segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

A necessária capacidade e sabedoria de um governante em qualquer nação no mundo.

 A Politica é algo relacionado com os grupos sociais que integram um país. A Politica é uma ciência intelectual que tem a ver com a administração de nações e estados. A Politica é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa). Nos países democráticos, os cidadãos exercem o pleno poder politico, através do pensamento crítico, do seu voto e da sua militância.

A Democracia é um regime politico em que todos os cidadãos elegiveis participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder governabilidade através do sufrágio universal. A democracia abrange todas as condições sociais econômicas e culturais que permitem o uso e livre e igualitário da autodeterminação política.

A diplomacia é um instrumento de politica externa para o estabelecimento de contatos pacíficos entre os governos de diferentes países, pelo emprego de diplomatas mutuamente reconhecidos pelas partes. A diplomacia geralmente é empregada por intermédio diplomatas com carreira mutuamente reconhecida, por envolver assuntos de guerra, paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outras organizações. As relações diplomáticas são definidas no plano internacional pela Convecção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961.

O patrimonialismo é característica governamental de um país em que o público e privado não diferem na administração pública. O patrimonialismo é algo comum em países absolutistas.

No patrimonialismo, de fato, a maquina pública de um país, acaba se tornando um patrimônio do seu respectivo governante.

Caro (a) leitor (a). Você, que me acompanha no blog, desde o seu inicio, em Setembro de 2018, já cansou de ler postagens, aonde eu abordo a corrupção suprapartidária de partidos de centro e centro esquerda, reveladas pela Policia Federal desde 2014.

Sim leitor (a). O Brasil tem sim um traço patrimonialista extremamente marcante na sua administração pública. O patrimonialismo brasileiro, cujo não se distingue o público e privado, acaba fazendo com que a maquina pública, se torne de fato, um patrimônio privado de um governante. ( Independentemente de espectro politico ok ?).

O forte traço patrimonialista no Brasil, abre espaço para diversos tipos de corrupção na maquina pública do país. E assim como você leitor (a), eu também fiquei indignado com a corrupção suprapartidária, que foi trazida a luz pela Polícia Federal, desde 2014.

Mas, entretanto, mesmo em um país patrimonialista como o Brasil, somente a honestidade não basta para se escolher um Presidente da República, Governador ou Prefeito ( Seja de     qualquer corrente política ok ?)..

A politica governamental de um país não pode ser conduzida por governos extremistas ( seja de qualquer corrente política). A politica conduzida por governos extremistas, somente levam uma nação a ruína total, nos campo humanitário e no campo econômico.

A política governamental de qualquer país, deve ser conduzida por governantes devidamente preparados para a ciência intelectual que significa conduzir um país. Governos extremistas ( seja de qualquer corrente política), apenas conduzem seus respectivos países e ruina total e absoluta,

Não adiante um governante ser honesto, e esse governante ser machista e homofóbico. Não adianta um governante ser honesto, e esse governante praticar xenofobia e racismo. Não adiante um governante ser honesto, e esse governante lutar para corroer os pilares democráticos do país. ( E isso independentemente do espectro político ok ?)

Portanto, mesmo um país com um traço patrimonialista tão forte como o Brasil, não se pode escolher qualquer governante, seja um Presidente da República, Governador ou Prefeito, apenas pela nossa raiva no pudim.( E isso independentemente do espectro político ok ?).

Não somente no Brasil, mas em qualquer país no mundo, um governante extremista, somente leva um país a ruina total e absoluta. ( Independentemente do espectro político ok ?).

E reforcei tal convicção, quando eu estive na Suíça e na Itália em 2013 .

Independente    de sua corrente política, um governante extremista, apenas conduz  sua nação  a ruína, ao desalento e a desesperança .

Independentemente de corrente política, qualquer nação no mundo, paga um alto preço, quando governada por um extremista político.

A escolha pelo voto não pode ser baseada apenas pela nossa raiva no pudim. Pois governantes extremistas cobram um altíssimo preço em qualquer nação do mundo. ( Independentemente do espectro político ok ?).

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Site Amazon .



Nenhum comentário:

Postar um comentário