais são submetidos ao império do Direito. O Estado de Direito é um império jurídico, que é ligados as normas constitucionais, ao conjunto de leis e aos direitos fundamentais das pessoas. O Estado de Direito estabelece normas jurídicas dentro de um império democráticos, no qual até mesmos os governantes do estado estão submetidos as normas já existentes. Segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena ne Moraes.

Na data de ontem, a Câmara dos Deputados rejeitou a proposta de emenda a Constituição que determina a impressão do voto das urnas eletrônicas.

Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações para a produção de distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos e ideias de pessoas que são noticia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários, segundo as aulas que eu tinha durante o Curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

A linha editorial é a temática que determina a visão de mundo e de sociedade de um veiculo de comunicação. A linha editorial determina seus valores, seus conceitos sobre fatos e noticias que afetam a sociedade no cotidianos do país. A linha editorial serve é a mensagem que um veiculo de comunicação passa aos (as) leitores(as) sobre sua visão em determinadas noticias que afetam a sociedade em algum grau. A linha editorial determina os paradigmas, a construção da sua mensagem, e consequentemente, a forma com a qual um veiculo de comunicação enxerga o mundo. Conforme o meu livro sobre Opinião Pública, do autor Walter Lippmann. 

Sim leitor (a). Como cidadão e como jornalista, eu acredito em uma democracia representativa. Como cidadão e como jornalista, eu acredito em uma democracia aonde haja espaço para as pluralidades de pensamento.

Em uma democracia representativa, existem espaços para progressistas, liberais e também conservadores. Como cidadão e como jornalista, eu acredito na liberdade de livre pensamento e na pluralidade de ideias.

Desde 2014, partidos de centro e centro esquerda, vem sendo desmoralizados pela Operação Lava Jato. A desmoralização dos grandes partidos de centro e centro esquerda, abriu espaço para a radicalização politica no Brasil.

Sim leitor (a). Você, que me acompanha no blog, desde as minhas primeiras postagens ainda em Setembro de 2018, já leu comentários aonde eu me posiciono de uma forma extremamente critica contra a politica tradicional.

Sim leitor (a). Você, que me acompanha desde as minhas primeiras postagens, sabe o quanto eu critiquei a corrupção generalizada nos grandes partidos de centro e centro esquerda. A corrupção suprapartidária, nos conduziu aos tempos insanos no Brasil, desde as eleições de 2018.

Sim leitor (a). Você, que me acompanha desde as minhas primeiras postagens, desde Setembro de 2018, sabe o quanto eu abordei de uma maneira extremamente crítica a corrupção generalizada nos grandes partidos de centro e centro esquerda.

Não sou alheio a sua indignação com a corrupção na politica tradicional leitor (a). Assim como você, este jornalista e blogueiro que vos fala, também deseja ardentemente viver em um pais mais honesto e mais ética. Assim como você, este jornalista e blogueiro que vos fala, também deseja que a Justiça seja implacável na punição aos corruptos, e isso independentemente da corrente política.

Contudo leitor (as), a nossa indignação com a corrupção, não pode ser um salvo conduto para qualquer sabotagem contra a democracia no Brasil.

Sim leitor (a). Assim como você, esse jornalista e blogueiro que vos fala, também deseja acabar com a impunidade aos corruptos ( e isso independentemente da corrente política ok ?).

Entretanto leitor (a), existem limites que não devemos ultrapassar jamais. A indignação com a corrupção, não deve servir de pretextos para apologia ao AI 5 e a intervenção militar no Brasil.

A indignação com a corrupção, não deve servir de salvo conduto para que governantes populistas, atentem contra as instituições democráticas. A indignação com a corrupção, não deve servir de salvo conduto para apologias a regimes ditatoriais ( seja uma ditadura de direita ou de esquerda ok?).

A indignação com a impunidade  e a corrupção, não devem servir de salvo conduto para a agressão a democracia e ao estado de direito no Brasil. Sim leitor (a). A minha indignação com a impunidade e a corrupção, é exatamente a mesma que a sua.

Contudo, como cidadão e como jornalista, não aceito que a indignação com a corrupção e a impunidade, possa servir para que nós façamos apologias a regimes ditatoriais. Sim leitor (a). A indignação com a impunidade, não deve servir para fazermos apologias a regimes ditatoriais, seja de direita ou de esquerda.

A democracia representa a essência da dignidade da pessoa humana. A liberdade de livre pensamento, a imprensa livre e o estado democrático de direito, representam o conceito da sociedade independente e com livre pensamento critico.

Jamais devemos abrir da democracia, do estado democrático de direito e da livre manifestação do pensamento  critico. A democracia é a essência da dignidade da pessoa humana.

E assim caminha a humanidade. 

 

Imagem : You Tube.




Nenhum comentário:

Postar um comentário