Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal. Ela abrange as condições sociais, econômicas e culturais que permitem o exercício livre e igual da autodeterminação política.
Liberdade política (também conhecida como autonomia política ou ação política) é um conceito central na história ocidental e do pensamento político e uma das características mais importantes (reais ou ideais) das sociedades democráticas. Ela foi descrita como uma relação livre de opressão ou coerção; a ausência de condições incapacitantes para o indivíduo e para o cumprimento de condições propícias;[4] ou a ausência de condições vividas de compulsão, por exemplo, compulsão econômica, em uma sociedade.Embora a liberdade política seja muitas vezes interpretada negativamente, como a liberdade de restrições externas irracionais sobre a ação, também pode se referir ao exercício positivo de direitos, capacidades e possibilidades de ação, e o exercício de direitos sociais ou de grupos. O conceito também pode incluir a liberdade de restrições "internas" sobre a ação política ou da fala (por exemplo, conformidade social, de consistência, ou de comportamento "inautêntico"). O conceito de liberdade política está intimamente ligado com os conceitos de liberdades civis e direitos humanos, que em sociedades democráticas são normalmente oferecidas a proteção legal do Estado.
Governos ditatoriais. (Seja de direita ou esquerda), são um atraso civilizatório. A democracia é o melhor regime de governo. E exemplos, como o que temos na China, são fundamentais para protegeremos a democracia no Brasil.
Certo, que o presidente da China segue a ciencia e a medicina no combate a Covid 19. Contudo, a China tem um grave histórico de falta de liberdade civíl.
A censura, inclusive na internet, é usada rotineiramente para silenciar críticas ao Partido Comunista Chinês. O governo reprime manifestações de organizações e crenças que considera uma ameaça à "estabilidade social", como foi o caso do Protesto na Praça da Paz Celestial em 1989, bem como dos Protestos em Hong Kong em 2019–2020. Apesar disso, o governo tem tido pouco sucesso em controlar a informação.
A China executa mais pessoas do que qualquer outro país no mundo, respondendo por 72% do total mundial de execuções em, apesar de não ser o maior número per capita. O país também tem a segunda maior população carcerária do planeta (atrás apenas dos Estados Unidos), com 1 701 344 presos.
A democracia é sempre o melhor regime governamental em qualquer civilização moderna.
Confira agora a reportagem da CNN Brasil .https://www.cnnbrasil.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário