quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Ao lado da democracia.

 O termo Estado (do latim status: modo de estar, situação, condição) data do século XIII e se refere a qualquer país soberano, com estrutura própria e politicamente organizado, bem como designa o conjunto das instituições que controlam e administram uma nação.Agrupamentos sucessivos e cada vez maiores de seres humanos se deram sob o domínio de um Estado, cujas bases foram determinadas na história mundial com a Paz de Vestfália, em 1648. A instituição estatal, que possui uma base de prescrições jurídicas e sociais a serem seguidas, evidencia-se como "casa-forte" das leis que devem regimentar e regulamentar a vida em sociedade.

Para Kant, o Estado tanto é designado por coisa pública (res publica), quando tem por liame o interesse que todos têm em viver no estado jurídico, como por potentia (poder), quando se pensa em relação com outros povos, ou por gens (nação), por causa da união que se pretende hereditária. Entende o Estado como comunidade, soberania e nação, se utilizadas categorias de hoje, dado que o Estado é ao mesmo tempo Estado-comunidade, ou república.

A democracia é um regime onde o poder emana da vontade popular. A democracia é um regime de governo, aonde todos os cidadãos, independentemente de raça, clero, classe social, tem igual direito a autodeterminação política, tendo os mesmos direitos na livre escolha dos seus respectivos governantes e representantes.

Um governo democrático, deve abranger todos os cidadãos em uma organização social e política, sindicatos, movimentos sociais, associações parlamentos etc.

Em uma democracia, todos nós temos o direito a livre escolha dos nossos governantes, mas assumindo suas respectivas consequências pr nossas escolhas. Eu mesmo leitor (a), sou um claro exemplo disso. 

Eu escolhi me habilitar em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM). Sim leitor (a). Por minha total escolha, sou habilitado em Jornalismo na Comunicação Social, pelas Faculdades Integradas Alcantara Machado (FIAAM FAAM).

Na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, a habilidade no show business (mundo do espetáculo), é algo que conta mais do que a habilitação acadêmica em Jornalismo na Comunicação Social.

Já que sendo deficiente, e não tendo este talento para o show business, eu poderia ter escolhido Psicologia, por exemplo. Por livre escolha, me habilitei em Jornalismo na Comunicação Social, e arco com a consequência de minha livre escolha, ao estar fora do mercado.

Não tendo a habilidade natural para o show business, e u poderia ter escolhido o curso de psicologia, por exemplo. Eu assumi os riscos, pela minha livre escolha em me habilitar em Jornalismo na Comunicação Social. 

Da mesma forma, a livre escolha dos nossos governantes, também nos obriga a arcar com as consequências, quaisquer que sejam tais consequências.

Confira a reportagem no blog da Jornalista Andréia Sadi, no portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2022/10/05/rodrigo-maia-pede-demissao-do-governo-de-sp-apos-rodrigo-garcia-anunciar-apoio-a-bolsonaro.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagem : Site UNALE.






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário