Mais uma vez, jornalistas foram agredidos por seguranças do presidente Jair Bolsonaro. Sim leitor (a). Jornalistas da Rede Globo e do SBT, foram agredidos por seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideia e pessoas que são noticia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica a ocupação, aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários.
Politica é algo relacionado a grupos sociais que integram a nação. A Politica é algo que tem a ver com a organização e a administração de nações ou estados. A Politica á ciência, enquanto direito, que é utilizada não somente para assuntos internos da nação ( politica interna), mas também para tratar de assuntos externos ( politica externa). Nos países democráticos, os cidadãos nativos exercem a governabilidade politica, através do voto, da sua militância e do livre pensamento intelectual e critico no contexto social.
Linha editorial é uma política predeterminada pela direção do veiculo de comunicação ou pela diretoria da empresa. A Linha Editorial determina a lógica pela qual uma empresa de comunicação enxerga o mundo, indicando os seus valores, seus paradigmas, que influencia decisivamente na construção de sua mensagem.
A Constituição Federal do Brasil garante a plena liberdade de imprensa e o sigilo absoluto da fonte no exercício do jornalismo. A Constituição Federal do Brasil veda qualquer censura ou embaraço a plena liberdade de imprensa e o acesso a informação.
O presidente Jair Bolsonaro alega estar sendo desrespeitado pela maioria dos jornalistas que criticam seu governo. Contudo, o próprio Jair Bolsonaro, não soube despertar o respeito dos jornalistas que criticam o seu governo.
Se Jair Bolsonaro quisesse ser respeitado pelos jornalistas que o criticam, teria feito por exemplo, uma gestão mais adequada da pandemia do novo corona vírus no Brasil.
Se Jair Bolsonaro quisesse realmente ser respeitado pelos jornalistas que criticam o seu governo, não teria causado 617 mil vidas perdidas para o novo corona vírus no Brasil.
Se Jair Bolsonaro quisesse ser respeitado pelos jornalistas que criticam o seu governo, não teria tentado emplacar medicamentos ineficazes contra a Covid 19 no Brasil.
Se Jair Bolsonaro quisesse realmente ser respeitado pelos jornalistas que criticam o seu governo, não teria feito um discurso golpista para os seus devotos no dia 07 de Setembro.
Se Jair Bolsonaro quisesse realmente ser respeitado pelos jornalistas que criticam o seu governo, teria o mínimo de respeito pelos direitos dos indígenas e dos grupos minoritários no Brasil.
Tenho minhas criticas em relação aos grandes veículos de imprensa no Brasil . Principalmente pela falta de critérios iguais para casos iguais em determinadas questões.
Mas, entretanto, Jair Bolsonaro nunca soube despertar o menor respeito nos jornalistas da Rede Globo, tão pouco soube despertar o respeito dos demais dos jornalistas do demais veículos de imprensa que criticam o seu governo.
Presidentes autoritários não despertam respeito dos jornalistas. Nos Estados Unidos, o ex presidente Donald Trump, também não despertou o respeito da maioria dos jornalistas norte americanos.
Portanto, como jornalista por formação, presto minha solidariedade aos meus colegas agredidos por seguranças e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.
Liberdade de imprensa é um dos maiores pilares da democracia civilizada em qualquer pais no mundo.
O presidente Jair Bolsonaro não pode reclamar de desrespeito por parte dos jornalistas. Pois o próprio mandatário do Brasil jamais fez por onde, desde a sua posse em Janeiro de 2019.
E assim caminha a humanidade.
Imagem : Jornal Diário do Centro do Mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário