sábado, 6 de novembro de 2021

O protagonismo do centrão em alta escala.

 Politica é uma ciência intelectual que tem a ver com organização dos diferentes públicos que integram uma nação. A politica é uma ciência intelectual que é utilizada na organização das nações e estados. A politica é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos países democráticos, os cidadão nativos exercem o poder politico, por meio do pensamento critico no sufrágio universal.

Democracia é um regime governamental em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente -diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis e politicas públicas. Na democracia, os cidadão nativos exercem o poder governamental, através do seu voto, da sua militância, e do pensamento crítico no espirito democrático da organização social.

O centrismo na politica, dentre os conceitos de direita e esquerda, é a posição daqueles que se encontram no centro no aspecto ideológico. Algumas pessoas dizem que existem somente a direita e a esquerda na politica tradicional.

Contudo, dentre os conceitos de direita e esquerda, existe a visão centrista, que é utilizada   pelos moderados. Muitos liberais se encaixam no centro no espectro político, uma vez que defendem pontos considerados de direita pela esquerda tradicional, e por defenderem pontos considerados de esquerda pela direita tradicional.

Um centrista não é um capitalismo extremado e nem um socialista. Os centristas enxergam a necessidade de defender o capitalismo, sem deixar de se preocupar com o lado social. Os centristas alegam que não deve haver extremismos ou intransigência em uma sociedade. Os centristas são caracterizados por serem pessoas conciliatórias e tolerantes.

Os partidos do centro deram as cartas nas eleições municipais em 2020. O MDM conquistou 784 prefeituras, o PSDB 520, o PSD 654, o PP 685, e o DEM 464 prefeituras. Eu acompanho os noticiários desde criança, ainda em meados da década de 1980.

Desde a redemocratização do Brasil em 1985, o centrão sempre exerceu o poder politico no Brasil. O Brasil é um pais com 212 a 213 milhões de habitantes. O Brasil é uma Republica Federativa, formada pela união dos 26 estados, do Distrito Federal e dos 5.570 municípios.

Uma Republica Federativa é uma federação e uma republica Uma Republica Federativa é uma federação composta por um determinado número de regiões com sua autonomia governamental própria e unidas sob um governo federal.

Em uma Republica Federativa, ao contrário do que ocorre em um estado unitário, o direito de auto governo de cada região está garantido por prerrogativa constitucional, e suas decisões não podem ser revogadas por qualquer decisão individual do governo federal.

O centrão sempre exerceu o poder politico no Brasil desde a redemocratização do país em 1985. Nos governos dos ex presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os partido do centrão foram os pilares para a aprovação de projetos governamentais do ex mandatários.

A ex presidente Dilma Rouseff (PT), sofreu o impeachment, justamente por subestimar a força do centrrão, em uma politica pluripartidária como a que temos no Brasil.

Os partidos do centro se fortaleceram nas eleições municipais em 2020. Os partidos do centrão, acabaram se sobressaindo no ranking de prefeituras nas eleições municipais.

O presidente Jair Bolsonaro é totalmente refém do extremismo doentio da sua base eleitoral. Jair Bolsonaro está totalmente fragilizado na crise sanitária do novo corona vírus no Brasil.

Jair Bolsonaro carrega nos ombros, o fardo pesado das 609 mil vidas perdidas para a devastação trágica da Covid 19 no Brasil. Temendo ser responsabilizado por crime contra a saúde pública, Jair Bolsonaro abandonou o discurso moralista da campanha presidencial.

Jair Bolsonaro deu plenos poderes ao centrão no alto escalão do Palácio do Planalto. Contudo, o centrão não se compra. O centrão apenas se aluga em um calculo politico mais pragmático.

Com plenos poderes no orçamento público, o centrão cobra cada vez mais caro de um Jair Bolsonaro  cada vez mais fragilizado. Com plenos poderes sobre o orçamento público, o centrão segue salvando a pele de Jair Bolsonaro, com interesses de manter os plenos poderes em cargos de alta escala no executivo nacional.

A politica brasileira definitivamente não é para amadores. Em uma politica de comando pluripartidário, os cálculos políticos devem ser feitos fora das nossas preferencias políticas.

Conforme eu sempre digo nas postagens leitor (a). Em uma democracia, todos nós temos o pleno e legitimo direitos de termos as nossas preferencias políticas.

Mas, entretanto, não podemos calcular a política brasileira de acordo com as nossas preferencias políticas. Em uma politica que não é para amadores. O raciocínio pragmático se faz absolutamente necessário leitor (a).

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Jornal  Gazeta do Povo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário