domingo, 27 de março de 2022

A necessária reinvenção nos partidos de centro.

 Diante da ofensiva do PSDB para manter o governador Eduardo Leite no ninho tucano, o presidente do PSD, Gilberto Kassab, dobrou a aposta e foi a Porto Alegre nesta sexta-feira (25) para conversar com Leite.

Na reunião, Kassab deixou claro para o político gaúcho que ele teria toda a estrutura necessária para disputar a sucessão presidencial pelo PSD nas eleições de 2022.

Em novembro, o governador de São Paulo, João Doria, foi escolhido nas prévias do PSDB como pré-candidato à Presidência nas eleições de 2022. Leite ficou em segundo lugar. Desde então, o governador gaúcho negocia com os tucanos e com o PSD.

“O Kassab nem parecia o Kassab de tão assertivo que foi”, disse ao blog um integrante do PSD que está acompanhando as negociações.

Essa indefinição de Leite até o último minuto tem deixado cardeais tucanos impacientes. Isso porque o governador gaúcho já convocou coletiva para segunda-feira (28) para anunciar que vai renunciar o restante do mandato. Mas continua conversando com o PSDB e PSB.

“Tudo foi oferecido ao Leite. Mas não vamos entrar no leilão. Ele sabe que terá estrutura no PSDB e será o candidato da terceira via”, disse um influente tucano .

Integrantes do PSDB que estão em conversa com Leite asseguraram que ele seria o candidato no lugar de João Doria (PSDB-SP). Mas até o momento, ninguém conversou com o governador paulista. Doria tem deixado claro que não desistirá da candidatura presidencial. A informação é do Jornalista Gerson Camarotti, no seu blog, no Portal G1 da Rede Globo.







Á você que está me lendo eu digo :  A Politica é a arte de governar. A politica é a arte intelectual de organizar  os diferentes grupos sociais que integram uma sociedade como um todo. A Politica, é a ciência, enquanto direito, que é utilizada para assuntos internos ( politica interna) e assuntos externos ( politica externa).
Nos países democráticos, os cidadão nativos exercem o poder politico, através do seu voto e do livre pensamento intelectual no sufrágio universal.
Democracia é um regime em que todos os cidadão elegiveis participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis que irão vigorar no país. Em uma democracia, os cidadão elegiveis exercem  o poder da governabilidade no âmbito democrático, no âmbito social, no âmbito econômico e no âmbito político, pelo livre pensamento intelectual na liberdade coletiva.
A ciência politica aponta, que dentre os conceitos de direita e esquerda, existe o centro, a visão centrista. O centrismo se baseia dentre os conceitos de direita e esquerda no espectro politico. Os adeptos do centrismo, não são capitalistas extremados e nem totalmente socialistas. Os centristas são conhecidos por defenderem a economia de mercado, mas sem esquecer do lado social. Os centristas são conhecidos por serem pessoas conciliadoras e tolerantes no espectro político. Os centristas, na sua essência, também têm características sociais democratas na sua forma de governo.
A centro direita, também conhecida como direita moderada, descreve visões políticas apoiadas nos conceitos da hierarquia social da direita, mas em tese, mais próxima ao centro no espectro político, no espectro político mais moderado do que em variantes radicais da extrema direita. O liberalismo econômico ou liberalismo econômico é uma ideologia baseada na organização da economia em linhas individualistas, rejeitando intervencionismo estatal, o que significa que o maior número possível de decisões econômicas são tomadas pelas empresas e indivíduos e não pelo Estado ou por organizações coletivas. O liberalismo econômico é a característica de uma direita moderada, a chamada centro direita. Segundo a literatura do meu livro Opinião Pública, do autor Walter Lippmann.
Sim leitor (a). Os prefeitos e governadores do centro, foram extremamente responsáveis com o combate  pandemia e a vacinação. Contudo, os prefeitos e governadores do centro, falharam miseravelmente em garantir a seguridade social nos seus estados e municípios.
O finado governador Mario Covas (PSDB), foi o único governador do Estado de São Paulo que garantiu integralmente a seguridade social no Estado.
O ex governador José Serra (PSDB), não investiu um único centavo na área social no Estado de São Paulo. O atual governador João Doria (PSDB), também jamais investiu um único centavo na área social no Estado durante a sua gestão no Governo do Estado de São Paulo.
Como prefeito de São Paulo, João Doria jamais investiu um único centavo na área social no município paulista. Nos seus respectivos estados e municípios, governadores e prefeitos de centro, não investem um único centavo na área social, nos seus respectivos Estados e Municípios.
Mas, entretanto, a fome é uma realidade concreta no Brasil no período pós pandemia. Contudo, não se vê uma única alternativa dos partidos de centro, aonde se vise socorrer os brasileiros que estão abaixo da linha da pobreza no país.
Se os partidos de centro não apresentarem soluções concretas para o combate a fome no Brasil, terão sérias dificuldades em conseguir atrair o votos dos professores, por exemplo.
Nas entrevistas para os veículos da grande imprensa, eu não vejo nenhum politico do centro apresentar alternativas concretas para o combate a fome no país.
Caso os partidos de centro não apresentem soluções para o combate a fome no país, não irão  quebrar a polarização política no país. Os partidos do centro somente se viabilizarão como terceira via, se apresentarem soluções práticas para o combate a fome e a extrema pobreza no país.
Os partidos de centro, foram extremamente responsáveis nas politicas de enfrentamento a pandemia do novo corona vírus, isso é indiscutível. Mas, entretanto, também é indiscutível o completo descaso dos partidos de centro com a questão social no Brasil.
O completo descaso com a questão social, faz com que os partidos de centro não alcancem os professores no campo eleitoral, por exemplo. Os partidos de centro terão que se reinventar no atual contexto social no Brasil.

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site Meu Dicionário.





Nenhum comentário:

Postar um comentário