segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Que se cumpra a Constituição Federal no Brasil.

 O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (Caoe) da Unesp de Araçatuba (SP) está fazendo agendamentos para atendimentos gratuitos.

Podem receber atendimento pacientes com grau moderado ou grave de alterações neurológicas associadas ou não à deficiência intelectual e múltipla.

O Centrinho, que recebe pacientes de quase 470 municípios, atendia apenas casos de urgência e emergência desde maio do ano passado devido à pandemia da Covid-19. Em agosto de ano, os atendimentos foram normalizados, mas é necessário fazer agendamento para evitar aglomeração.

As consultas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no campus na Unesp de Araçatuba. Os agendamentos podem ser feitos pelos seguintes canais:

Telefones: (18) 3636-2753 ou (18) 3636-2832

WhatsApp: (18) 99752-4475 (apenas mensagens de texto)

E-mail: caoe.foa@unesp.br . A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta segunda feira (18).


Á você que está me lendo eu digo : A pessoa com deficiência é aquela que tem um impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual a interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Segundo as informações do site oficial do Ministério Público do Paraná sobre a Pessoa com Deficiência.

É dever do estado, da sociedade, da família assegurar a pessoa com deficiência com prioridade, a efetivação dos direitos referentes a vida, á saúde, á sexualidade, a paternidade, a maternidade, á alimentação, á habitação, a educação, á profissionalização, ao trabalho, á previdência social, a habitação, e reabilitação. Caberá ao estado e a sociedade assegurar a pessoa com deficiência o direito ao transporte, á acessibilidade, á cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, a informação, á comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos ,á dignidade, ao respeito, á liberdade, á convivencia familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis e outras normas que garantam o seu bem estar social, pessoal e econômico. 

Ou seja. A Constituição Federal também garante nas suas prerrogativas que a pessoa com deficiência tem direito a receber o atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de proteção e socorro em quaisquer circunstancias . Assim como a Constituição Federal também garante as pessoas com deficiência o atendimento em todas as instituições e serviços de atendimento público. Isso segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.

Ou seja. O atendimento as pessoas com deficiência está plenamente garantido na Constituição Federal. E como eu sempre digo leitor (a). Ao atender as pessoas com deficiência, o Brasil está seguindo o que diz a própria legislação do país.

O Brasil deve garantir os cuidados e a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e no atendimento público. Tais garantias são prerrogativas da Constituição Federal.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Portal G1 da Rede Globo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário