sexta-feira, 5 de novembro de 2021

A necessária igualdade no Brasil.

 A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu início na quinta-feira (4) ao leilão do 5G, a internet de quinta geração. Claro, Vivo e TIM já arremataram os três lotes na faixa de 3,5 GHz (gigahertz ), considerada a principal do leilão, e a abertura dos lances continua nesta sexta (5).

Apesar disso, operadoras de telefonia já fazem propagandas sobre disponibilidade do 5G em algumas cidades e aparelhos compatíveis exibem o ícone dessa rede. Entenda abaixo como isso é possível:

5G DSS

A conexão disponível em algumas cidades brasileiras ainda não é considerada o 5G "puro". Na verdade, se trata do 5G DSS (Compartilhamento Dinâmico de Espectro, da sigla em inglês), que funciona como transição entre a quarta e a quinta geração da rede.

Ela herda o nome do 5G porque é baseada em um protocolo de comunicação definido pelo consórcio 3GPP, que reúne empresas responsável pela padronização global das tecnologias móveis.

Justamente por isso, aparelhos compatíveis com a rede indicam que há conexão com a novidade.

Na prática, essa rede usa as mesmas frequências do 4G com uma velocidade maior, mas não chega a entregar o potencial máximo do 5G, que só será atingido com a instalação de uma nova infraestrutura que entregará o 5G SA (standalone, ou autossuficiente, na tradução para o português).

As frequências são como "rodovias" por onde os sinais caminham. O 5G DSS divide a mesma "rodovia" do 4G. Agora, a Anatel está leiloando as frequências para o 5G SA.

Mais velocidade

A promessa das operadoras que oferecem o serviço 5G DSS no Brasil é de downloads que podem chegar a 500 Mbps (megabits por segundo).

No uso do dia a dia, os valores são menores, mas superam a média da velocidade do 4G, que é de 17,1 Mbps, de acordo com um relatório da consultoria Opensignal de maio de 2021.

A disponibilidade dessa tecnologia ainda é limitada: somente alguns bairros de poucas cidades possuem essa conexão.

Apesar de o 5G DSS não entregar toda a capacidade da quinta geração de redes móveis, ele é importante, principalmente enquanto a nova infraestrutura ainda é instalada. Quando um local não tiver uma cobertura ampla da conexão, o 5G DSS ajudará na continuidade.

5G 'puro'

A instalação da rede 5G SA, que acontecerá após o leilão das frequências pela Anatel, vai trazer as principais características da nova geração de internet móvel. Entre elas está a baixa latência – um tempo mínimo de resposta entre um aparelho e os servidores de internet.

A latência é a responsável pelo atraso que acontece em ligações em vídeo, quando é preciso esperar uns segundos até que a pessoa do outro lado veja e ouça o que falamos.

O 5G SA promete um tempo de resposta quase que instantâneo, que permitirá o avanço de tecnologias como os carros autônomos e a telemedicina. Cirurgias feitas remotamente, por exemplo, serão mais confiáveis quando a rede oferecer um tempo de resposta mínimo.

Ainda existem poucas redes 5G SA ao redor do mundo e mesmo as regiões que contam com essa opção utilizam a tecnologia DSS para dar apoio à infraestrutura inicial da nova rede, segundo a consultoria Opensignal. A informação é do Portal G1 da Rede Globo, na manhã desta sexta feira (05).


Á você que está me lendo eu digo : O Brasil é oficialmente a Republica Federativa do Brasil é o maior país da América do Sul e da região da América Latina sendo o quinto maior país no mundo em área territorial (equivalente a 47,3% do território sul-americano), com 8 510 345,538 km².
O Brasil é um pais continental com 213 milhões de habitantes. A Constituição Federal, concebida em 1988, concebe ao Brasil uma Republica Federativa Presidencialista, formada pela união dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5.570 municípios.
Uma Republica Federativa é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma republica. Uma Republica Federativa é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de estados) e unidos sob um governo federal.
Em uma Republica Federativa. ao contrário do que acontece em ume estado unitário, o direito da auto governo de cada estado da federação está garantido em prerrogativas constitucionais e as decisões dos estados e municípios não podem ser revogadas por uma decisão unilateral do governo federal.
A politica é algo relacionado com grupos sociais que integram uma nação. A politica tem a ver com a direção e administração de nações e estados. A politica é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos externos (politica interna) e assuntos internos (politica interna). Nos países democráticos, todos os cidadão nativos exercem o pleno poder de governança política, por meio do seu voto e do livre pensamento critico na sociedade contemporânea.
A democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegiveis participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis. Em uma democracia, os cidadão nativos exercem o poder politico, com seu voto e o seu livre pensamento intelectual, exercendo a governabilidade politica no sufrágio universal.
No leilão em 2014, foi feita a mesma promessa de que a tecnologia 4G chegaria aos que mais precisam no Brasil. Sim leitor (a). Hoje nós temos muitas pessoas em lugares mais afastados, que sequer conhecem a tecnologia 4G no Brasil.
Em uma Republica Federativa, União, Estados e Municípios, devem agir em conjunto na elaboração de politicas publicas para a população nativa. O Brasil é regido por uma Republica Federativa, formada por 26 Estados e o Distrito Federal.
Segundo a Constituição Federal de 1988, União, Estados e Municípios, tem poderes e competências compartilhadas na implantação de politicas publicas no Brasil.
Sendo assim. União, Estados e Municípios, devem agir em conjunto, visando dar a plena garantia da nova tecnologia 5G a todos os brasileiros, principalmente nos municípios mais afastados.
União, Estados e Municípios, dentro de suas esferas de poder, devem agir em conjunto, para que a nova tecnologia 5G, chegue aos municípios com menor possibilidade de acesso a essas tecnologias.
Conforme determina a Constituição Federal de 1988, União, Estados e Municípios, devem elaborar em conjunto as politicas públicas no Brasil. Conforme a nossa Republica Federativa.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Portal da Industria. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário