sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Herança do bolsonarismo.

 O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita[nota  que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente. A crise do petismo durante o governo Dilma Rousseff, precipitada e acelerada pela crise político-econômica de 2014, fortaleceu a ideologia bolsonarista e a nova direita brasileira, que se inserem no contexto da ascensão do populismo da Nova Direita em nível internacional.

O bolsonarismo foi a ideologia predominante do governo Bolsonaro e é associado à retórica de defesa da família, do patriotismo, do conservadorismo, do autoritarismo, de elementos neofascistas, do anticomunismo, do negacionismo científico, do porte de armas, da rejeição total aos direitos humanos e da aversão à esquerda política, bem como pelo culto à figura de Bolsonaro, frequentemente chamado de "mito". O escritor Olavo de Carvalho é frequentemente citado como tendo sido o guru da ideologia bolsonarista.

O bolsonarismo tem sido associado por estudiosos a elementos do neofascismo, da necropolítica, do antifeminismo[nota 2e do protestantismo, bem como à defesa da ditadura militar brasileira. Em um estudo que analisa a dimensão linguística da ideologia bolsonarista, Cris Guimarães Cirino da Silva diz que o "termo bolsonarismo tem sido amplamente utilizado para caracterizar práticas populistas que combinam ideias neoliberais e autoritárias embutidas nas falas do ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro e seus seguidores". De acordo com o site Poder 360.

O bolsonarismo, é uma extrema direita anti democrática. O bolsonarismo, matou 691 mil brasileiros durante a pandemia. O bolsonarismo, atentou contra as vidas humanas no Brasil, durante as fases mais agudas da pandemia.

Mas, entretanto, os partidos de centro e centro-direita tiveram muita  dificuldades em ser competitivos para as eleições presidenciais em 2022. O bolsonarismo foi um algo terrível no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus no país.

A ideologia perversa do presidente Jair Bolsonaro, levou o Brasil à trágica marca de 671 mil vidas perdidas para o novo coronavírus. Jair Bolsonaro não queria investir em uma campanha de vacinação, devido aos preços da vacina, Jair Bolsonaro desejava que os brasileiros fossem imunizados pelo contágio ao novo coronavírus, sem sequer se importar com o custo alto de vidas, ou com as graves sequelas causadas pelo novo coronavírus.

Os partidos de centro-direita, estão carregando o fardo da extrema direita de Jair Bolsonaro. Conforme eu disse em outras postagens. Há lugar para todos em uma democracia. Há lugar para progressistas, liberais e até conservadores.

Os partidos de centro-direita, acabam sendo associados a um bolsonarismo que causou a perda de tantas vidas na pandemia. As famílias de brasileiros e brasileiras, que estão de luto pelas mortes de entes queridos, acabam associando os partidos de centro e centro direita ao bolsonarismo.

As perdas de entes queridos nos cegam a capacidade de diferenciar certas coisas. Conforme eu disse no começo do texto, centro direita e bolsonarismo, são coisas completamente distintas.

As mortes de brasileiros provocadas pelo bolsonarismo , acaba provocando reações de repulsas a determinadas coisas. As vidas ceifadas pelo bolsonarismo, nos tira a venda dos olhos em diferenciar correntes políticas.

A centro-direita é completamente diferente do bolsonarismo. O mesmo raciocínio se aplica aos partidos de centro. Contudo, os liberais irão carregar o fardo das mortes causadas pela extrema direita do presidente Jair Bolsonaro.

Eu acho, por exemplo, que mesmo com presidentes de centro ou centro direita, não teríamos esse número tão trágico  de mortes no Brasil. 

Eu acho que mesmo com presidentes de centro ou centro direita, a vacinação no Brasil, teria começado no máximo, em Dezembro de 2020.

Assim como eu acho, que presidentes de centro ou centro direita, teriam protegido os indígenas e os mais vulneráveis, durante a pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Os liberais de centro e centro direita, carregam a herança extremamente pesada, que lhes foi deixada pela extrema direita do presidente Jair Bolsonaro.

Divergências de pensamento, são parte de qualquer jogo democrático. Contudo, os atentados do bolsonarismo contra a democracia, acabam  contaminado algumas coisas.

Que o verdadeiro sentido da democracia volte a vigorar no Brasil. Que o verdadeiro sentido democrático, venha a superar arroubos golpistas e autoritários.

E assim caminha a humanidade.

 
E assim caminha a humanidade.

Imagem . Jornal BBC 











Nenhum comentário:

Postar um comentário