sábado, 16 de abril de 2022

Que prevaleça sempre a democracia.

 O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta sexta-feira (15) que o acordo entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o WhatsApp para combate à desinformação durante as eleições não "será cumprido".

"E já adianto que isso que o WhatsApp está fazendo no mundo todo, sem problema. Agora abrir uma excepcionalidade no Brasil isso é inadmissível e inaceitável. Não vai ser cumprido esse acordo que porventura eles realmente tenham feito com o Brasil com informações que eu tenho até esse momento", disse Bolsonaro durante motociata em São Paulo, em vídeo exibido pela Jovem Pan.

O acordo prevê que uma nova ferramenta do aplicativo, que permite grupos com milhares de pessoas, entrará em operação no País após o segundo turno das eleições - marcado para 30 de outubro.

A ferramenta foi lançada nesta quinta-feira (14) pelo Whatsapp, em estágio experimental, e permite agregar vários grupos com milhões de usuários.

Em virtude do acordo da plataforma com o TSE, no Brasil o recurso estará disponível somente depois das eleições. A informação é do Jornal Estado de São Paulo.








Á você que está me lendo eu digo : Á você que está me lendo eu digo : O Presidente da República é a autoridade máxima do Executivo de um Estado soberano cujo estatuto é uma república. Tal como os chefes de estado das monarquias, o presidente da república representa o Estado, mas os poderes específicos que detém e o modo como um cidadão se torna presidente variam bastante consoante o sistema institucional de cada país. Em grande parte dos países o Presidente da República usa uma faixa presidencial como distintivo do cargo.
Em algumas repúblicas, o presidente é o chefe do poder executivo, fazendo parte das suas competências a gestão do governo do país e, até certo ponto, a própria direção do rumo político da nação. Assim se organizam as democracias que seguem um sistema presidencialista, caso em que o presidente é, geralmente, eleito por sufrágio universal e direto, muito embora haja algumas exceções, sendo a mais relevante a dos Estados Unidos, república presidencialista em que o presidente é eleito por um colégio eleitoral, esse sim, eleito pelo povo. Mas, frequentemente, também nas repúblicas que vivem sob ditadura, o regime é presidencialista.
Presidente da República é o chefe de Estado e de governo da República Federativa do Brasil. O regime constitucional brasileiro optou pelo presidencialismo. O presidente da República escolhe livremente seus auxiliares diretos, os ministros de Estado, sem interferência do parlamento, que no caso brasileiro, é o Congresso Nacional. De acordo com as informações do meu livro sobre a Constituição Federal, do autor Guilherme Pena de Moraes.
A democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegiveis participam igualmente - diretamente ou através de representantes eleitos - na proposta, no desenvolvimento e na criação das leis, exercendo o poder de governabilidade através do sufrágio universal. A democracia abrange as condições socais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política. Também segundo o autor Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constituição Federal.
Caro (a) leitor (a). Independentemente do espectro político, a democracia deve ser sempre respeitada em uma eleição. Independentemente do espectro político, a eleição deve refletir o espirito democrático, que é a essência do estado democrático de direito em qualquer nação no mundo.
Uma eleição deve refletir a livre escolha da nação. Uma livre escolha que jamais deve ser manipulada por fake news e disparos em massa, como ocorreu em 2018.
Independentemente do espectro político, uma eleição deve ser a essência do exercício pleno da democracia participativa. que é essência do estado de direito em qualquer país minimamente civilizado no mundo.
Sendo assim. O Brasil deve fazer todo o esforço para que nunca mais uma eleição seja decidida por fake news e disparos em massa feitos por robôs.
Independentemente do espectro político, um governante deve ser eleito por livre escolha. Escolha que deve refletir um verdadeiro espirito democrático.

E assim caminha a humanidade. 

Imagem : Jornal Estado de São Paulo. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário