Capitalismo é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção e sua operação com fins lucrativos. As características centrais deste sistema incluem, além da propriedade privada, a acumulação de capital, o trabalho assalariado, a troca voluntária, um sistema de preços e mercados competitivos. Em uma economia de mercado, a tomada de decisão e o investimento são determinados pelos proprietários dos fatores de produção nos mercados financeiros e de capitais, enquanto os preços e a distribuição de bens são principalmente determinados pela concorrência no mercado.
Economistas, economistas políticos, sociólogos e historiadores adotaram diferentes perspectivas em suas análises do capitalismo e reconheceram várias formas dele na prática. Estas incluem o capitalismo de livre-mercado ou laissez-faire, capitalismo de bem-estar social e capitalismo de Estado.
Há duas classes sociais principais nesse sistema: os capitalistas (ou burgueses) e os proletários (ou trabalhadores). Os capitalistas são os donos dos meios de produção, eles empregam os trabalhadores e a eles pagam salários. Os proletários, por sua vez, oferecem sua mão-de-obra para realizar determinado trabalho em troca de uma remuneração. Podemos dizer que o capitalismo é o oposto do socialismo, pois este defende a propriedade social dos meios de produção – não a propriedade privada.
Neste 01 de Maio, se comemora o dia do trabalho. Neste dia do trabalho, é dia de se lembrar, que somos nós trabalhadores, com nossa força de trabalho, quem geramos as riquezas que alimentam as propriedades privadas dos donos do capital e da propriedade privada no capitalismo de mercado.
Neste dia do trabalho, é dia de se lembrar, que somos nós trabalhadores, que nos sujeitamos a trabalhar 44 horas semanais, para que os donos do capital e da propriedade privada, acumulem cada vez mais fortuna em uma economia de mercado.
Neste 01 de Maio, é dia se lembrar, que nós trabalhadores, temos os nossos direitos trabalhistas mais do que sagrados, na Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil. (CLT).
Neste 01 de Maio, é dia se lembrar dos trabalhadores com deficiência, que muitas vezes, não tem as mesmas perspectivas de mercado, mesmo quando os trabalhadores com deficiência cursam um ensino superior.
Um aumento real é um ganho de investimento financeiro que rende lucro após a variação da inflação ser subtraída. Esse é o valor garantirá o aumento de um salário e de um investimento ao longo do tempo.
Ou seja : Um ganho real de salário mínimo, é quando a rentabilidade contábil está relacionado aos efeitos da inflação no período vigente. O ganho real de um salário ou investimento, é ganho obtido após ser descontada a inflação vigente naquele determinado período.
Ou seja. Neste dia do trabalho, é dia de nós trabalhadores, lutarmos contra qualquer reforma trabalhista, que impeça que nós trabalhadores, tenhamos ou aumento real no salário mínimo.
Neste dia do trabalho, é dia de lembramos, que o direito de greve, está plenamente assegurados aos trabalhadores pela Constituição Federal de 1988 no Brasil.
Um feliz dia do trabalho, a todos os (as) trabalhadores (as).
Nenhum comentário:
Postar um comentário