A economia são as atividades que as pessoas desenvolvem visando a produção, distribuição e o consumo de bens e serviços que são indispensáveis a qualidade de vida e a saúde coletiva da população.
A microeconomia é o estudo econômico que analisa a economia em uma escala menor. A microeconomia estuda questões muito especificas, como empresas, famílias e indivíduos.
A macroeconomia é o estudo econômico muito mais complexo, que analisa a economia de uma maneira muito mais cientifica. A macroeconomia estuda fatores que afetam a economia de um país, a economia de uma região e também estuda fatores que afetam a economia mundial.
No Brasil, a lei de diretrizes orçamentárias tem como principal objetivo, traçar as metas fiscais dos poderes executivo, legislativo e judiciário no território nacional. A lei de diretrizes orçamentárias regulamenta o orçamento publico no Brasil, visando a seguridades social e o investimento em politicas públicas em todo o território nacional.
Caro (a) leitor (a). Como blogueiro e jornalista. É o meu deve cívico avisa-lo, que na manhã desta quarta feira, o dólar está operando a R$ 5,17 centavos no Brasil.
A Organização dos Países Produtores de Petróleo é uma organização econômica e intergovernamental de 13 nações, fundada em 15 de Setembro de 1960 no Bagdá, por cinco países (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela), com sede desde 1965, em Viena na Áustria.
Em Setembro de 1919, os 14 membros da OPEP, representavam aproximadamente 44 % da produção global de petróleo e 81, 5% das reservas de petróleo comprovadas no mundo. Isso da aos países membros da OPEP, uma grande influencia na politica econômica da comercialização do petróleo nos demais países do mundo.
A finalidade da OPEP é coordenar e unificar as politica econômicas de seus países membros, garantindo a estabilização do mercado petrolífero no restante do mundo. A OPEP tem como finalidade, defender seus interesses econômicos no mercado global, regulamentando a politica econômica no comércio petrolífero global e garantindo um retorno financeiro estável e lucrativo aos países membros da OPEP.
A formação da OPEP marcou um ponto decisivo para a soberania econômica e politica dos países produtores de petróleo sobre os recursos naturais. Os países membros da OPEP passaram a desempenhar uma importante soberania econômica no comércio petrolífero global e também nas relações internacionais.
Sim leitor (a). Você, que me acompanha no blog, desde o seu começo em Setembro de 2018, já leu posts aonde eu falo sobre a hierarquia econômica nos países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo no mercado petrolífero.
Na manhã de hoje, o barril do petróleo chegou a U$$ 77,84. Não vou me contradizer ao que já abordei sobre isso leitor (a). A politica econômica dos preços do barril de petróleo, são determinados pelos países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo e não pelos governantes dos demais países do mundo.
Sim leitor (a). Conforme você já acompanhou em outros posts, eu continuo afirmando que a politica econômica do comércio do barril de petróleo, são determinadas pelos países membros da Organização dos Países Produtores de Petróleo. Assim como eu continuo afirmando que os governantes dos demais países do mundo, não tem qualquer influencia sobre os preços dos combustíveis nos seus respectivos países. O Brasil não é uma exceção a essa regra do mercado mundial.
Entretanto leitor (a), as turbulências institucionais que vivemos no Brasil, agravam os efeitos do mercado global na economia brasileira. No Brasil, a alta excessiva do dólar, está associada a desvalorização da moeda brasileira no mercado mundial.
A desvalorização da moeda brasileira em alta escala, acaba puxando a alta do dólar no país, prejudicando o nosso mercado interno. A excessiva alta do dólar, acaba sobrecarregando os custos de produção na indústria nacional. E os altíssimos custos da produção são repassados ao consumidor.
O setor de serviços é o setor da economia que engloba as atividades do comércio e da prestação de serviços essenciais. Veja bem leitor (a). De acordo com as informações do Portal dos Bons Negócios Sua Franquia, com diversos tipos de negócios e tendo a necessidade de investimentos de valor mais baixo, se comparadas as empresas que trabalham com produtos, o setor de serviços representa aproximadamente 70 % do Produto Interno Brasileiro, e é considerado o setor que mais emprega no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (IBGE).
Ainda segundo o Portal dos Bons Negócios Sua Franquia, a indústria foi o setor que puxou mais para baixo o desempenho da economia brasileira. O Brasil precisa encontrar a harmonia entre os poderes da República para viabilizar uma estabilidade econômica.
O setor de serviços no Brasil é o maior prejudicado com as altas dos preços sendo puxadas pela alta desvalorização da moeda brasileira. As turbulências institucionais no Brasil, trazem muitas incertezas em relação a solidez da politica econômica em território brasileiro.
As manifestações antidemocráticas da tarde de ontem, apenas potencializam as turbulências institucionais que tanto prejudicam a economia brasileira.
A estagflação é uma estagnação econômica extremamente agravada. A estagflação é uma grave estagnação econômica, e uma gravíssima recessão, que causa descontrole cambial e altas taxas de inflação no mercado interno.
Não tenho formação em economia. Longe disso. Minha única formação é um curso de Comunicação Social. Mas, ao que me parece, a estagflação é algo assim tão distante no Brasil.
A continuar as turbulências institucionais e a desvalorização da moeda brasileira em alta escala, acho que nós brasileiros corremos o sério risco da economia brasileira entrar em uma estagflação.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Site Suno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário