quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A necessária governabilidade no Brasil.

 Governabilidade é o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder de governar. Compreende a forma de governo, o sistema de governo, as relações entre os poderes, o sistema partidário e o equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação. É a capacidade política de decidir, possibilitando a realização de políticas públicas.[1] Assim, governabilidade também diz respeito à eficiência do governo de implementar suas políticas através de articulação entre partidos que formam maioria na base aliada. Envolve o atendimento ou troca de interesses políticos, de forma que o Executivo consiga apoio parlamentar na aprovação de projetos legislativos, dando em contraprestação, nesse jogo de poder, ministérios e cargos para seus aliados.

Muitos autores apontam que haja, hoje em dia, a chamada crise de governabilidade. Segundo Samuel Huntington, essa crise se dá devido ao excesso de participação da sociedade democrática que desequilibra o sistema. Esse grande poder participativo dado pela democracia acaba por sobrecarregar o governo, fazendo com que haja uma deslegitimação da autoridade e um enfraquecimento das instituições. Segundo o mesmo autor, a saída dessa sobrecarga de demandas é o reforço e a criação de instituições, que possam recuperar a autoridade governamental. Segundo minhas leituras na biblioteca das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), precisa investir na área social. A má gestão da pandemia do novo corona vírus na gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL), trouxe o Brasil de volta ao mapa da fome.

Será preciso garantir um auxílio que possibilite a sobrevivência de brasileiros que estão famintos no país. Aprovar uma PEC (Proposta de Emenda a Constituição), exige a construção de uma governabilidade, na Câmara e no Senado.

O presidente eleito, também precisa garantir um aumento real no salário-mínimo, algo necessário ao poder de compra perdido pelo proletariado brasileiro nos últimos anos.

Construir a governabilidade, na Câmara e no Senado, é absolutamente fundamental. Ao que tudo indica, o pragmatismo de Lula, aponta exatamente nas putas mais urgentes no Congresso Nacional.


 E assim caminha a humanidade.

Imagem: Jornal BBC


Nenhum comentário:

Postar um comentário