sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Minha crença na cidadania.

Uma mulher encontrou uma bolsa com R$ 47 mil reais dentro e conseguiu encontrar a dona para devolver, em Sapé, na Paraíba. Mas ela não sabia quanto dinheiro havia dentro da bolsa. Daiane Silva é diarista e cobra R$ 50 por uma faxina. No último sábado (7), ela estava de folga e passeava com as filhas no Centro da cidade de Sapé, quando encontrou uma bolsa em uma praça. Ela olhou para os lados e não viu ninguém, então decidiu levar para casa.

Quando chegou em casa, Daiane viu que na bolsa tinha documentos, um celular e vários pacotes fechados. Ela pensou que poderia ser dinheiro ou droga, então decidiu nem abrir.

Na segunda-feira (9), começou a pensar como faria para encontrar à dona. Sintonizando no rádio, ela ouviu o anúncio da perda de uma bolsa e entrou em contato com a pessoa para dizer que tinha encontrado.

Daiane chegou a ligar 42 vezes para a dona da bolsa e as ligações não foram atendidas. Mas ela não desistiu. No celular que estava na bolsa, achou o número da mãe da dona e marcou de devolver a bolsa em frente ao Batalhão da Polícia Militar. Escolheu esse local porque estava com medo.

Chegando no ponto marcado, Daiane entregou a bolsa, após confirmar de que era mesmo da mulher, e pediu que a mulher conferisse tudo. Lá, ela foi informada do que eram os pacotes. A dona da bolsa chorou muito e agradeceu. "Eu dei exemplo aos meus filhos", declara Daiane Silva. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta sexta feira (13).


Á você que está me lendo eu digo : Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão devem andar sempre juntos, uma vez que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão.

A Sociedade é uma associação em que varias pessoas compartilham valores culturais é éticos, estando sob um mesmo regime politico e econômico. A Sociedade é uma coletividade em que as pessoas estão sob um mesmo território, compartilhando as mesmas regras de convivência mutua.

A Sociedade é um sistema organizado e ordenando por uma estrutura social, sob regras de convivência harmônica e organizada. A Sociedade é organizada por estruturas politicas e econômicas, Igreja, Estado, Escola, Família etc..., que são instituições que ensinam regras de convivência, formalizando o o repertório de prescrições, formalizando a identidade cultural, estabelecendo as regras para uma convivência harmônica e democrática entre pessoas de diferentes conceitos de identidade, raça e clero.

A Sociedade é uma norma coletiva que estabelece as regras de convivência harmônica, democrática e civilizada entre pessoas de diferentes identidades culturais, de gênero, raça e de diferentes conceitos de pensamento critico. A Sociedade tem o dever de punir pessoas que não cumprem as regras estabelecidas pela estrutura de convívio social e coletivo, estabelecidas as regras da democracia, civilidade e socialização coletiva das pessoas que compartilham uma mesma nação dentro de um território. Isso segundo as aulas sobre ética, da professora, jornalista e doutora Nadini de Almeida Lopes, quando eu cursava o oitavo e ultimo período do curso de Comunicação Social, com ênfase em Jornalismo, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Exemplos assim, me fazem ter a crença de que não errei ao optar por não furar a fila da vacinação contra a Covid 19. Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, nas vagas para PCDS ( pessoa com deficiência).

Como jornalista e cidadão, eu optei pelo caminho da cidadania. Mesmo com tendo deficiência, tomei a minha primeira dose da vacina por idade, como qualquer pessoa. Em um país marcado pela corrupção multipartidária na hierarquia do poder, exemplos assim, me fazem crer ainda mais na cidadania, seguindo os preceitos da sociedade.

Exemplos assim, me fazem crer que eu estava certo, ao me vacinar por idade, mesmo tendo uma deficiência.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário