domingo, 17 de outubro de 2021

LIVE: "INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"

A pessoa com deficiência é aquela pessoa que tem algum impedimento de longo prazo, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual a interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir a sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Isso segundo a reportagem sobre pessoas com deficiência  no site do Ministério Público do Paraná.
Sim leitor (a). Esse blogueiro e jornalista, que vos fala todos os dias, também é um pessoa com deficiência. A deficiência intelectual apresenta dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas e estabelecer relações sociais, por exemplo.
A deficiência intelectual também compromete a capacidade de argumentação das pessoas. Isso segundo as informações do site nova escola.
Sim leitor (a). Tenho deficiência intelectual. Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Durante 04 anos e meio, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, em uma turma de pessoas sem nenhuma deficiência.
Tive que lutar muito para conseguir acompanhar minha turma na universidade. Sendo uma pessoa com deficiência, eu sei o que é lutar contra limitações físicas, mentais, intelectuais e sensoriais, por exemplo.
É fundamental que nós votemos em governantes que estejam comprometidos com a igualdade e a diversidade ( isso independentemente da corrente política). Cursar a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM), foi muito importante para que eu me integrasse na sociedade.
Eu conclui a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM) em 22 de Dezembro de 2016, com o trabalho sobre a inserção dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho, sob a orientação da jornalista, mestra e doutora Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff.
É dever do estado, da sociedade e da família assegurar a pessoa com deficiência com prioridade, a efetivação dos direitos referentes a vida, a saúde, a sexualidade, a paternidade, a maternidade, a alimentação, a habilitação, a educação, a profissionalização, ao trabalho, a previdência social, e reabilitação.  A pessoa com deficiência terá assegurado o direito ao transporte, a acessibilidade, a cultura, ao desporto, ao turismo, ao lazer, a informação, a comunicação, aos avanços científicos e tecnológicos, a dignidade, ao respeito, a liberdade, a convivência familiar e comunitária, entre outros decorrentes da Constituição Federal, da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo e das leis de outras normas que garantam seu bem estar pessoal, social e econômico. Isso segundo as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
Eu trabalho na Loja Riachuelo do Shopping Ibirapuera, nas vagas para PCDS ( pessoa com deficiência). No meu trabalho diário, luto todos os dias para superar minhas dificuldades intelectuais e sensoriais. 
No vídeo logo abaixo leitor (a), você confere a reportagem sobre a inclusão das pessoas com deficiência no ensino superior.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário