domingo, 9 de outubro de 2022

Oposição á qualquer tipo de guerra.

 Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo Estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas.

A geopolítica considera a relação entre os processos políticos e as características geográficas (como localização, território, posse de recursos naturais, contingente populacional e geológico) — como topografia natural e clima e também os estudos intercontinental avaliativo e interpretativo em relações com a ecologia (aspectos animais, vegetais e humanos), nas relações de poder internacionais entre os estados e entre estado e sociedade. 

A Diplomacia é um instrumento da política externa, para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes Estados, pelo emprego de intermediários, mutuamente reconhecidos pelas respectivas partes. Geralmente, é empreendida por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outras organizações. As relações diplomáticas são definidas no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961.De acordo com as explicações da Mestra, Jornalista e Doutora Almeida Lopes, quando eu estava no oitavo e último semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Conforme eu já havia postado sobre este tema leitor (a), sou um total opositor á qualquer tipo de guerra. As divergências entre os países no mundo, devem ser resolvidas unicamente no campo diplomático, e nunca divergências entre países no mundo, devem ser resolvidas através de guerras.

Qualquer guerra no mundo, independentemente da razão, envolve a geopolítica em disputas de hierarquia e poder. Em qualquer guerra no mundo, são os civís inocentes, que acabam pagando o maior preço, tendo as suas vidas totalmente destruídas.

Conforme eu já havia comentado sobre este tema em outra postagem leitor (a). Sou um completo opositor á qualquer tipo de guerra. Guerras envolvem disputas por poder. Disputas por poder que cobram um altíssimo preço de vidas inocentes.

A Diplomacia é um instrumento da política externa, para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes Estados, pelo emprego de intermediários, mutuamente reconhecidos pelas respectivas partes. Geralmente, é empreendida por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outras organizações. As relações diplomáticas são definidas no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961.

Convém distinguir entre diplomacia e política externa — a primeira é uma dimensão da segunda. A política externa é definida em última análise pela Chefia de Governo de um país ou pela alta autoridade política de um sujeito de direito internacional; já a diplomacia pode ser entendida como uma ferramenta dedicada a planejar e executar a política externa, por meio da atuação de diplomatas. De acordo com as explicações da Mestra, Jornalista e Doutora Almeida Lopes, quando eu estava no oitavo e último semestre da habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Questões entre países, devem ser resolvidos dentro das questões diplomáticas. Sem qualquer tipo de conflito armado. 

Confira a reportagem do Portal G1 da Rede Globo.https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2022/10/09/tenente-brasileiro-conta-como-foi-lutar-na-ucrania-nao-tinha-uma-noite-que-eu-ia-deitar-sem-medo.ghtml

E assim caminha a humanidade.

Imagens : Portal G1 da Rede Globo. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário